segunda-feira, 25 de julho de 2016

I INTRODUÇÃO

II REIS 4:1-7-1 Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.

2 Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

3 Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

4 Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

5 Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.

6 Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou.

7 Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.


Diz o texto que lemos que num determinado dia, compareceu à frente do profeta Eliseu uma mulher, que era esposa de um dos alunos da escola de profetas.

Ela foi até Eliseu, porque estava em um momento difícil, credores Das dividas de seu marido, tinham ido até ela para cobrar as dívidas não pagas. Como ela não tinha como pagar, os credores ameaçaram de levar seus filhos como escravos por um período de tempo necessário para pagar suas dívidas, o que era legalmente permitido na lei, por tempo determinado.

A mulher desesperada com a possibilidade de perder seus filhos, o que além da questão sentimental, incluía a questão financeira, pois os filhos ajudariam no sustento da viúva, recorre a Eliseu o profeta.

As ações que se seguem nos revelem preciosos ensinos.

II- SERVOS DE DEUS TAMBÉM ENFRENTAM MOMENTOS DE NECESSIDADE, NÃO SE ENGANE

II REIS 4:1-1 Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.

A mulher de um dos alunos da escola de profetas, foi até Eliseu avisa-lo do que estava passando. Percebe-se também pela forma como ela se dirige a Eliseu, e como demonstra o seu relacionamento com seu marido, nos leva a presumir que o marido desta mulher era conhecido de Eliseu.

Nos leva a entender também, que seu marido era um servo comprometido, porque a mulher tem coragem de ir a liderança espiritual de seu marido para pedir ajuda.

Este homem mesmo assim enfrentava grandes dificuldades financeiras, assim como em nossos dias há muitos servos de Deus em dificuldades, tão grandes como estas, não apenas financeiras, mas em todas as áreas da vida

Porém apesar de não sermos isentos destes momentos na vida, temos que entender que esta não é a vontade de Deus para nenhum de nós.

SALMOS 128: 1-6- 1 Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3 A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
5 De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,
6 e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.


JOÃO 10:10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


A gente percebe que não e a vontade de Deus que seus servos vivam dessa maneira, isso fica claro em 3 João 2


3 João 2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.

ENTÃO QUAL SERIA OS MOTIVOS QUE NOS FAZ ENFRENTAR ESSAS SITUAÇÕES ATÉ O PONTO MAIS CRITICO?

Com certeza muitos são os motivos:  como a batalha espiritual, a má administração de recursos, a falta de viver nos princípios bíblicos, a crise que atinge os países.

Mas o mais comum quando se faz uma análise cuidadosa dos fatos é espiritual, baseada em dois pontos: O inimigo que quer nos derrotar;

I PEDRO 5:8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

E a falta da aplicação na minha vida dos princípios espirituais.

Temos que admitir que quando analisamos os problemas, percebemos que boa parte do tempo não é o inimigo que nos rouba diretamente, mas de forma indireta ele nos induz a tomar atitudes que desviam a nossa vida dos princípios que o SENHOR espera que seu povo viva.

O que são princípios?

Princípio vem da palavra grega arkê que significa origem de tudo, aquilo de onde uma causa procede, ou seja:

Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pela qual uma sociedade civilizada deve se orientar.

DEUS estabeleceu princípios para cada um de nós vivermos, e estes princípios causam o que estamos vivendo hoje.

MATEUS 7: 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.

O Problema está em que muitas vezes não conhecemos, não vivemos, não obedecemos estes princípios em nossa vida, e o problema maior muitas vezes está aí.

MATEUS 7:26-27- Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Uma das maiores exigências na Palavra de Deus, depois de fé e arrependimento, é a obediência.

Quem obedece agrada a Deus e recebe a benção que espera, conforme está escrito em:

Atos 5:29: "Respondeu Pedro e os apóstolos: mais importa obedecer a Deus do que aos homens!"

I SAMUEL 15-22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros


Há desobediência aos princípios de Deus traz sua consequência,

PROVERBIOS 14:14-14 Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração, como também o homem bom se contentará dos seus.

Desobediência espiritual, uma vida de tristeza, de prisão, de agonia

Jonas ao ser chamado para pregar aos Ninivitas não atendeu ao chamado, fugiu, o resultado foi naufrágio,

Tem gente que desobedece a chamada de Deus, a direção de Deus, as ordens de Deus como Jonas, e tem colhido muitas lutas intermináveis.

Pois ainda não entendeu os princípios pelos quais Deus opera,

a)    SE QUEREMOS UMA VIDA DE PAZ DE BEM TEMOS QUE VIVER O PRINCÍPIO DE CARÁTER

Gênesis 1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.

Quando o Senhor Deus fez o homem, Ele implantou nesse homem o seu caráter para que ele pudesse em si mesmo demonstrar toda a GRANDEZA DE Deus através de seus atos.
           
