segunda-feira, 30 de maio de 2016





II REIS 1: 3-15
3 O anjo do Senhor, porém, disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samária, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?

4 Agora, pois, assim diz o Senhor: Da cama a que subiste não descerás, mas certamente morrerás. E Elias se foi.

5 Os mensageiros voltaram para Acazias, que lhes perguntou: Que há, que voltastes?

6 Responderam-lhe eles: Um homem subiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama a que subiste não descerás, mas certamente morrerás.

7 Pelo que ele lhes indagou: Qual era a aparência do homem que subiu ao vosso encontro e vos falou estas palavras?

8 Responderam-lhe eles: Era um homem vestido de pelos, e com os lombos cingidos dum cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.


O fogo do céu consome cem homens 

9 Então o rei lhe enviou um chefe de cinquenta, com os seus cinquenta. Este subiu a ter com Elias que estava sentado no cume do monte, e disse-lhe: ó homem de Deus, o rei diz: Desce.

10 Mas Elias respondeu ao chefe de cinquenta, dizendo-lhe: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

11 Tornou o rei a enviar-lhe outro chefe de cinquenta com os seus cinquenta. Este lhe falou, dizendo: ó homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.

12 Também a este respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

13 Ainda tornou o rei a enviar terceira vez um chefe de cinquenta com os seus cinquenta. E o terceiro chefe de cinquenta, subindo, veio e pôs-se de joelhos diante de Elias e suplicou-lhe, dizendo: ó homem de Deus, peço-te que seja preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos.

14 Eis que desceu fogo do céu, e consumiu aqueles dois primeiros chefes de cinquenta, com os seus cinquenta; agora, porém, seja preciosa aos teus olhos a minha vida.

15 Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este; não tenhas medo dele. Levantou-se, pois, e desceu com ele ao rei.

O texto nos leva até o tempo de Acazias, filho de Acabe, que reinava sobre Israel, era um rei assim como o seu pai, afastado da fé e das coisas de Deus, depois de dois anos de reinado, Acazias adoece em meio a uma guerra dos. Moabitas com Israel.
A enfermidade de Acazias, se dá em virtude de um ACIDENTE, o rei cai da janela.
II REIS 1: 2 Ora, Acazias caiu pela grade do seu quarto alto em Samária, e adoeceu; e enviou mensageiros, dizendo-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.
Naquele tempo era comum dependências da casa dos reis serem cercados POR RIPAS DE JUNCO, BAMBUS, e similares, para além da beleza permitir a entrada de uma brisa, funcionava como uma persiana, porém não era muito resistente.
O rei lá estava e ao se encostar nesta persiana ou grade caiu, e a queda lhe proporciona alguns danos graves, a ponto de ele pensar que ia morrer, diante disso ele queria consultar alguém para saber se isto lhe sucederia.
Acazias então com este intuito e com medo das lesões, manda seus soldados consultarem a Baal Zebube, que dentre os pagãos era conhecido como “o Deus das moscas”, venerado na região de Ecrom.
Os seus oficiais então seguem as ordens, só que no meio do caminho se levanta um mensageiro de Deus, um profeta, levantado por Deus em Israel chamado Elias, o Tisbita, e diz aqueles homens para retornarem ao rei com uma mensagem:
II REIS 1:3-4-3 O anjo do Senhor, porém, disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samária, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?

