segunda-feira, 22 de março de 2021


I-INTRODUÇÃO

DEUTERONOMIO 31:6-Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará

Esta Palavra foi dada a Moisés pelo SENHOR, quando Moisés tinha alcançado a idade de 120 anos e estava à frente da terra prometida pelo Senhor, porém não iria atravessá-la, não apenas por sua idade avançada, não por não ter mais vigor físico, mas porque era uma ordem de Deus a ele, por vários acontecimentos nos últimos anos e sua missão havia terminado.

Seria um tempo de receber a terra prometida, porém um tempo de enfrentar seus moradores, para poder receber a promessa de Deus, teria que haver disposição, determinação, animo para fazer a obra, então Moisés recebe a direção para mostrar a importância de que cada um daqueles homens e mulheres, ao entrar em busca da promessa, animassem uns aos outros e Moisés enfatiza isso diante DELES.

Moises os orienta a animar uns aos outros, tendo em vista que Deus iria com ELES e jamais os deixaria sozinhos ou desamparados.

Nós vivemos tempos parecidos com aqueles, todos estamos em busca de nossas conquistas, mas de repente temos que enfrentar os gigantes da terra: os inimigos de sonhos, as doenças, as adversidades, os desanimados ao nosso redor, os incrédulos, são tantos e trabalham com tanta força, que tem levado muitos a desanimarem.

Mas assim como Moisés deixou claro aquele povo que, não deveriam desanimar, pois havia uma promessa para eles: a promessa da presença de Deus, do amparo de Deus e da vitória pela fé NELE, de que o SENHOR entregaria a vitória sobre seus inimigos, a eles.

DEUTERONOMIO 31:-3 O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas. Josué passará adiante de ti, como o Senhor disse.

O SENHOR deseja que nós nos animemos ainda mais porque temos uma a promessa para nós ainda maior das que eles tinham.

HEBREUS 8:6-6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.

As promessas da primeira aliança referiam-se principalmente à vida presente: longevidade, colheitas em menor tempo e com mais abundância, promessa de paz e prosperidade, e claro a promessa da vida eterna, o que para eles era muito distante e então não consideravam o  mais importante no momento.

Na nova aliança, no entanto, a promessa de bênçãos espirituais se torna a principal coisa. A mente é direcionada para o céu; o coração está animado com as esperanças da vida eterna, e o Senhor garante uma vida abundante também nesta terra e o viver uma antecipação do céu hoje.

Diante de tudo isso irmãos é por demais importante que sejamos agentes de ânimo na vida uns dos outros, isto porque somos pessoas diferentes, que reagem a vida de maneira diferente, que desenvolvemos nosso potencial de maneira diferente, se ignorarmos isso não faremos com que as promessas de Deus se concretizem em nossa vida, e na vida das pessoas que nos cercam. Quando olhamos da forma que o SENHOR olhou para nós, percebendo que mesmo diante de tantas falhas, nós tínhamos potencial e começou a nos animar, incentivar, conseguiu extrair o melhor de cada um daqueles que ouviram e atenderam a sua chamada.

Por isso até hoje encontramos o SENHOR por toda escritura sagrada dizendo ao seu povo, eu e você: “Esforçai-vos, animai-vos, não temais, não retroceda, você é vitorioso, você pode tudo, você consegue, etc.”

II- PARTE IMPORTANTE DA NOSSA MISSÃO EM MEIO AOS IRMÃOS É MOSTRAR A ELES, QUE DEUS OS CAPACITOU COM POTENCIAL PARA FAZER E VIVER O NOVO

Como que a gente pode cumprir esta ordenança, de animar as pessoas a viver o novo de Deus?

Temos que ser pessoas que com nossas Palavras despertem o melhor que há em cada um e demonstrar a elas que Deus acredita que elas podem realizar grandes coisas, mesmo que até aqui, nada do que tenha feito tenha dado resultado, temos que mostrar que o SENHOR acredita nelas, acredita na sua capacidade de superar e vencer qualquer coisas.

A Palavra de Deus declara que com ELE faremos proezas. Proeza é definido como aquilo que é muito difícil de fazer, é uma façanha, um tremendo feito.

SALMOS 60:12-12 Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.

Diz ainda que com ELE sempre sermos conduzidos em vitória

II CORÍNTIOS 2:14-14 Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento;

Portanto devemos ter a disposição de encorajar as pessoas a pensarem assim e viverem isto é nosso chamado, ajudar as pessoas a ficarem de pé, assim como o SENHOR sempre fez com seus servos.

Vamos ver um exemplo de como o SENHOR encorajou a Moisés a viver o novo!

Moisés um homem com um grande potencial humano instruído em todas as ciências do Egito (ATOS 7:22), era um poeta (EXODO 15 o Cântico após a passagem do mar) tinha  caráter e fé. Mas depois que fugiu do Egito no entanto estava apenas vivendo de favor na casa do sogro, como um pastor de ovelhas, mesmo com toda a sua capacidade de fazer inúmeras coisas para si e para os outros, até que o SENHOR enxerga nele todo seu potencial e o chama para ser instrumento nas suas mãos.

