terça-feira, 24 de maio de 2016



I -TEXTO BASE

I SAMUEL 3;1-9-1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.

2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver),

3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,

4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.

5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou.

6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te.

7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra do Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.

9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.

Estamos aqui no tempo em que Samuel, filho de Ana, tinha sido entregue conforme o voto que fizera sua mãe, para trabalhar para o SENHOR.
Ana era estéril, mas desejava muito ter um filho e quando estava na presença de Deus votou um voto, que se Deus lhe concedesse a maternidade, no tempo da criança desmamar ela o entregaria para que ele fosse educado no serviço do SENHOR.

I SAMUEL 1:11-11 e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.

Aconteceu que quando o menino chegou na idade de desmamar Ana entregou-o ao profeta Eli

I SAMUEL 1:24-25-24 Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.
25 Então degolaram o touro, e trouxeram o menino a Eli;

Irmão deixa eu ser profeta de Deus na sua vida opera te falar algumas verdades reveladas de Deus para você hoje.

2. QUE FORMA VOCE ESTA LEVANDO A SUA VIDA DE FÉ?
É PRECISO LEVAR A SERIO O QUE A GENTE TRATA COM DEUS

Amados os tratos, as alianças, os compromissos, os votos que assumimos com Deus é coisa séria, não podemos voltar atrás, não podemos toda hora ficar mudando aquilo que já estipulamos com Deus, pois isto se configura em infidelidade.

Voto, aliança, compromisso: É um acordo que você faz com Deus. Se for abençoado, com aquilo que deseja, retribuirá ao Senhor.

O voto é um meio pelo qual o crente pode obter as bênçãos de Deus. Assim como a oração, o jejum e o louvor nos traz as bênçãos do Senhor, o voto, de igual modo, faz com que o Senhor atenda a nossa causa.

O voto também pode ser feito sem que você esteja pedindo nada a Deus. Por exemplo, você pode fazer um voto ao Senhor dizendo que num determinando dia, ou período, você irá dar uma oferta na igreja, como gratidão por mais um ano de vida.

Muitos assumem compromisso, votos, alianças com Deus, numa hora de extrema necessidade, mas quando a necessidade foi resolvida, querem descumprir voltar atrás e isto é quebra de voto e aliança

QUEBRA DE VOTO É PECADO

DEUTERONIMIO 23:21 Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.

PENSE BEM ANTES DE FAZER, PARA DEPOIS NÃO SE ARREPENDER PORQUE NÃO HAVERA DESCULPA

ECLESIASTES 5:4-6 - 4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o.
5 Melhor é que não votes do que votares e não pagares.
6 Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas na presença do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?
SALMOS 15: 4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;

TRAZ DERROTAS O VOTO NÃO PAGO

DEUTERONOMIO 28:15,23- 15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
23 O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra que está debaixo de ti será de ferro.

Ceus de bronze são céus fechados sobre nós, SEM COMUNICAÇÃO COM Deus, 

JEREMIAS 11:3-4 - 3 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Maldito o homem que não ouvir as palavras deste pacto,
4 que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Ouvi a minha voz, e fazei conforme a tudo que vos mando; assim vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus;

Quando assumir um compromisso cumpra-o

ECLESIASTES 5:4-5 - 4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o.
5 Melhor é que não votes do que votares e não pagares.

Mas tem gente que fala, mas eu exagerei eu vou sofrer para cumprir,

 Irmão dá o teu jeito e cumpre, não é fácil para ninguém, não foi fácil para Ana, entregar seu filho ao sacerdote, quando ele tinha apenas 7 anos, mas ela entendia a benção que é se manter aliançado com Deus.

Tanto é benção que a mulher estéril deu a luz A MAIS três filhos e duas filhas,  

I SAMUEL 2:21-21 Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e teve três filhos e duas filhas. Entrementes, o menino Samuel crescia diante do Senhor.

3. SE VOCE QUER BENÇÃO EM SUA CASA INVISTA PARA QUE A TUA CASA SEJA COMO VOCE TEM PLANEJADO E PEDIDO A DEUS

Quando Ana votou seu voto, ela não queria apenas um filho, mas um filho que servisse ao SENHOR, ela então entregou seu filho ao sacerdote no período combinado, mas não parou por ai, além de orar todo dia para que aquilo se concretizasse, Ana agia para eu a sua visão fosse cumprida.

O texto de I SAMUEL 2:19 diz que anualmente Ana subia até a casa do sacerdote, com uma pequena túnica, que era a roupa usada embaixo do Éfode, roupa de profeta, de sacerdote.
Ana queria que ele fosse um servo de Deus e não mudava seu presente, trazia todo ano uma roupa sacerdotal, amado você tem que ter ações compatíveis com o que você quer ver acontecer, não pode mudar.

4. SE VOCE QUER CRESCER, PROSPERAR, IR ADIANTE PRECISA DEIXAR PARA TRAS O PASSADO

I Samuel 2:19-19 E sua mãe lhe fazia de ano em ano uma túnica pequena, e lha trazia quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual.

