quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016


Atos 16:16-18
(Atos 16:16) - E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
(Atos 16:17) - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam um caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
(Atos 16:18) - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

O texto que lemos nos mostra claramente a diferença de um crente que ora dos demais crentes.

A gente vê que Paulo entendia que a oração era fundamental, e tinha uma vida de oração particular e uma vida de oração coletiva.

Ou seja, ia para os momentos de oração no templo, com seus irmãos, não orava apenas em casa, sozinho de forma individualista.

Paulo era um homem de oração e suas orações não contavam apenas com suas próprias necessidades

(Efésios 1:16) - Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:

ROMANOS 1:9"Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós" Rm 1.9

(Romanos 15:30) - E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

2 Corintios 11:28 "Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas."

Filipenses 1:3-4 "Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, 4fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações,"

Quando a gente a devida prioridade a oração, algumas coisas começam a acontecer em nossa vida, e é sobre isso que eu queria falar e meditar com você nesta noite, sobre:

 AS COISAS IMPORTANTES QUE ACONTECEM ATRAVÉS DA VIDA DE UMA VIDA ORAÇÃO.

Uma vida de oração gera acima de tudo mais sensibilidade à voz de Deus, ao nosso papel aqui na terra, e o seu poder

Quando ouvimos a voz de Deus, estamos ouvindo a maior arma do mundo, e isso faz : você vai mudar a sua vida, mudar as circunstancias, mudar a vida de todas as pessoas que estiverem caminhando com você. Salmos 29

Você talvez não seja nada, mas o que o diferencia, é porque você ouve a voz de Deus!!!

Uma vida de oração gera Unção do Espírito Santo

(Atos 2:1) - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
(Atos 2:2) - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
(Atos 2:3) - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
(Atos 2:4) - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Esta unção vem através de oração

(Lucas 11:13) - Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Paulo era um homem de oração, e com isso era um homem também cheio do Espírito Santo, a unção de Deus estava sobre ELE.

Paulo era um homem culto, de uma boa família de posses, tanto que pode ficar estudando aos pés do maior mestre de todos os tempos chamado Gamaliel, mas mesmo assim ELE entendeu que não poderia fazer a obra de Deus, sem estar cheio de unção e foi o que ELE buscou.

Quando era judeu era um homem de seguir as escrituras, sério comprometido e de oração naquilo que havia aprendido

(Filipenses 3:4) - Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
(Filipenses 3:5) - Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
(Filipenses 3:6) - Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.

Tanto que depois do encontro com Jesus na estrada de Damasco onde coisas maravilhosas lhes foram reveladas, ele passou alguns dias em jejum e oração,

(Atos 9:9) - E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

Quando Barnabé levantado por Jesus para ir até Paulo orar por ele, faz uma declaração interessante,

(Atos 9:17) - E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

Na primeira oração como servo de Jesus ele foi cheio do Espírito Santo.
E o que isso gerou na vida de Paulo?

1.    QUANDO VOCÊ É UM CRENTE CHEIO DO ESPIRITO SANTO VOCÊ DESESTABILIZA , INCOMODA O INFERNO

(Atos 16:16) - E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Veja que Paulo estava na cidade de Felipos pregando a Palavra, salvando vidas, edificando vidas em suas ministrasses na sinagoga, sem jamais descuidar de sua unção, ia Paulo a oração, quando uma mulher possessa sai ao encontro de Paulo e começou a seguir a Paulo.
O objetivo era com certeza minar o trabalho de Paulo, de perturbar a forma como se desenvolveria o ministério de Paulo naquela cidade.

Por quê ?

Porque até os demônios sabem que crentes cheios do Espírito Santo, vem para trazer libertação, esclarecimento, salvação e que nem todas as forças do inferno podem parar estas pessoas e o resultado desta obra.

Não se espante quando você é alvo de perturbação, de fofoca, de lutas, se sua vida esta nas mãos de Deus em obediência e consagração é o inferno querendo te perturbar.
Paulo estava incomodado com isso

(Atos 16:18) - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

Você é conhecido no inferno, você sabia?

Antes de achar que eu estou falando alguma heresia, vamos ler a Bíblia para esclarecer isso.

(Jó 1:8) - E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
(Jó 1:9) - Então respond6eu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
(Jó 1:10) - Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

Veja que o próprio satanás da testemunho de Jó, mostrando que sabia por que Jó era como era, esta é a prova que o diabo e o inferno, conhecem os crentes, e sabem que não da para encarar crentes cheios do Espírito Santo.

Que outra prova, na Palavra e quando os filhos de Ceva um dos principais dos sacerdotes, foram querer libertar servos endemoniados

(Atos 19:13) - E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
(Atos 19:14) - E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
(Atos 19:15) - Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
(Atos 19:16) - E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.

Irmão o inferno conhece cada um de nós, nosso comprometimento, nossa consagração, nossa fidelidade e quando encontra um homem cheio do Espírito Santo, estremece.

2.    AS LUTAS AUMENTAM QUANDO VOCE DECIDE ESTAR NESTE NIVEL DE ESPIRITUALIDADE, PORQUE ELES APESAR DE SABER QUE ESTÃO DERROTADOS INVESTEM PARA TE ATACAR

(Atos 16:17) - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
(Atos 16:18) - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

Veja que ao saber que Paulo estava na cidade, o reino do mal, começou a seguir a Paulo e veja a Palavra que seguiu-o por muitos dias.

