segunda-feira, 8 de agosto de 2016



 O encontra da mulher de Suném, com o profeta Eliseu, nos revela grandes atitudes que chamam a atenção de Deus e atraem as bençãos para nós.

II REIS 4:8-21-8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer.
9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.
10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali.
11 Sucedeu que um dia ele chegou ali, recolheu-se àquele quarto e se deitou.
12 Então disse ao seu moço Geazi: Chama esta sunamita. Ele a chamou, e ela se apresentou perante ele.
13 Pois Eliseu havia dito a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao chefe do exército? Ao que ela respondera: Eu habito no meio do meu povo.
14 Então dissera ele: Que se há de fazer, pois por ela? E Geazi dissera: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho.
15 Pelo que disse ele: Chama-a. E ele a chamou, e ela se pôs à porta.
16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.
17 Mas a mulher concebeu, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte como Eliseu lhe dissera.
18 Tendo o menino crescido, saiu um dia a ter com seu pai, que estava com os segadores.
19 Disse a seu pai: Minha cabeça! minha cabeça! Então ele disse a um moço: Leva-o a sua mãe.
20 Este o tomou, e o levou a sua mãe; e o menino esteve sobre os joelhos dela até o meio-dia, e então morreu.
21 Ela subiu, deitou-o sobre a cama do homem de Deus e, fechando sobre ele a porta, saiu.

O texto fala de uma mulher importante de Suném, que andava a observar vida e o ministério de Eliseu. Num determinado momento esta mulher convence o profeta e seu servo a fazer uma refeição em sua casa.

O profeta aceita e ao ter este contato, a mulher percebe que aquele homem era um homem de Deus, e compreendeu porque ele andava tanto por aquelas bandas, entendeu que ele estava fazendo a obra de ensinar as pessoas a vontade de Deus.

Deste relacionamento do profeta com essa mulher, saltam lições importantes para a nossa vida:

II- TUDO O QUE FAZEMOS É VISTO E TEM CONSEQUENCIAS NA VIDA DAS PESSOAS AO NOSSO LADO.

P) COMO NÓS TEMOS CHAMADO A ATENÇÃO DAS PESSOAS QUE NOS RODEIAM

A Palavra de Deus nos revela que estamos sempre rodeados de testemunhas, sejam no reino espiritual, ou mesmo no reino natural, tudo que fazemos, falamos, e praticamos é visto por estas pessoas, que tem sua atenção voltada para cada um de nós.

Você já se deu conta que suas ações, suas palavras, a maneira como você se relaciona com pessoas, são observadas em todo tempo e de nossa responsabilidade diante disso?

HEBREUS 12:1-1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.

Nós podemos ser pessoas que vamos atrai-las para um encontro com Jesus, com a fé ou vamos afasta-las, por aquilo que fazemos.

Veja que Eliseu atraiu a curiosidade da viúva, que ao ver o que era seu ministério, seu caráter, vendo que era Santo homem de Deus, se envolveu com a fé

II REIS 4:9- 9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.

Irmãos a partir do momento que aceitamos a Jesus como SENHOR de nossa vida, não vivemos mais para nós mesmos, e sim para servir a Jesus em todo tempo.

MATEUS 5:16-16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
ROMANOS (cap. 14) ·13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.

II CORINTIOS (cap. 6) ·3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;


III- A IMPORTANCIA DO SEU TESTEMUNHO PARA TRANSFORMAR VIDAS

II REIS 4:8-9-8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer.
9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.

Tem gente que é calado demais, e que acha que não tem muita importância ser assim, o que a gente vê com este texto é a importância de falarmos de todas as maravilhas que vivemos em nossa fé.

Veja que a mulher observava o profeta, sabia quem ele era, sabia o que ele fazia, mas não tinha o pleno entendimento das questões espirituais.

Isso foi acontecer quando o profeta aceitou o convite, para comer em sua casa e pode durante esta refeição, conversar com a mulher, explicar o que fazia, como fazia, até que a mulher entendeu qual era o papel do profeta.

Você percebeu o quanto é importante, não apenas pregarmos para os grandes públicos (igrejas, células, etc.) e estar em toda oportunidade testemunhando nossa fé, de maneira individual, e em todo lugar, veja que nesse caso foi numa refeição, mas poderia ser numa festa, num jogo de futebol, num passeio com os amigos, o profeta revelou tudo o que cria e fazia aquela mulher.

Tem gente que nos vê, nos escuta, sabe o que somos, mas de maneira superficial, por isso nós precisamos manter contato com estas pessoas e começar a falar individualmente do evangelho do amor de Cristo, da volta de Jesus, porque somente assim as pessoas vão entender. Investir também no individual, nos colegas de trabalho, nos vizinhos, no dono da padaria, etc.

