quarta-feira, 18 de outubro de 2017


INTRODUÇÃO: 

II REIS  4: 28 Então disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?
29 Ao que ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na mão, e vai. Se encontrares alguém, não o saúdes; e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.
30 A mãe do menino, porém, disse: Vive o senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu.
31 Geazi foi adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentidos. Pelo que voltou a encontrar-se com Eliseu, e o informou, dizendo: O menino não despertou.
32 Quando Eliseu chegou à casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.
33 Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.
34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu.
35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.
36 Eliseu chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou. Quando ela se lhe apresentou, disse ele :Toma o teu filho.
37 Então ela entrou, e prostrou-se a seus pés, inclinando-se à terra; e tomando seu filho, saiu.

Estamos aqui diante de uma mãe, que teve seu filho já em idade avançada, pela vontade de Deus, revelada pelo profeta Eliseu, quando esta mulher em sua bondade construiu um pequeno quarto para acomodar o profeta em suas ministrações na região.
Porém agora o seu filho havia morrido e ela passava por um momento dificílimo.
Assim como a Sunamita muitos de nós atingiram seus sonhos, suas respostas, mas por várias causas parecem que estão mortos ou em vias de morrer.
A mulher desta passagem porém não aceitou ver o seu sonho, sua resposta, sua alegria morrer e toou algumas atitudes diante disso, como veremos a seguir.
II- QUEM QUER VER SEUS SONHOS NÃO MORREREM ESTABELECE AS PRIORIDADES CORRETAS E NÃO SE DESVIA DELAS
II REIS 4: 24,26-27- Então ela fez albardar a jumenta, e disse ao seu moço: Guia e anda, e não me detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.
26 corre-lhe ao encontro e pergunta-lhe: Vais bem? Vai bem teu marido? Vai bem teu filho? Ela respondeu: Vai bem.
27 Chegando ela ao monte, à presença do homem de Deus, apegou-se-lhe aos pés. Chegou-se Geazi para a retirar, porém, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou.
Veja que quando a sunamita percebeu que seu filho estava morto, ela sabia que a única solução para sua vida era Deus, e o meio que ELA tinha para se achegar a Deus era o profeta Eliseu a quem ela conhecia como o poder de Deus na terra naquele momento, e o que ela fez?
Priorizou a busca deste homem, de modo a não perder tempo com nada mais além de estar na presença do profeta, veja que ela não gastou tempo querendo saber quem era o culpado pela situação, não gastou tempo lamentando o seu momento, não gastou tempo de desanimada parar com tudo, mas foi ao profeta e com uma ordem para que ninguém a parasse, ela só ia parar quando ela dissesse.
II REIS 4: 24,26-27- Então ela fez albardar a jumenta, e disse ao seu moço: Guia e anda, e não me detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.
Irmãos as vezes deixamos nosso sonho, nossa benção morrer porque a gente deixa que muitas coisas nos desvie da prioridade, do foco de adorar a Deus como prioridade da vida.
Quantas vezes deixamos de orar diariamente para fazer tantas outras coisas?
Quantas vezes deixamos de meditar na Palavra de Deus para fazer tantas outras coisas?
Quantas vezes deixamos de servir a Deus para fazer tantas outras coisas?
Em todo o tempo devemos fazer isso, priorizar a busca a Deus
MATEUS 6:33- 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
III- NÃO TENHA MEDO DE SER MAL INTERPRETADO POR SUA FÉ
II REIS 4:27- 27 Chegando ela ao monte, à presença do homem de Deus, apegou-se-lhe aos pés. Chegou-se Geazi para a retirar, porém, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou.
Esta mulher foi em busca de Deus e não parou até encontrar a Eliseu, servo de Deus, instrumento de Deus na terra em sua época.
Quando viu Eliseu se atirou a seus pés para receber a benção da vida de seu filho de volta.
Esta sem dúvida foi uma atitude que chamou a atenção de todos, que viram e ouviram o que aconteceu, porque não era comum uma mulher casada se atirar aos pés e agarrar aos pés de um homem publicamente.
Veja que ela não estava preocupada sobre o que as pessoas, a sociedade iam classificar a sua atitude de fé: para uns seria considerada uma falta de pudor, para outros uma extravagancia ou ainda uma atitude frenética, ridícula, fanática, mas ela não se importava, pois ela queria o agir de Deus na vida de seu filho.
Muitas vezes as nossas atitudes de fé: frequência aos cultos, a busca da santidade, a vontade de servir, e não abrir mãos das coisas espirituais.
