terça-feira, 22 de setembro de 2015

I-INTRODUÇÃO

Lucas 24:1-35
(Lucas 24:13) - E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
(Lucas 24:14) - E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
(Lucas 24:15) - E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
(Lucas 24:16) - Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
(Lucas 24:17) - E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
(Lucas 24:18) - E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
(Lucas 24:19) - E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
(Lucas 24:20) - E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
(Lucas 24:21) - E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

Chegamos ao tempo logo posterior à crucificação de Jesus havia sido preso, crucificado, e como era o terceiro dia destes fatos, dois de seus discípulos saiam de Jerusalém e estavam se dirigindo ate uma aldeia que distava cerca de sessenta estádios ou 11 km de Jerusalém.
O texto cita o nome de um dos discípulos como sendo Cleópas

(Lucas 24:18) - E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?

Cleopas é o  marido de Maria a irmã da mãe de Jesus.

(João 19:25) - E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.

O outro nome não e citado, porém estudiosos apontam que este era afirmam ser o próprio Lucas e o motivo que não se menciona o nome, foi porque ele próprio descreveu o relato.
Num determinado momento  Jesus se aproxima deles e começa a interagir com eles na estrada, nesta conversa entendemos alguns dos objetivos de Jesus para aqueles homens e para nós hoje, que são muito fortes e importantes que eu queria compartilhar com você hoje.

2. HÁ MOMENTOS NA VIDA QUE A PRECIPITAÇÃO PODE NOS AFASTAR DE DEUS E A GENTE PODE ESTAR NÃO PERCEBENDO

Irmãos estes homens ao terceiro dia, se afastavam de Jerusalém, talvez pelo desapontamento com a morte de Jesus, ou pela tristeza pela morte de Jesus, ou ainda o sofrimento pela morte de Jesus.

Todos sentimentos importantes, e até justos, afinal foram três anos andando com Jesus, que agora tinha sido assassinado, imagina a dor a tristeza que seus amigos e discípulos estavam sentindo?

Porém não era hora de partir, era hora de esperar o cumprimento daquilo que Jesus tinha ensinado a Eles nestes três anos, veja o que diz Lucas 18:32-3

(Lucas 18:31) - E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;
(Lucas 18:32) - Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido;
(Lucas 18:33) - E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará.

Veja que Jesus diz aos seus discípulos tudo que iria acontecer, que ELE seria preso, morto, mas ao terceiro dia ressuscitaria.

Os discípulos com quem Jesus falava, não esperaram nem se completar o terceiro dia, e já se ausentavam de Jerusalém decepcionados, achando que tudo que Jesus disse tinha acabado

(Lucas 24:21) - E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

Irmãos a promessa tinha se cumprido, a Palavra tinha se cumprido, Jesus ressuscitou, venceu a morte, era aquele que vinha para trazer liberdade aos homens, mas os discípulos da estrada não viram, estavam indo para casa derrotados, porque se precipitaram e não esperaram o terceiro dia até seu fim, foram embora antes.

Irmãos quantos de nós temos nos precipitados em tantas situações e estamos deixando de viver as promessas de Deus por causa da nossa precipitação

Espere a promessa do SENHOR até o ultimo minuto, não se precipite meu irmão, as promessas de Deus não falham.

Você sabe o que ELE te prometeu? Então espere.

(Atos 19:36) - Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais precipitadamente;
(Provérbios 19:2) - Assim como nãé bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés.(peca quem é precipitado)

3.HÁ MOMENTOS QUE VOCE PENSA QUE ESTÁ SERVINDO A DEUS MAS NA REALIDADE VOCE ESTA SE AFASTANDO DE DEUS

(Lucas 24:14) - E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
(Lucas 24:15) - E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

Veja que os dois discípulos falavam das coisas de Deus,  falavam dos milagres de Deus, FALAVAM DE Cristo como profeta

(Lucas 24:18) - E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
(Lucas 24:19) - E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;

Estavam tratando de coisas espirituais, tratando de coisas da fé, quem olhasse poderia pensar: Veja ali dois homens comprometidos com Deus, tratando das coisas da fé, preocupados com o resultado dos acontecimentos, porém se você percebeu no texto, eles estavam se afastando de Jerusalém, do local da manifestação da promessa, do momento de estar junto na ressurreição para poder sair e pregar a Palavra com a visão daquilo que tinham visto se cumprir.

Eu quero te alertar para uma coisa, às vezes acontece conosco, estamos falando das coisas de Deus, com uma linguagem espiritual, estamos fazendo algumas coisas que podem ser boas, mas estamos nos afastando de Deus.