Ou seja começou a fazer um falatório para desestabilizar o ministério de Paulo, pois todo mundo sabia que aquela mulher tinha um espírito de adivinhação, e segundo a própria palavra dava muito lucro aos seus senhores, aqueles que cuidavam da vida dela.

Ou seja se havia muito lucro, era porque ela era muito procurada, para dar conselhos, trazer revelações, que na realidade vinham do inferno, e as pessoas caiam neste engano, mas muitos a procuravam era famosa.

Só que entenda uma coisa, ela não agiu criticando a Paulo, amedrontando a Paulo, ela agiu declarando que eles eram servos do Deus altíssimo (era uma maneira comum entre os povos do oriente para designar o Deus de Israel) que eram homens tementes a Deus e comprometidos com sua Palavra, hoje muitos de nós fariam festa para este reconhecimento, muitos declarariam que até o inferno reconhece, mas cuidado, como um espírito maligno poderia dar um testemunho tão positivo de Deus e do trabalho missionário daqueles homens?

Era mais um dos artifícios do inimigo, do demônio, pois ele sabia que os judeus e cristãos nunca aprovaram em seu meio as feiticeiros, os mágicos, a magia o contato com os espíritos , e os judeus que estavam sendo evangelizados pelo grupo de Paulo, com certeza ao ouvir este espírito maligno falando iriam entender que Paulo tinha a mesma origem daquela adivinhadora não aceitariam a Palavra e os sinais.

Os gentios por sua vez iriam pensar se ambos veem da mesma fonte, para que aceitar a mensagem de Paulo, vamos ficar com a adivinhadora que já conhecemos.

Uma trama bem armada, é assim que acontece quando desejamos nos aperfeiçoar em Jesus, o inferno mesmo sabendo que vai perder trama contra nós.

(Isaías 54:17) - Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.

3.    COMO PAULO PERCEBEU ESTE ARDIL DO INIMIGO QUE TALVEZ PASSASSE DESPERCEBIDO PARA MUITOS, POR SER UM TESTEMUNHO VERDADEIRO

Irmãos Paulo era um homem cheio do Espírito Santo e a Palavra de Deus mostra que um homem cheio do Espírito Santo tem algumas capacitações importantes, a primeira e talvez a mais importante é o discernimento:

(I Corintios 2:14) - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
(I Corintios 2:15) - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Discernimento: Aptidão ou capacidade de entender certas circunstâncias; que consegue distinguir o certo do errado. Habilidade para compreender algo com sensatez e clareza.
Um homem cheio do Espírito santo de Deus, tem sabedoria do alto.
(II Crônicas 1:10) - Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
Provérbios 2:3-5
Paulo percebeu na forma, na Palavra, na perseverança, mas começou a prestar atenção naquilo que era proferido e imediatamente ao receber o primeiro elogio, não se empolgou com o elogio, com o reconhecimento, eles apresentavam uma mensagem com segunda intenção e também caramente errada nos dizeres daquele espírito maligno.

Você conseguiria perceber isso aqui, veja o que a Palavra daquela jovem dizia:

(Atos 16:17) - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam um caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

Simples o espírito maligno declarava que os apóstolos anunciavam “um caminho de salvação” não o único caminho, pelo qual Jesus se apresentou entre nós,

(Atos 16:17) - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam um caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

Uma maneira sutil de corromper o evangelho, mas um crente cheio do espírito não cai nestas sutilezas.

UM HOMEM CHEIO DO ESPIRITO NÃO SE EMPOLGA COM RECONHECIMENTO HUMANO ELOGIOS

4.    O ESPIRITO SANTO NOS DA NOÇAO EXATA DE TEMPO PARA AGIR, VEJA PAULO NÃO FOI PRECIPITADO ESPEROU MUITOS DIAS PARA AGIR
(Atos 16:18) - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
Eu não sei você, mas eu como homem natural quando sei de alguma pendência, algum problema, quero agir logo, para resolver as coisas, porém o espírito Santo nos ensina que não devemos ser assim, temos que analisar bem as situações, por todos os ângulos para depois tomar uma atitude.

Devemos buscar em Deus as estratégias corretas para ai sim tomarmos as decisões e atitudes

Conclusão

Irmãos entenda uma coisa para vencermos as batalhas da vida é preciso entender algumas coisas:
É fundamental uma vida de oração, constante, em sete dias você viver de orações pequenas, ou apenas em alguns dias, não gerarão em nós as vitórias que necessitamos, as grandes lutas são vencidas com fé, mas também com jejum e oração

Outra coisa que fica claro é que na caminhada para fazer as coisas que a Palavra nos ensina, a batalha se levanta, às vezes fica duríssima, gera perseguições, perturbações como aconteceu com Paulo, não se precipite em tomar atitudes, Paulo esperou muitos dias para confrontar a mulher que o perseguia.

Uma outra coisa muito importante é que ser homem de oração e cheio do Espírito nos dá sabedoria do alto, que desvenda mistérios despercebidos pelos homens naturais

Seja um homem e uma mulher de oração, seja cheio do espírito Santo de Deus e você vai discernir tudo e incomodar muito o diabo.

0 comentários:

Postar um comentário