segunda-feira, 23 de novembro de 2015

I REIS 19:1_7
(I Reis 19:1) - E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
(I Reis 19:2) - Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
(I Reis 19:3) - O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
(I Reis 19:4) - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
(I Reis 19:5) - E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
(I Reis 19:6) - E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
(I Reis 19:7) - E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

Logo Depois de derrotar os profetas de Baal, a rainha Jezabel furiosa com Elias por ter destruído seus profetas pagãos,  mandou a ele um mensageiro para o ameaçar de morte o profeta, este texto que lemos como introdução  retrata o que aconteceu com Elias, mas serve como exemplo do que acontece na caminhada da vida, com cada cristão.

Serve ainda para nos alertar a não cair nos ardis do diabo como Elias momentaneamente caiu vamos ver as revelações que o SENHOR tem para cada um de nós hoje..

1.IRMAO ENTENDA UM DOS PRINCIPAIS ARDIS DO DIABO: SEMPRE  QUE VOCÊ TIVER UMA VITÓRIA NA FÉ, SEMPRE QUE VOCE OBTIVER UMA BENÇÃO,   O INIMIGO VAI QUERER TE ATACAR E COM FORÇA

(I Reis 18:25) - E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.

Veja que Elias tinha tanta convicção de seu papel como servo de Deus, que ao enfrentar os profetas de Baal deu prioridade a Eles para invocar seus deuses,  esperou bastante tempo para que pudesse vir uma resposta,  pois sabia que só há um verdadeiro Deus  a quem ele servia
Sua certeza era tão grande que ao ver que nada que aqueles profetas faziam tinha resultado começou a zombar deles

(I Reis 18:27) - E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

O resultado foi que ele sozinho,  com apenas uma oracao,  de imediato viu Deus se manifestar, o povo se arrepender e ele destruir aquelas profetas,  450 profetas de Baal e 400 de Asera,

(I Reis 18:27) - E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

Porém veja que interessante , não se passou nenhum um dia, e o inimigo já se levanta contra Elias, ameaçando o de morte, um mensageiro do mal vai até ele dizer que em 24 horas ele seria morto, como ele  fizera aqueles profetas,  uma ameaça contra sua vida.

Irmão o diabo é o pai da mentira, é o enganador, e mesmo sabendo que é derrotado,  cada vez que vem uma derrota ele se volta a atacar aquele que é o vencedor,  para intimidar, para por medo, nos precisamos estar atentos para o isso de modo a não ficar perplexo ou desanimado.

Mas porque isto acontece?

Primeiro porque depois de grandes  vitórias nos sentimos muito fortalecidos, e achamos que estamos totalmente preparados para o que der e vier.E acabamos mais deleitados com a vitória, do que se preparando para as futuras lutas

Quando na realidade deveríamos cada vez mais entender e focar na dependência do Senhor,  na busca de mais unção do Espírito e jamais diminuir a nossa dependência de Deus.

Por isso o alerta em I Corintios 10:12

(I Corintios 10:12) - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Não podemos amolecer,  nenhum só minuto, na nossa luta

(Lucas 21:36) - Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

Principalmente se você está em luta ainda, pois o SENHOR fará justiça sobre sua vida

(Hebreus 10:36) - Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
(Hebreus 10:37) - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
 (Lucas 18:7) - E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

2. APRENDEMOS AQUI QUE A FÉ DE ONTEM NÃO SERVE PARA O DIA DE HOJE, A CADA DIA ESTOU ME PREPARANDO PARA ENFRENTAR AS GUERRAS DAQUELE DIA

(I Reis 19:3) - O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

Veja que depois de uma grande vitória,  de uma demonstração de uma fé gigantesca, passou apenas um dia para Elias cair no medo, na depressao e na fuga.

Veja que a força, a unção do dia anterior não foram suficientes para sustentar a Elias no dia seguinte.
Precisamos do continuo alimento de Deus para poder enfrentar as lutas do dia a dia

Da mesma maneira que precisamos do alimento diário para manter a saúde de nosso corpo físico,  precisamos da renovação da unção diariamente para poder sarar aptos a batalha de cada dia.
Um bom exemplo disso está em Levítico 6:12

(Levítico 6:12) - O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.

Mostra que os sacerdotes tinham que tirar as cinzas e colocar lenha para que o fogo nunca se apagasse do altar.