Eles estavam se guiando pelo intelecto, analisaram a situação com a perspectiva humana, e acharam que estava fazendo a coisa certa

Isto é muito comum entre nós, irmãos cuidado para não ter linguagem correta, mas análise e práticas que apesar de não serem ruins estão nos afastando de Deus.

Irmãos poderíamos dar muita explicações: obras achando que estamos agradando a Deus, e muitas outras coisas

Jesus deseja muito à pregação da Palavra, a manifestação do seu reino, a comunhão com a igreja, o trabalho coletivo, etc.

 4. A DEMORA EM SE ENTENDER O NOSSO PAPEL COMO CRISTÃOS E REPREENDIDA  POR JESUS

(Lucas 24:25) - E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

Irmãos o Senhor em determinado momento, chama a atenção destes discípulos de forma dura, chamando de néscios =  ignorante, estúpido, imagina isso.
Ele se revolta com a demora daqueles homens em entender a Palavra

(Lucas 24:25)... Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

Irmãos precisamos de nos dedicar em entender a Palavra, e coloca-la em prática, a demora em entender a Palavra e com isso nosso papel no reino de Deus, faz com que muitas vidas pereçam sem terem um encontro com Jesus, faz com que a Igreja se desvie de seu objetivo principal de pregar a palavra para cuidar de feridos, que já deveriam ser muito menos, e a Palavra diz que o SENHOR NÃO SE COMPRAZ, NAÕ SE ALEGRA COM A MORTE DO IMPIO.

Precisamos rapidamente entender, viver a Palavra de Deus.

(Hebreus 5:12) - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

5. UMA VIDA DE INCREDULIDADE A ÚNICA COISA QUE PRODUZ É TRISTEZA

(Lucas 24:17) - E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?

Irmãos veja que os discípulos não esperarão completar os três dias predito por Jesus para ressuscitar, não criam no que as mulheres que foram até o sepulcro disseram, que ele estava vazio, nem mesmo no que Pedro que foi até o sepulcro falou, que estava vazio mesmo, e foram embora, ou seja não criam, estavam incrédulos

(Lucas 24:21) - E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

Irmãos tem muita gente dentro da igreja, tomando esta posição,  escutam se emocionam, falam sobre a Palavra mas não acreditam que os milagres vão acontecer, que o sobrenatural vai acontecer, porque é Palavra de Deus e Deus diz de sua Palavra

(Isaías 55:11) - Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

A Palavra vai concretizar o que ela diz, aliada a nossa fé

Mas se você não crer, vai viver decepcionado, triste, muitos hoje dentro da igreja estão assim da mesma forma, vivem tristes, eu quero te dizer, que   salvo um tempo imediato em que somos confrontados por uma má notícia,  ou algo parecido,  a tristeza instalada é  falta de fé no SENHOR, na Palavra que o Senhor, que nos diz que :

Somos vencedores, abençoados, que arma nenhuma contra nós prosperará, que nada me faltará e nada me faltará

Portanto em vez de viver triste se refugie no Senhor ,  se alegre no Senhor.
Quem vive assim refugiado no SENHOR e na sua promessa: veem coisas maravilhosas: tumulo vazio, visões dos anjos,

Quantos de nós  já escutou falar de milagres,  mas quantos ainda preferem ainda achar que nãé verdade,  que nãé milagre, que comigo não acontece, etc.
Irmãos creia Jesus só fica e transforma vidas, quando as pessoas desejam firmemente a sua presença no meio delas

(Lucas 24:28) - E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
(Lucas 24:29) - E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.

Veja que Jesus ia seguir adiante porque aqueles discípulos haviam deixado JERUSALÉM,  demonstrando que não criam nas palavras de Jesus,  mas num determinado  então eles constrangeram Jesus a ficar com eles, e Jesus ficou, porque Jesus fica onde é recebido,  além de ficar suas palavras e suas orações mudaram a fé daqueles homens, que agora declaravam,  que Jesus havia ressuscitado mesmo

(Lucas 24:33) - E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,
(Lucas 24:34) - Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.

Veja que depois disso voltaram para Jerusalém, abandonaram a incredulidade, a desobediência,  o intelectualismo para viver uma vida de Fe

6. Conclusão

Irmãos aprendemos aqui hoje que:

A precipitação em tudo é um grande problema e na vida espiritual, faz com que eu não colha as bênçãos que deus tem separado para mim

Há momentos que pode parecer que eu estou servindo a Jesus mas estou me afastando dele e de sua vontade

Há demora em entender nosso papel no reino e colocar em pratica e repreendida por Jesus, temos que ser mais rápidos e dedicados

Uma vida de incredulidade me faz viver triste

0 comentários:

Postar um comentário