segunda-feira, 2 de novembro de 2015

INTRODUÇÃO
1 Reis 18:41-46
(I Reis 18:41) - Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
(I Reis 18:42) - E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
(I Reis 18:43) - E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
(I Reis 18:44) - E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
(I Reis 18:45) - E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
(I Reis 18:46) - E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.

Elias tinha acabado de derrotar os profetas De Baal, com seu sacrifício sendo aceito por Deus, faltava agora para que a manifestação de Deus fosse completa,  apenas que o Senhor enviasse a chuva sobre a nação,  porque há 3 anos não chovia e com escassez de água veio também a escassez de alimentos e uma fome sobre a terra.

Mas o senhor prometeu a Elias que enviaria chuva sobre a terra


(I Reis 18:1) - E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.

Deus o mandou confrontar os sacerdotes do Baal e a incredulidade do povo, para mostrar que somente Deus tem o controle sobre todas as coisas e quando acabou de derrotar os profetas de  Baal,  Elias teve algumas atitudes que nos chamam a atenção,  para que a benção volte a ser derramadas sobre  o nosso lar.

1.                CREIA EM TUDO O QUE O SENHOR PROMETEU E VIVA DE ACORDO COM ESTA PROMESSA MESMO QUE VOCÊ NÃO ESTEJA VENDO NADA

Este é o principio espiritual da benção, viver pela fé, não se baseando pelo que se vê, sente, etc.

(Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Tem muita gente deixando de alcançar as coisas, pois está deixando se guiar pelo que vê, pelo que sente

 (Hebreus 11:2) - Porque por ela (a fé das coisas que não se veem) os antigos alcançaram testemunho.

Logo após derrotar os profetas de Baal, Elias disse ao rei Acabe para que ele fosse se abrigar, se preparar porque viria sobre aquele lugar uma tremenda chuva,  muito mais do que isso ele disse que já conseguia ouvir o ruído de chuva,  entenda bem uma coisa, o Senhor tinha prometido que enviaria chuva como já vimos em I REIS 18:1

E Elias mesmo sem ver, mesmo sem ouvir com os ouvidos naturais que todo mundo ouviria,  já ouvia  no mundo espiritual que a promessa estava se cumprindo.

O que Elias ouviu foi no mundo espiritual, antevendo aquilo que viria por terra,  haja vista que humanamente, Elias não via nem ouvia nada por um grande período de tempo, a ponto de mandar seu servo subir ao monte para avistar a chuva por sete vezes.

(I Reis 18:43) - E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.

Irmãos que nível e esse de fé,  que consegue ver e ouvir o mundo espiritual?
É a fé que acredita que Deus responde aqueles que o buscam e segundo a sua Palavra, e pratica isso

(Hebreus 11:6) - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:7) - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
(Hebreus 11:8) - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
(Hebreus 11:9) - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
(Hebreus 11:10) - Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
(Hebreus 11:11) - Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.

E esse tipo de fé que o Senhor quer ver de sua igreja, não apenas que jubilar,  se alegra, pelo que foi concretizado,  mas aquele que se alegra pelas promessas, sabendo que elas se concretizarão.

2. AS GRANDES PROMESSAS DE DEUS NÃO NOS ISENTAM DE CLAMAR PELA SUA CONCRETIZAÇÃO

1 Reis 18:42(I Reis 18:42) - E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.

Veja que enquanto Acabe subiu para comer e beber Elias subiu para clamar, suplicar, pela promessa da chuva.

Aí alguém pode perguntar,  mas não era promessa, porque clamar?
Primeiro porque está e a vontade do pai,  que quer ver seus servos exercendo sua fé,  clamando, suplicando.

(Lucas 11:8) - Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
(Lucas 11:9) - E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
(Lucas 11:10) - Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

A segunda porque o inimigo tenta bloquear a nossa benção,  então devemos nos manter fortes e firmes em oração, m para furar este bloqueio.

Lembra da oração de Daniel, a resposta saiu mas só chegou 21 dias depois, por causa do príncipe da Pérsia.

(Daniel 10:12) - Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
(Daniel 10:13) - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

3.GRANDE MOVER DE DEUS REQUER UM CLAMOR PROFUNDO, NÃO AQUELAS ORAÇÕES SUPERFICIAIS

Amados se queremos grande mover de Deus em nossa vida,  temos que nos aprofundar mais e mais na fé

Veja que Elias subiu para orar,  mas não foi qualquer tipo de oração,  a primeira coisa que ele fez foi:

(I Reis 18:42) - E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.

Mas que prostar Ele enfiou seu rosto entre os seus joelhos,  imagine a posição,  quase uma posição fetal,  ou de alguém que está sentindo dores,  que se encolhe, porque isso, porque era para gerar uma chuva na região que não chovia não chovia a anos, não é qualquer coisa.