4 Agora, pois, assim diz o Senhor: Da cama a que subiste não descerás, mas certamente morrerás. E Elias se foi.
E baseado neste contexto eu quero meditar com você, sobre algumas coisas importantes:
II- O INIMIGO BATE EM RETIRADA QUANDO VE UM SERVO DE DEUS UNGIDO
II REIS 1:5-5 Os mensageiros voltaram para Acazias, que lhes perguntou: Que há, que voltastes?
Veja que o profeta para o exército de Acazias, os repreende, lhes dá uma ordem para que voltassem ao seu rei, sem eles terem, feito o que tinha que fazer, para lhes dar um recado do profeta.
E veja que eles obedeceram imediatamente, e a volta destes militares foi tão rápida que o rei pode perceber que eles não concluíram a missão que tinha sido dada, a ponto dele perguntar: “Que há, que voltastes”.
Sabe porque isso? Porque eles perceberam em Elias, uma autoridade muito maior que a do seu rei.
Irmãos o SENHOR quer que você entenda que há sobre você e eu uma autoridade derramada por ELE sobre nós que somos do SENHOR, que levamos a vida cristã a sério.
O que é autoridade?
Autoridade é poder delegado.
Sendo assim, autoridade espiritual é o poder nos dado pelo próprio Deus.
Em Lucas 10:19, Jesus diz: “Eis que vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano”.
Quando menciona “serpentes e escorpiões” ele fala de coisas que tem o poder de causar danos aos homens, espiritualmente Jesus está falando do poder do diabo (demônios, espíritos malignos e todas as suas hostes).
Precisamos tomar consciência de que temos autoridade sobre eles!
O valor da nossa autoridade repousa no poder de Deus.
Exemplo:
Os policiais que comandam o tráfego nas horas de maior movimento nas ruas, apenas erguem o braço e os carros param.
Estes homens não têm o poder físico para parar os veículos, mas não é de sua própria força que eles se utilizam para parar o tráfego, eles são fortes na autoridade que lhes é concedida pelo governo a que servem.
As pessoas reconhecem essa autoridade e param seus carros.
Bendito seja o Senhor, há uma autoridade que nos é delegada pelo Senhor Jesus!!
Quando os inimigos nos veem, veem esta autoridade DADA POR Jesus, ELES não veem o Sergio fraco, humano, cheio de falhas, Eles veem a Jesus que me investiu de poder, assim como o governo que investe os policiais.
Paulo em sua carta aos Efésios, diz para eles serem fortes no Senhor e na força de seu poder
(Ef.6:10). - 10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
O cristão que compreende de forma plena que o poder de Deus é a seu favor, pode exercitar sua autoridade e enfrentar o inimigo destemidamente.
Quando os soldados de Acazias viram a Elias, viram a Deus que estava sobre Ele, por isso não ousaram a desobedecer ao profeta, pelo contrário preferiram porém desobedeceram ao Rei.
Irmãos a autoridade espiritual está sobre sua vida, é importante você saber disso é exercitar esta autoridade, simplesmente porque vivemos numa guerra
Efésios 6:12-12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.
Entenda uma coisa os inimigos te olham ELES não te vem, mas veem a Jesus
O que pode causar problemas em nossa autoridade?
Em 1 Pedro 5.8 diz: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.
Ou seja, o diabo sempre está procurando brechas em nossas vidas para minar nossa autoridade sobre ele.
Por isso precisamos sempre estar em comunhão com Deus, numa vida de santidade, e dentro da Palavra.
Caso contrário as BRECHAS estão abertas.
ATOS 19:13-16 0- 13 Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, um dos principais sacerdotes.

15 respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?

16 Então o homem, no qual estava o espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois e prevaleceu contra eles, de modo que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
Veja que os filhos de Ceva são judeus ambulantes, sem vida, sem compromisso e foram tentar fazer o que Paulo fazia, mas foram humilhados pelo inimigo.
Diferente de Elias era um homem de Deus, que errava e acertava, que tinha seus momentos de fraquezas, a ponto de fugir para uma caverna, entrar em depressão
Saiba de uma coisa o problema não são os breves momentos de fraqueza, mas sim o deixar esta fraqueza se instalar, não confessar pecado, não converter aquele caminho mau.
Quando confessamos nossos pecados somos totalmente liberados por Deus
ISAÍAS (cap. 1)·18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.

Irmão exerce na caminhada diária da sua vida a autoridade espiritual sobre sua vida e os inimigos vão recuar como os soldados de Acazias;