Irmãos homens que fazem a diferença são aqueles que todo o dia se colocam em busca da unção, que alimentam o fogo todo o dia

Veja que mesmo que externamente tenhamos muito problemas temos que nos renovar espirtualmente rodo dia

 (II Corintios 4:16) - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
A bíblia exorta a estas renovação
(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
(Oséias 6:3) - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Quando nós buscamos a chuva do espirito diariamente Ele certamente produzirá maravilhas

Quando nos renovamos ELE nos salva

(Tito 3:5) - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

Quando nos renovamos ele nos dá a estratégia de vitória

(Lucas 12:12) - Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

3.NAO DEIXE QUE SEUS SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES GUIEM SUAS AÇÕES,  POIS ELES SÃO ENGANOSOS

II Reis 19:3) - O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

Veja que Elias por um determinado momento deixou de se guiar por Deus e começou a se guiar pela sua própria percepção da situação e não conseguiu enxergar a verdade das coisas.

Veja que Jezabel manda até Elias um mensageiro para avisá-lo que iria matá-lo, um tremendo engano, mentira, pois isto contrária tudo o que é tática de guerra que fala que o elemento  surpresa é fundamental para derrotar o inimigo,  ela pelo contrário avisa  ao profeta que dali 24 horas vai mata-lo , e o pior que o profeta acredita nisso.

Mas onde está o erro do profeta acreditar nesta Palavra?

Irmãos era uma guerra, ela estava furiosa com a derrota, ela era rainha, porque ela não enviou de cara soldados com ordem de matar o profeta?

Ela não fez isso  devido ao temor que seus soldados fossem mortos pelo poder de Deus que agia através de Elias, e com medo que  ela também morresse por ordem de Deus.

Irmãos o maligno não pode tocara vida de um homem de Deus

(I João 5:18) - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
(Salmos 91:5) - Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
(Salmos 91:6) - Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
(Salmos 91:7) - Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
(Salmos 91:8) - Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
(Salmos 91:9) - Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
(Salmos 91:10) - Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Irmãos Elias não se lembrava mais disso, não percebeu a mentira de Jezabel, Elias não se lembrou da grande vitória de ontem e o tamanho do Deus que ele servia, por isso seu temor era infundado,  mas ele o mantinha

Veja o que o SENHOR nos orienta

(Jeremias 17:9) - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
(Provérbios 3:5) - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 4:23) - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

4. APRENDA A ENXERGAR OS RESULTADOS DAS POSIÇÕES ERRADAS PARA PODER CORRIGIR

Diz a Palavra que ao perceber o perigo o profeta tomou algumas atitudes para não ser derrotado por estes perigos.

(I Reis 19:3) - O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

A primeira foi descrita foi fugir

Veja que ele não orou, não perguntou a Drus o que fazer, mas fugiu, fugir não é a melhor saída nunca, o problema permanece ali, o testemunho que damos e contraditório,  enfim e muito negativa está decisão.

A segunda foi deixou em Berseba seu moço e seguiu sozinho,  ou seja a atitude. a análise que ele fez da situação e como sair dela, o levava para o isolamento, e a Palavra de Deus nos orienta para não nos isolarmos

(Eclesiastes 4:9) - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
(Eclesiastes 4:12) - E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

A terceira coisa que o medo, as decisões pela nossa percepção nos afasta da vontade de Deus,  era para Elias ficar ali para fazer com que o povo que acabara de se restaurar com Deus cresscesse mas Ele Se afasta deles

A quarta coisa é que começamos a perder a percepção espirtual

(I Reis 19:4) - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
(I Reis 19:5) - E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
(I Reis 19:6) - E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
(I Reis 19:7) - E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

Veja que Deus provídencia um anjo para alimenta – ló,  ele sabe que é um anjo, que anjo só vem com autorização de Deus,

(Salmos 91:11) - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Mas ele nem da bola, come e volta a dormir, perdeu  a perçepcão do que espiritualmente está acontecendo ao nosso redor.

Conclusao

Irmãos Elias sofreu, Elias poderia ter sido definitivamente derrotado em sua vida, porque:
a)      Esqueceu que sempre depois de nossas vitórias, bênçãos o inimigo vem para querer retaliar a nossa vida
b)     Que a fé de ontem não serve para hoje, tenho que me preparar todo dia;
c)      Não posso me guiar por meus sentimentos e percepções, pois o coração é enganioso
d)          Eu preciso sondar a minha vida diariamente e verificar as posições que eu estou tomando e que me afastam de Deus para corrigir imediatamente


0 comentários:

Postar um comentário