I CORINTIOS 9: 19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:
20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei;
21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me coparticipante.

Veja que no versículo 23 Paulo diz que isto o tornava participante do Evangelho, compartilhar

 IV- INTECESSOR NO REINO DE DEUS E SEMPRE ABENÇOADO

Quando a mulher percebeu o trabalho do profeta, como era árduo e cansativo, ela imediatamente se achegou ao seu marido e pediu, intercedeu pelo profeta

II REIS 4:9-10-9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.
10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali.

Veja que ela pediu que se fizesse um aposento para que o profeta pudesse se aconchegar ali durante o período que estivesse na região, ao que seu marido concordou e fizeram o quarto, um dia o profeta lá chegou, se hospedou naquele quarto e mandou chamar a mulher, para perguntar qual era sua necessidade

II REIS 4:13-13 Pois Eliseu havia dito a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao chefe do exército? Ao que ela respondera: Eu habito no meio do meu povo.

Porém ela lhes disse que não havia necessidade de nada.

O profeta porém queria sobremaneira abençoa-la por causa de sua intercessão e sua bondade por ele, e o resultado foi que ele diz que ela teria um filho, já que era estéril

II REIS 4:14-16-14 Então dissera ele: Que se há de fazer, pois por ela? E Geazi dissera: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho.
15 Pelo que disse ele: Chama-a. E ele a chamou, e ela se pôs à porta.
16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

Por isso meu irmão, minha irmã leve muito a sério quando você recebe um pedido de oração, seja via pessoas, via whatsapp, quando você se põe e a interceder de verdade, a benção vira sobre a pessoa que necessita, mas também virá sobre você intercessor.

JÓ 42: 10-12 - O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.
11 Então vieram ter com ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro e um pendente de ouro.

12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.

V- COMO VOCE ENCARA AS MANIFESTAÇÕES SOBRENATURAIS DE DEUS?

O texto mostra que a Sunamita ao receber a profecia de ter um filho, entendia apenas as Palavras de Eliseu como uma maneira de lhe dar ânimo e esperança.

II REIS 4:16-16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

Mas no fundo ela não acreditava que aquilo pudesse acontecer, a ponto de dizer ao profeta: não mintas a tua serva”

Muitas vezes lemos a Palavra de Deus, ouvimos o pastor trazendo uma palavra profética, mas a entendemos apenas com uma Palavra de esperança.

Amado precisamos mudar esta maneira de pensar, quando as promessas de Deus são manifestadas em nossa vida são para se concretizar e nos abençoar.

ISAÍAS (cap. 55) ·11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Jeremias 33:3 Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

Muitos foram os que vacilaram na fé diante de Palavras proféticas: Sara riu ao anunciar que teria um filho, Moisés se achou impossibilitado para ser o líder de Israel, Gideão se achava pequeno para liderar Isael CONTRA OS MIDIANITAS, não repita estes erros, faça como Davi QUE AO VER O GIGANTE DISSE eu vou sem a armadura, PORQUE TINHA UMA Palavra Profética que seria o rei de Israel.

O resultado veio para a Sunamita

II REIS 4:7-7 Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

VI- CUIDE BEM DE SUA BENÇÃO

A gente percebe que a benção veio sobre a vida desta mulher, o menino cresceu começou a ir para o campo com o rapaz, seu pai era um home bem sucedido, já que no versículo 8 mostra que sua mulher era uma importante mulher da região.

II REIS 4:8-8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer.

Portanto ele não era a pessoa que necessariamente punha a mão no trabalho, mas descuidou-se do cuidado com seu filho, deixou que seu filho ficasse ao sol quente do deserto, por muito tempo, a ponto de ter uma insolação.

O aumento do sol sobre o corpo causa aumento de temperatura do corpo pode danificar o cérebro e levar até a morte.

O pai deveria não ter permitido aquela exposição, estava preocupado com outras coisas e não cuidou direito de sua benção

Tem muita gente que recebe a benção de Deus mas não cuida, esquece de ser grato, de obedecer a Deus, e o que acontece fica à mercê do ataque do inimigo.

Conclusão

Aprendemos aqui nessa noite que somos observados em todo tempo, e nosso comportamento pode atrair ou afastar pessoas de Jesus, que tremenda responsabilidade.

Outra coisa importante é a importância de nosso testemunho ´para mudar a visão das pessoas

Vimos ainda que o intercessor é sempre um abençoado

Como encaramos as manifestações sobrenaturais.

E por último que precisamos cuidar de nossa benção.

Que Deus nos abençoe



0 comentários:

Postar um comentário