III- A AUTORIDADE DO HOMEM DE DEUS, NÃO ESTÁ BASEADO NO SEU SATUS, NA FORMA COMO SE VESTE, NA POSIÇÃO SOCIAL OU ECLESIASTICA QUE A GENTE OCUPA, MAS PELA FORMA COMO SE PORTA, E COMO DEUS AGE ATRAVES DE SI
Acazias como qualquer pessoa que possui uma posição, um status, imediatamente quis Saber quem mandou um recado tão duro como aquele, quem impediu os soldados do rei de seguirem suas ordens.
Mas veja que interessante os soldados não sabiam quem ele era, ele não parecia uma autoridade, ele não parecia uma pessoa influente era até esquisito, eles informaram que era uma pessoa que se vestia de maneira estranha.
II REIS 1:7-8-7 Pelo que ele lhes indagou: Qual era a aparência do homem que subiu ao vosso encontro e vos falou estas palavras
8 Responderam-lhe eles: Era um homem vestido de pelos, e com os lombos cingidos dum cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
Sabe o que isto significa que Elias não era um homem muito conhecido, um homem que se vestia como quem tem autoridade, alguém simples.
O que as vezes a gente pensa é que: eu sou o menor da igreja, sou novo convertido, sou o mais fraco, irmão você tem maturidade instituída por Jesus, porque não é por seus méritos
Por outro lado tem gente querendo ser reconhecido pelos títulos que possui, pela mídia, pelas propagandas que faz, pelo tamanho do ministério, por ser conhecido na sociedade achando que assim terá mais capacidade de ação, bobagem A AUTORIDADE É DADA POR DEUS e não alcançada na força de nossas obras.
Elias era um cara estranho, que se vestia de forma estranha, sem luxo, sem marketing, mas quando ele falava a coisa acontecia, quando ele orava o céu respondia.
Veja que o rei imediatamente reconheceu que era Elias, pois já havia experimentado o poder de Deus nos confrontos entre Elias e seus pais.
IV-  O INIMIGO VAI TENTAR DIMINUIR SUA AUTORIDADE. NÃO SE SURPREENDA, APENAS EXERÇA SUA AUTORIDADE
Veja que quando o Rei soube que era Elias, e sabia de toda a sua vida de milagres, o correto era buscar em Elias e em Deus de Israel suas respostas, mas como não era temente a Deus mandou um pelotão para trazer a força a Elias.
O pelotão chegou lá, e orientado pelo rei foi duro ao se dirigir ao profeta, Como que para diminui-lo, para colocar em su lugar, já que era o rei que os havia enviado.
II REIS 1:9-9 Então o rei lhe enviou um chefe de cinquenta, com os seus cinquenta. Este subiu a ter com Elias que estava sentado no cume do monte, e disse-lhe: ó homem de Deus, o rei diz: Desce.
Veja que o capitão disse que o rei mandou que ele descesse.
Ou seja não havia opção, como se quisesse ver o poder de reação do profeta.
Elias fez o que sempre fez, pediu a Deus a resposta
II REIS 1:10-10 Mas Elias respondeu ao chefe de cinquenta, dizendo-lhe: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.
A resposta de Deus mostrou aqueles homens e o rei, quem realmente tinha autoridade, amado sua Palavra faz o céu agir.
V- O INIMIGO VAI INSISTIR EM SUAS AMEÇAS CONTRA A TUA VIDA, LEMBRE-SE ESTA SOBRE VOCE A AUTORIDADE
Mesmo depois da notícia que seus homens tinham sido consumidos por um fogo do céus, após a oração de Elias, o rei resolveu de novo investir contra a autoridade de Elias para diminui-lo e questiona-lo.
Interessante que dessa vez, foi mais arrogante e ousado, não só mandou o profeta descer, mas como o mandou descer imediatamente.
I REIS 1:11-11 Tornou o rei a enviar-lhe outro chefe de cinquenta com os seus cinquenta. Este lhe falou, dizendo: ó homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.
Elias na mesma posição de calma, usou a mesma resposta para aquele capitão, e a Palavra disse que o fogo caiu de novo e os consumiu
I REIS 1:12-12 Também a este respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.
Irmão não se abale quando o inimigo teima em retornar, mantenha-se firme na fé, que sobre você está a autoridade, não mude sua forma de agir, haja do mesmo jeito, porque do SENHOR é que vem a força, o poder e a estratégia.
VI- CUIDADO COM A FORMA COM QUE VOCE TRATA AS COISAS DE DEUS, MESMO QUE SEGUINDO ORDENS, A RESPONSABILIDADE É INDIVIDUAL
O primeiro capitão foi de maneira ostensiva e mandou que o profeta descesse, com certeza porque foi orientado pelo rei a agir assim.
O segundo foi ainda de forma mais radical e além de mandar o profeta descer, o mandou a fazer isso rápido, porque o rei deveria estar furioso com a atitude do profeta e ele foi e agiu como recebeu a ordem.
Mas veja a atitude do terceiro general.
II REIS 1:13-13 Ainda tornou o rei a enviar terceira vez um chefe de cinquenta com os seus cinquenta. E o terceiro chefe de cinquenta, subindo, veio e pôs-se de joelhos diante de Elias e suplicou-lhe, dizendo: ó homem de Deus, peço-te que seja preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos.
Veja que o terceiro capitão, deve ter escutado muitas e boas do rei, deve ter sido instruído para traze-lo de qualquer maneira a força, vivo ou morto, etc., tamanha era a raiva do rei, mas este capitão não foi pelas ordens recebidas, fez da maneira correta, se ajoelhou, suplicou que ele o atendesse, não pediu apenas por si mas por todos os seus soldados, reconhecendo o poder do profeta.
E o que aconteceu?
O SENHOR atendeu a forma como este servo fez
II REIS 1:15-15 Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este; não tenhas medo dele. Levantou-se, pois, e desceu com ele ao rei.
AMADOS QUANTAS VEZES AGUIMOS DE FORMA INCORRETA INFLUENCIADO POR OUTRAS PESSOAS?
Sejam familiares, noivos, esposos, chefes, tomamos atitudes que contrariam a Deus, achando que estamos justificados pois estamos seguindo ordens, influencias etc.
Porém o que vimos é que cada um de nós somos responsáveis pelos nossos atos.
ROMANOS 14:12-12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Conclusão
Irmãos você tem autoridade instituída por Jesus em sua vida;
O inimigo bate em retirada quando vê um crente exercendo sua autoridade, com fé;
A Autoridade não tem nada ver com status eclesiástico, tempo de igreja, etc, mas de fé é andar conforme a Palavra;
O inimigo vai tentar te 9ointimidar para que você não a use, mas não retroceda





0 comentários:

Postar um comentário