Quando nós aceitamos a Jesus, nós recebemos o caráter de Cristo.

Temos que nos mover e expressar este princípio para ser abençoados, cristão com defeito de caráter, tem que mudar, senão a benção não vem. Temos que nos mover com: bondade, com santidade, com domínio próprio, com mansidão, com misericórdia, em amor.

b)   E QUEREMOS SER OBJETOS DO CUIDADO DE DEUS, TEMOS QUE NOS MOVER PELO PRINCIPIO DA MORDOMIA

GENESIS 2:15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.

Adão precisava guardar o jardim. Isso implicava administrar e gerenciar, FOI COLOCADO COMO MORDOMO.

O que é a MORDOMIA?

Nada mais é do que guardar, tomar conta, observar, administrar, ter zelo, cuidar com atenção, proteção.

É preciso que sejamos bons mordomos:

DA NOSSA VIDA, DO NOSSO TEMPO, do uso do tempo, enfim de todas as demais coisas que estão diante de nós para serem administradas. (Família, ministério, emprego, vida espiritual, enfim tudo)

Mordomia implica em cuidar com amor das coisas de Deus.
Mordomia implica administrar o que Deus me confiou

O mordomo cuida com zelo de tudo o que o seu dono possui: os bens, os dons, o ministério, etc.

Quantas de nós não tem deixado de cuidar com zelo, de tudo o que Deus nos confiou? Família, Emprego, Igreja, Ministério, etc.


c)      SE DESEJAMOS VENCER, SUPERAR DIFICULDADES, PRECISAMOS VENCER PELO PRINCIPIO DA SABERANIA DE DEUS

No dicionário da língua portuguesa, a palavra soberania está explicada como: ‘autoridade suprema que detém o poder sem restrições’.

Teologicamente, ‘soberania’ significa: controle e domínio absoluto de Deus sobre tudo e sobre todos. Assim, Deus é e está além e acima de toda força ou poder ou autoridade.

Isto significa entre outras coisas que Deus tem um plano para o mundo e para cada pessoa que vive nele

EFÉSIOS 1:9-11- 9 fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs

10 para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra,

11 nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade,

E o nosso papel e através de um relacionamento com ELE descobrir este plano em mim e vive-lo, sem ressalvas.

Se vivermos debaixo da soberania de Deus, com certeza prosperaremos.

MATEUS 6:33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Você sabe qual é o plano de Deus com você?
d)    SE QUERMOS ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS PRECISAMOS PRATICAR O PRINCÍPIO DO SEMEAR

 “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.             Gênesis 2:16-17

Este princípio fala de causa e efeito.

O que NÓS ESTAMOS COLHENDO É FRUTO do que eu semeei.

Além de ser uma lei Bíblica é uma lei extremamente testada.

Eva semeou desobediência e colheu exclusão do jardim, dores de parto, etc.

Abraão desobedeceu a Deus ao aceitar ter filho com a escrava, teve Ismael que se tornou o patriarca dos Árabes, e inimigos de Israel até hoje;

Moisés bateu duas vezes na rocha para retirar água, quando a ordem era falar, a consequência é que só vê a terra prometida e não entra.

Sansão um homem consagrado a Deus, como voto de Nazireu, não podia contar seus segredos nem se misturar com povos pagão, ele conta para Dalila e vive no meio dos Filisteus, resultado fica cego, escravo, perde sua força e morre.

Se formos bons alunos, bons mestres, bons pais, colheremos a semeadura de tudo que semeamos, de bom ou de ruim.

Se estamos plantando uma boa semente, podemos estar convictos de que teremos uma boa colheita. Uma semeadura de excelência demanda esforço.

Dentre destes princípios a gente vê alguns ligados a questão financeira: mordomia, semear e colher, planejar, mas mesmo assim esta é uma das maiores desobediências dentro da igreja moderna.

Converter o nosso bolso tem sido uma das maiores lutas da modernidade.

Pessoas que ainda não aprenderam esse princípio tão importante, para vencer as crises.

Se observa pessoas não dando dízimos, pessoas que entregam um dizimo mentiroso que nada tem a ver com quem ganha, e depois clamam a Deus para ser abençoados financeiramente.

Quanta gente sofrendo financeiramente, por não assumem a mordomia financeira em sua vida

PROVERBIOS 3:9-10- 9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;

10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.

Ai vem as pessoas e dizem, mas pastor é a crise econômica que nosso pais vive?

Não é não, é mais uma vez não se guiar por princípios, agora princípios econômicos;

Não viver de forma planejada
 
” (Lc 14:28)“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar

Usam o dinheiro se critério 

(Is 55:2) -“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho

Na questão financeira os dízimos e as ofertas são fundamentais para vencer a crise

MALAQUIAS 3:8-9 -  Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.