Todo mover de Deus sempre despertará nas pessoas o desejo ardente pela Palavra de Deus, pela oração profunda  e por uma vida piedosa, foi o que Elias fez, ele poderia ter ficado ao lado do povo aproveitando a fama das maravilhas que fez, mas foi buscar a Deus em oração, não qualquer oração mais uma oração profunda.

4. NUNCA DESISTA DE UMA PROMESSA DE DEUS, MAS DE UMA PROMESSA DE DEUS.

Deus havia prometido chuva, mas foi Deus que prometeu, não foi um pensamento que apareceu na mente de Elias, Deus falou claramente, provou através do sustento, dos corvos, da viúva, que era ele mesmo falando, quando é assim as coisas acontecem.

O problema e que algumas vezes a gente tem tanta vontade de conseguir as coisas, de realizar as coisas, que qualquer coisa que acontece a gente não prova para ver se é de Deus mesmo, a gente vai embarcando para realizar aquilo que queremos. As vezes são coincidências, são posições e interpretações humanas, coisas do coração humano etc.

(Jeremias 23:16) - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.

Precisamos provar cada coisa diante de Deus para não sermos enganados
Tem que entrar no conselho do SENHOR PARA RECEBER DIRETO DELE a PALAVRA

(Jeremias 23:18) - Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?
(I João 4:1) - AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

As provas de Jesus são incontestáveis, não há como contestar

(Atos 1:3) - Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

Irmaos quando é de Deus a gente vê que não há confusão, não há contrariedade aos ensinamentos de Deus, e quando Deus diz acontece porque Deus não é homem para que minta ou não cumpra sua parte na aliança.

Elias sabia disso, Elias recebeu a Palavra do Senhor,   mas quando Elias mando seu servo ver se vinha chuva este desceu do momento é disse que não havia nada lá.

(I Reis 18:43) - E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.

Sabe qua, foi a reação de Elias?

Mandou seu servo voltar lá por sete vezes, sete e o número da perfeição de Deus Elias estava mostrando que não ia desistir,  pois cria na perfeição de Deus e seus atos
Se ainda não chegou continue clamando,  vai chegar

5. NÃO SE, PREOCUPE SE O QUE VOCÊ VÊ DE MOVER DE DEUS NÃO PARECE AQUILO QUE FOI PEDIDO

(I Reis 18:43) - E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.

A nuvem que o servo de Elias viu era muito pequena para molhar todo Israel,  porém Elias não se preocupou com o que viu, mas firmou-se na promessa, como seria feito era problema de Deus, com a certeza que vinha o que tinha sido prometido

(Josué 21:45) - Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o SENHOR falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.

(Hebreus 10:23) - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

(I Tessalonicenses 5:24) - Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

6. DEUS VAI TE CAPACITAR COM  PODER SOBRENATURAL PARA VOCÊ ULTRAPASSAR TEUS INIMIGOS

O grande problema para as nossas conquistas, para a nossa felicidade é que o inimigo viva em derredor querendo atrapalhar a nossa vida.

Porém não importa quanto Ele já tenha conseguido nos roubar, o SENHOR quer que você saiba, que NELE, conseguimos força para superar o inimigo, Deus nos capacita, capacita nossas fraquezas, para que a gente tenha vitória, veja o que diz

 (I Reis 18:46) - E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.

Veja que Deus capacitou Elias para que correndo a pé alcançasse o Rei Acabe, que enquanto Elias orava, tinha se aparelhado com os carros para ir embora

(I Reis 18:44) - E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
(I Reis 18:45) - E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.

Veja que Acabe saiu primeiro, saiu de carro, depois veio uma chuva forte,  e todo mundo sabe que na chuva forte com vento e praticamente impossível dar uma velocidade a corrida a pé,  mas Deus o capacitou e diz a Palavra que Elias

(I Reis 18:46) - E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.

Conclusao

Irmaos aprendemos hoje com Elias como ser sustentado por Deus, com as respostas que precisamos em nossas lutas e necessidades diárias

Creia sempre que o que prometeu vai cumprir, mesmo que você não veja nada, desde que seja promessa de Deus mesmo

As promessas de Deus não nos isentam da necessidade de orar e se consagrar
Grandes resultados necessitam de grandes consagrações (oração de Elias, suor de Sangue de Jesus)

Nunca desista de uma promessa de Deus

Não se preocupe se o mover de Deus que você observa, parece pequeno para o que você precisa, é suficiente creia.

Deus vai te capacitar com força para superar seus inimigos


0 comentários:

Postar um comentário