Quando você busca a Deus como convém, não se preocupa com os outros, mas com o que a Palavra de Deus declara, o Senhor promove o sobrenatural de Deus.
IV- SEJA DETERMINADO A RECEBER A MANIFESTAÇÃO DO SOBRENATURAL DE DEUS
Veja uma coisa interessante a mulher Sunamita disse ao profeta que não o largaria enquanto não recebesse a vida de seu filho de volta, o milagre a ressurreição.
Isto significa que ELA não sairia da presença do SENHOR, enquanto não fosse alvo do sobrenatural de Deus.
Irmãos normalmente não é o contrário quando as crises chegam, o tempo passa, o desanimo bate e a gente não consegue ver a possibilidade do sobrenatural de Deus.
Mas você lembra o que o SENHOR disse a Igreja de Atos dos apóstolos sobre o poder do alto, e o sobrenatural de Deus?
LUCAS 24:49- 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Exatamente o que a Sunamita fez, ficou na presença de Deus até seu sobrenatural se manifestar, não esmoreceu, não murmurou, não brigou, mas ficou na presença de Deus.
A promessa de Deus para a igreja moderna é que nós seriamos uma igreja que representaria uma nova aliança, com um novo mover, para operar no sobrenatural de Deus, pelo poder do Espirito Santo]
II CORINTIOS 3:5-6- 5 não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
Essa era uma postura da Igreja de Atos, que não saiu da presença de Deus até ser visitada pelo Espirito Santo, e daí por diante nos 28 capítulos de Atos, apenas no capítulos 24,25 e 26 não há a manifestação de um milagre.
Exemplo
Atos 3:7-8 A cura do coxo; 
Atos 4:31 – Moveu-se o lugar onde estavam reunidos, 
Atos 5:12 Muitos sinais e prodígios feitos, 
Atos 6:15 Estevão com o rosto de um anjo;
Atos 7:55 Estevão viu os céus abertos;
Atos 8:13 Sinais e grandes maravilhas; 
Atos 9: A revelação de Deus com Saulo, as escamas que caem de seus olhos; 
Atos 10:3-4- Um anjo aparece a Cornélio, a visão do lençol de Pedro, o espirito Santo derramado na casa de Cornélio; 
Atos 11:28 A profecia de Ágabo; 
Atos 12:7 – Libertação de Pedro por um anjo;
Atos 13:11 A cegueira de Elimas o encantador; 
Atos 14:3- Sinais e prodígios, cura do homem leso dos pés,; 
Atos 15:11-13- Grandes sinais e prodígios, 
Atos 16:16 Libertação da jovem com espirito de adivinhação; 
Atos 17 Livramento de Paulo, Silas e Barnabé, e conversão de muitos nobres; 
Atos 18:8 A visão de Paulo para falar e não se calar; 
Atos 19:5 Batismo no Espirito Santo e dom distribuídos; 
Atos 20:6-12- A ressurreição de Eutico; 
Atos 21: 10 A Profecia de Ágabo sobre Paulo 
Atos 22; Solto da prisão sem nada sofrer; 
ATOS 23:11 o Senhor visita a Paulo; 
Atos 27 O Naufrágio de Paulo e os 
Atos 28: milagres na ilha de Malta;
A igreja de Atos foi determinada a ficar até receber o poder, a mulher sunamita foi determinada até receber o poder e você como está determinando ou desistindo.
Os milagres e maravilhas são para aqueles que não desistem até receber
É necessário que desenvolvamos a determinação para alcançar nossos objetivos.
Mas o que é determinação na fé: Determinação Sig.   Força de vontade de lutar; garra; objetivo; e perseverança para chegar ao alvo
Quem se posiciona dessa maneira é abençoado
ISAIAS 26:3- 3 Tu conservarás em paz aquele cujo propósito é firme em ti; porque ele confia em ti.
CONCLUSÃO: 
O resultado foi que Eliseu manda seu servo para restaurar a vida do menino, Geazi não conseguiu, e a mulher estava ainda junto ao profeta, até que ELE decide ir com a mulher até o menino.

II REIS 4: 29-32 Ao que ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na mão, e vai. Se encontrares alguém, não o saúdes; e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.
30 A mãe do menino, porém, disse: Vive o senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu.
31 Geazi foi adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentidos. Pelo que voltou a encontrar-se com Eliseu, e o informou, dizendo: O menino não despertou.
32 Quando Eliseu chegou à casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.

Quando lá chega deixa Geazi e a mulher fora do quarto, e ora ao SENHOR e toma atitudes orientadas pelo Espirito Santo de Deus e o menino é ressurreto.

II REIS 4: 33 Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.
34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu.
35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.
36 Eliseu chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou. Quando ela se lhe apresentou, disse ele :Toma o teu filho.
37 Então ela entrou, e prostrou-se a seus pés, inclinando-se à terra; e tomando seu filho, saiu.

Mas eu e você precisamos estabelecer corretamente as prioridades e desenvolver nossa caminhada baseada nesta prioridade.


Não devemos temer que sejamos mal interpretados na fé e precisamos ser determinados no que nos propomos a fazer.

0 comentários:

Postar um comentário