segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016


I-INTRODUÇÃO

Mateus 16:6-12
(Mateus 16:6) - E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.
(Mateus 16:7) - E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
(Mateus 16:8) - E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?
(Mateus 16:9) - Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?
(Mateus 16:10) - Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes?
(Mateus 16:11) - Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?
(Mateus 16:12) - Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

Jesus havia pela segunda vez multiplicado os pães e peixes e  alimentado multidões, em seguida tinha enfrentado as armações dos fariseus e saduceus que o queriam pegar em algum erro para condena-lo publicamente e lhe pediam sinais, Jesus então se dirigia novamente para outro lado doMar da Galiléia .

O Mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades e Lago de Genezaré, é um extenso lago de água doce, o maior de Israel, com comprimento máximo de cerca de dezenove quilômetros e largura máxima de cerca de treze.

Ao seu redor estão as cidades de Tíberiades, Cafarnaum, Betsaida, Genesaré por isso Jesus ficava transitando de um lado para o outro deste mar, para evangelizar os moradores desta cidade.

Nesta passagem observamos alguns fatos interessantes:

1.            OS DISCÍPULOS AINDA ERAM TOTALMENTE DESLIGADOS DE SUAS RESPONSABILIDADES,

(Mateus 16:5) - E, passando seus discípulos para o outro lado, tinham-se esquecido de trazer pão.

Veja que eles tinham visto a necessidade de alimento para prover as pessoas que iam em busca de Jesus, por duas vezes Jesus pediu que os alimentasse, porém eles estavam desprevenidos para alimenta-los.

Mais uma vez eles iam em missão com Jesus  e diz a Palavra que novamente eles esqueceram de levar suprimentos.

Irmãos eles estavam lá para aprender, mas também para apoiar o ministério de Jesus, só que não prestavam atenção aos fatos, aos ensinos, a necessidade, ao compromisso que deveriam ter, andavam apenas seguindo.

Se a gente quer ver coisas grandiosas acontecendo, não podemos ser  expectadores, mas temos que ser protagonistas , nas coisas de Deus.

Prestar atenção aos ensinos, cumprir com nossas obrigações, andar atentos em todo tempo, irmãos estamos criando uma sociedade, uma família, uma igreja, muito avoada, sem responsabilidades.

Tanto que quando Jesus os advertiu sobre determinado assunto, eles pensaram imediatamente que haviam esquecido o pão.

A Palavra de Deus nos mostra que nosso trabalho não pode ser feito de qualquer maneira, muito menos fazer o trabalho do SENHOR relaxadamente.

(Jeremias 48:10) - Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosmente(relaxadamente); e maldito aquele que retém a sua espada do sangue.

Somos chamados a fazer tudo da melhor forma possível

(Eclesiastes 9:10) - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

2.            JESUS OS ORIENTA A TOMAR CUIDADO COM AS INFLUENCIAS DOS FARISEUS E SADUCEUS , AQUILO QUE ELES FALAVAM, PREGAVAM SOLICITAVAM

(Mateus 16:6) - E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.

Irmãos precisamos tomar cuidado com tudo que nos rodeia, precisamos nos manter firmes na Palavra de Deus, tomando cuidado com os enganos, com a liberalidade, com modismos, com tudo o que pode nos influenciar, com a  ideia de que devemos nos preocupar com as coisas grandes, que pequenos erros não tem importância.

Isso é um tremendo engano  porque os grandes pecados começaram com pequenos permissões que nos concedemos em nossas vidas.

Somos chamados a ser santos em tudo corpo, alma e espírito

  (I Tessalonicenses 5:23) - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

O alerta era para tomar cuidado com os fariseus e saduceus, que pareciam homens de fé, mas que tinham intenções erradas em seus corações.

A doutrina dos fariseus e saduceus  eram contrárias aos ensinamentos de Jesus.

Os saduceus eram muito mais políticos que religiosos, eram favorecidos pelo poder, o sumo sacerdote saia sempre dos saduceus, porém eram o segundo grupo de mais prestigio entre os judeus, pois o primeiro eram os fariseus.

Os saduceus não criam nas tradições orais, na ressurreição, para eles a alma perecia junto com o corpo, não acreditavam em um mundo espiritual, no qual Deus agia cuidando de seu povo.