Veja que todo ano a mãe de Samuel lhe levava uma túnica nova, sabe porquê?

Porque as crianças crescem rapidamente, e as roupas de um ano não mais servem para o outro ano, o SENHOR quer nos revelar que se nós queremos ir adiante, se nós queremos atingir o objetivo aprovado, nós temos que deixar o passado para trás, precisamos mudar as ações do passado que não eram impróprias, não podemos viver remoendo a nossa vida pelo que já passou, estas coisas não servem mais opera hoje.

5. APENAS FREQUENTAR A IGREJA NÃO É SUFICIENTE, FREQUENTAR E TRABALHAR NA IGREJA NÃO É SUICIENTE PARA TER INTIMIDADE COM DEUS

I Samuel 3:1-1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.

Veja que Samuel ainda menino ministrava ao SENHOR, ou seja já exercia um trabalho espiritual junto com sacerdote;

I SAMUEL 2:18-18 Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.

Mostra que Samuel não apenas ministra como se vestia como sacerdote
Samuel tinha voto de sacerdote, chamado de sacerdote, porém o mais interessante disso é que Samuel não conhecia ao SENHOR

I Samuel 3:7-7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra do Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.

Veja que era um período obscuro da vida religiosa de Israel, bem como na casa do sacerdote onde seus filhos tinham uma conduta não tão exemplar 

I SAMUEL 2:23-23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios.

E o SENHOR não se manifestava

Isto significa que tem muita gente dentro da igreja do SENHOR, se vestindo com homem e mulher de Deus, trabalhando como homem e mulher de Deus, mas que não conhece ao SENHOR, está no intelectualismo, está no ritual, mas não tem experiências com o SENHOR.

6. O MENINO SERVIA A DEUS, APESAR DE AINDA NÃO CONHECE-LO NÃO POR OBRIGAÇÃO, PORQUE ELE QUERIA ALGO DIFERENTE PARA SUA VIDA

I SAMUEL 3:3-5-3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,
4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.
5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou.

O menino Samuel estava dormindo, quando de madrugada houve a voz de Deus chamando, como ele ainda não conhecia a Deus foi correndo até Eli e disse eis-me aqui, me chamou?
Eli diz que não havia chamado e o SENHOR VOLTA A CHAMAR Samuel v.6

E o SENHOR CHAMOU POR MAIS DUAS VEZES E ELE ATENDEU EM TODAS

Veja que o menino tinha acabado as tarefas do dia, estava dormindo, podia pensar que não era obrigado a atender a estes chamados mas em todas as vezes se prontificou a ir até o profeta.

7. O MENINO NÃO DESANIMAVA MESMO QUANDO DESCOBRIU OS MAUS COMPORTAMENTOS DOS FILHOS DE ELI

I Samuel 2:22-22 Eli era já muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres que ministravam à porta da tenda da revelação.

Veja que Samuel ouviu e com certeza deve ter visto odo o mau que os filhos de eli praticavam, e como eli era condescendente com Eles, mas Eli não deixou de se dedicar, não deixou de querer crescer na fé e no conhecimento 

Quantos hoje não se envolvem no trabalho, não crescem na fé como servos de Deus e a resposta é eu não concordo com isso, com aquilo, etc.

Ou mesmo porque estão desanimados com a fé de uma maneira geral.
Pelo fato de não se desanimar, não se deixar levar por estas coisas Samuel se tornou o maior homem de Deus em seu tempo.

Por tudo isso Samuel recebe a visitação de Deus, é o próprio Deus que vai até ele

I Samuel 3:10-10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
CONCLUSÃO:

QUE FORMA VOCE ESTA LEVANDO A SUA VIDA DE FÉ?
É PRECISO LEVAR A SERIO O QUE A GENTE TRATA COM DEUS
Irmãos aliança é um pacto, um contrato e o SENHOR faz a parte DELE, e você ta fazendo a sua?

SE VOCE QUER BENÇÃO EM SUA CASA INVISTA PARA QUE A TUA CASA SEJA COMO VOCE TEM PLANEJADO E PEDIDO A DEUS
O que você tem feito para que o que você planeja aconteça

SE VOCE QUER CRESCER, PROSPERAR, IR ADIANTE PRECISA DEIXAR PARA TRAS O PASSADO

As coisas do passado não servem mais para você, ficou pequeno,esqueça

APENAS FREQUENTAR A IGREJA NÃO É SUFICIENTE, FREQUENTAR E TRABALHAR NA IGREJA NÃO É SUICIENTE PARA TER INTIMIDADE COM DEUS

É preciso intimidade, experiência,envolvimento, para Deus se manifestar

O MENINO SERVIA A DEUS, APESAR DE AINDA NÃO CONHECE-LO NÃO POR OBRIGAÇÃO, PORQUE ELE QUERIA ALGO DIFERENTE PARA SUA VIDA

Não tava lá apenas para fazer seu horário comercial, servir algumas vezes

O MENINO NÃO DESANIMAVA MESMO QUANDO DESCOBRIU OS MAUS COMPORTAMENTOS DOS FILHOS DE ELI

0 comentários:

Postar um comentário