9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.

Quem não entrega oferta e não entrega o dizimo tem sobre si um céu fechado

DEUTERONOMIO 28: 23 O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra que está debaixo de ti será de ferro.

Neste texto o SENHOR DA UMA REPREENSÃO DOS DESOBEDIENTES NO INICIO DO CAPITULO, QUE TERMINA COM O CEU BROINZE e o CHÃO DE FERRO

Como não se permite fechar nenhum nem outro?

Malaquias 3:10-10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

A Palavra Deus mostra que Deus se move por princípios, e quem entende e se mantem fiel a ele é abençoado, porque não quebra sua aliança com Deus por nada, por nenhum prato de lentilhas como fez Caim.

Quanta gente sofrendo por não atentarem para os princípios estabelecidos por Deus.

Quantos sofrem na família, porque não tem a força espiritual, de confrontar sua família com os princípios bíblicos, preferem ficar como expectadores.

Quantas pessoas sofrendo espiritualmente pois não assumem a aliança com Deus, fazendo sua parte.

Esta mulher usou alguns dos princípios citados aqui: O princípio da soberania, foi buscar a Deus, praticou o princípio do caráter quando perguntada se tinha algo em casa não mentiu, usou o principio o semear quando perguntada se tinha alguma coisa em casa, mostrou que tinha um pouco de azeite. E o maior de todos os princípios o princípio da fé.

MATEUS 17:20 Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.

Por isso a benção


III- A NOSSA SITUAÇÃO COMEÇA A MUDAR, A SE RESOLVER QUANDO A GENTE NÃO ESCONDE NADA DO SENHOR

II REIS 4:2- 2 Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Veja que o profeta estava perguntando a Ela o que tens em casa, qualquer pessoa descompromissada com a Palavra de Deus diria, eu não tenho nada, mas não era verdade ela diz que tinha um pouco de azeite

Por causa desta decisão de não mais esconder as coisas de Deus, o profeta age em seu favor.

Não dá para servir a Deus escondendo de Deus as coisas, arrumando desculpas, culpando situações ou outras pessoas.

Amados existem pessoas que estão na obra do SENHOR, estão servindo ao SENHOR MAS ESTÃO ESCONDENDO ALGO.

Se a gente não for sincero diante de Deus, o SENHOR NÃO OPERARÁ em nossa vida aqui e coremos o risco de perder a salvação futura.

TIAGO 5: 12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação.

APOCALIPSE 3:16- 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.

OSÉIAS 10:1-2-1 Israel é vide frondosa que dá o seu fruto; conforme a abundância do seu fruto, assim multiplicou os altares; conforme a prosperidade da terra, assim fizeram belas colunas.
2 O seu coração está dividido, por isso serão culpados; ele derribará os altares deles, e lhes destruirá as colunas.

IV- ENQUANTO VOCE CRER E SE MOVER EM FÉ PARA RESOLVER A SITUAÇÃO DEUS VAI ENCHER 

II REIS 4;:3 - 3 Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

Veja que a mulher vivia uma vida de necessidade, com recursos escassos para manter a ela e seus filhos, de pagar suas dívidas, porém ela ao contrário de muitos não se conformava com esta situação. 

Ela queria uma saída, e veja que era também uma mulher espiritual, pois foi buscar a saída na casa do senhor, na Palavra do profeta.

Muitos estão na igreja, e quando estão vivendo uma tribulação, uma crise, não procuram a casa do SENHOR, a palavra do ´profeta, mas trocam por outras coisas: lazer, trabalho, esportes, trocam ´pelo isolamento e o que isso proporciona? O que isso resolve? 

Nada apenas ameniza por algumas horas o que se está passando.

Estão esquecendo de viver o princípio da soberania, do plantar e colher

Porque se troca a casa do SENHOR, A Palavra profética por estas coisas?

JEREMIAS 29:13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.

A solução está em buscar a Deus de todo coração

A palavra MOSTRA QUE ENQUANTO A GENTE CONTINUA EXERCENDO A NOSSA FÉ, O PODER DE DEUS NÃO PARA DE AGIR EM NOSSAS VIDAS.

Veja que enquanto havia vasilhas, o azeite não parava de jorrar.
O que acontece hoje é que experimentamos um pouco das maravilhas, do sobrenatural, do mover de Deus e paramos, amado enquanto você não parar você vai ver Deus operando em sua vida.

Conclusão

Eu sei que algumas vezes a nossa vida está diante dos princípios de fé e a gente tem dificuldades.

Outras vezes porém não estamos seguindo estes princípios, vivendo a realidade da aliança, por isso as coisas não vão bem.

Porém muito mais do que ir bem aqui neste tempo, eu tenho que viver os ´princípios de DEUS para viver um futuro na presença de Deus

0 comentários:

Postar um comentário