Os fariseus eram um grupo mais ligado a multidão, sendo sustentados por estes, aceitavam a tradição oral ensinada por seus pais mesmo que não estivessem nos ensinamentos de Moisés com a mesma autoridade da Palavra escrita, acreditavam na imortalidade da alma, criam num mundo espiritual

O problema e que eles era dar muito valor as obras para a vida eterna, o que fazia com  que as praticas religiosas fossem muiro mais importantes e externas do que as motivações do coração e o excesso de peso que punham sobre as pessoas ensinavam coisas que eram contrárias a graça de Deus

Os fariseus pediam coisas com segundas intenções, aparentemente concede-las não teria problema algum, o que Jesus ensina que esta influencia vai causando problemas.
Irmão algumas coisas para você parecem sem problema, mas são a porta aberta para um afastamento, para a falta de santidade, de consagração e para o pecado, etc.

Cuidado.

(Colossenses 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

(II Pedro 2:1) - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Como escapar disso, conferindo tudo com a palavra do SENHOR, seja um Bereano

(Atos 17:11) - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

3, JESUS REPREENDE A CARENCIA DE CONHECIMENTO ESPIRITUAL E DAS ESCRITURAS

(Mateus 16:7) - E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
(Mateus 16:8) - E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?

Jesus os repreende porque eles pensavam apenas no pão material, porém Jesus os estava ensinando sobre a influencia dos ensinos da doutrina dos fariseus.

Veja que ele diz que já era tempo deles compreenderam a vida pela lado espiritual, de viver e conhecer a Palavra

(Mateus 16:9) - Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?

Irmãos o que Jesus esta alertando é para o tempo da igreja, o tempo do crescimento em tudo, fomos chamados a crescer no conhecimento e na graça de Deus, há um inicio, mas depois temos que crescer na Palavra, na visão espiritual, não podemos ficar marcando passo, perdendo tempo, porque há uma batalha contra o mal sendo travada.

(Hebreus 5:11) - Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
(Hebreus 5:12) - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
(Hebreus 5:13) - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
(Hebreus 5:14) - Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

4, JESUS MOSTRA QUE A FÉ EM CRISTO É A UNICA COISA NECESSÁRIA PARA VENCER AS IMPOSSIBILIDADES

(Mateus 16:8) - E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?

Veja que Jesus revela que pela fé, que pelo poder de Deus ele alimentou maravilhosamente as pessoas nas duas vezes em que se faltou comida, que não era essa a preocupação com pão natural.

O SENHOR mostrava que se fosse necessário pela fé o SENHOR proveria alimento, vitória, bênçãos o que fosse necessário

(Mateus 16:11) - Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?

Em Jesus nunca teremos falta de coisa alguma

(Isaías 58:11) -  E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

5. JESUS MOSTRA QUE É PRECISO AS VEZES NOS DAR UMA CHACOALHADA, EXORTADA PARA QUE A GENTE COMPREENDA

Hoje a sociedade, a família e a igreja estão se tornando um lugar que não pode mais se falar o que se precisa, porque as pessoas ficam magoadas, se afastam , mas Jesus não era assim, quando necessário dava uma chacoalhada na igreja.

(Mateus 16:8) - E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?

Veja que Jesus os chamou de homens de pequena fé,  

Mas não para por aí continua chacoalhando chamando-os de sem entendimento

(Mateus 16:11) - Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?

Para mostrar o quanto estavam desperdiçando tempo em coisas que não convém, em preocupações desnecessárias, em falta de estudo e consagração, para que eles entendessem

(Mateus 16:12) - Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

Irmãos é por isso que as vezes as Palavras são duras, batem forte no coração, mexem com nosso sentimento, para que a gente cresça, comprenda as coisas espirituais e vença

Conclusão

Aprendemos aqui algumas coisas importantes:

Temos que fazer a nossa parte com zelo, com compromisso;

Temos que ter cuidado com a influência sobre nossa vida;

Temos que investir tempo no crescimento do conhecimento da Palavra;

Entender que a fé em Cristo Jesus é sufciente para enfrentar e vencer as adversidades;

Entender que de vez em quando o SENHOR precisa chacoalhar a nossa vida para nos trazer ao centro de sua vontade



0 comentários:

Postar um comentário