E no que Moisés se tornou? Num libertador, estadista, poeta, legislador dos hebreus, para muitos o maior personagem do Antigo Testamento, que levou um povo escravo a se tornar uma nação poderosa que alterou o curso da humanidade. Moisés é responsável por redigir a sétima parte das Escrituras, escrevendo os livros de: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Os homens de Deus são ensinados a não verem apenas o superficial, mas ver como Deus vê e se tornar um encorajador para estas pessoas a ficarem de pé e caminharem para que seus talentos sejam usados e resultem em conquistas.

Samuel aprendeu isso, quando foi à casa de Jessé, para ungir o novo rei, quando viu o primeiro filho de Jessé, olhando para tudo o que ele aparentava pode dizer:

I SAMUEL 16:5-6- 5 Respondeu ele: É de paz; vim oferecer sacrifício ao Senhor. Santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou para o sacrifício.

6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.

E o que o SENHOR disse a ELE?

I SAMUEL 16: 7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Devemos entender que a nossa visão humana é muito limitada, mas a visão de Deus enxerga muito além, bem diferente de nós. Sendo assim, posso afirmar que: A visão de Deus vê o melhor em nós

Muitas pessoas se sentem fracas e incapazes, por isso não conseguem ser felizes. Um dos motivos que nos faz ter uma visão errada de nós mesmos é que temos muita facilidade em enxergar nossos defeitos, falhas e fracassos, e isso rouba a nossa alegria. 

Da mesma forma temos uma visão errada das outras pessoas e acabamos julgando-as de acordo com suas limitações, não as ajudando a buscar esta nova vida que o SENHOR propõe.

Creia Deus capacitou as pessoas com potencial e talentos, nós devemos ser pessoas que além de crerem nisso, passemos a acreditar nestas pessoas e incentiva-las a desenvolver estes talentos, mostrar que não apenas nós, mas o SENHOR acredita nelas e quer ajuda-las a alcançar o melhor para o qual elas foram chamadas.

ISAIAS 41:13-13 Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.

O ser humano normal vê apenas a fraqueza, Deus vê o nosso potencial. Ele chama os rejeitados, os tímidos, os esquecidos e os torna valentes e vencedores. Ele quer que eu e você sejamos assim também.

Em tudo que você fala, faz, pense em suas atitudes como fonte de encorajamento a quem te rodeia e observa, e faça tudo para que as pessoas vejam em você a fé em Deus e queiram seguir por meio deste caminho de fé e direção de Deus E ENTENDER QUE FOMOS CRIADOS PARA UMA NOVA VIDA.

II CORÍNTIOS 5.16-17 -Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” ().

III- OUTRA PARTE DA NOSSA MISSÃO É DIRIGIR NÃO APENAS PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO, MAS TER ATITUDES PRÁTICAS DE ENCORAJAMENTO POIS ELAS TEM UM EFEITO PODEROSO

O SENHOR nos ensina isso sempre em suas Palavras,gestos e atitudes, ELE  procurou fortalecer a vida de cada pessoa, mostrando o poder da fé, da determinação, na perseverança em busca de nossas conquistas.

Um dia o SENHOR olhava para Israel e a via atacado pelos midianitas que oprimiam seu povo, roubavam seus alimentos e sua riqueza,ELE então decide livrar o povo e escolhe Gideão para ser o agente desta transformação. Gideão era um homem desanimado, com uma fé vacilante, medroso, isto é o que era visível em sua vida. Fugiu de sua casa para a caverna, malhando trigo num lagar, para esconder dos midianitas.

Nenhum ser humano escolheria um homem sem experiência de guerras, um homem com muito medo, que vivia nas cavernas com medo do inimigo. Mas o Senhor vê sempre o potencial, o SENHOR enxerga não os títulos, o curriculum, mas na realidade o que está dentro de nós e começa a trabalhar nos encorajando com Palavras e atitudes.

Veja que ELE chama a Gideão de homem de valor

JUIZES 6:12- 12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.

Quando Gideão questiona a Deus porque tudo isto acontecia, não se preocupou em explicar os motivos, mas novamente voltou a encoraja-lo, quando diz para ELE ir pois tinha força para realizar

JUIZES 6:14- 14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?

Gideão então mostra que era muito incapaz para fazer aquilo que o SENHOR pedia e mais uma vez, do Senhor veem uma Palavra de encorajamento.

JUIZES 6:16- 16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.

Gideão era um homem inseguro e continua sem a certeza que Deus realmente enxergava nele um homem valoroso e começou a pedir sinais e o SENHOR AO invés de recriminá-lo por falta de fé, a respondeu com atitudes: consumiu o holocausto que Gideão lhe ofereceu, mostro provas que Gideão pediu de coisas sobrenaturais como o teste do novelo de lá que se molhou.

O SENHOR nos chama para vivermos sua imagem e semelhança e isto significa ter Palavras de encorajamento a quem nos cerca, para que estas pessoas cresçam, acreditem no seu potencial e desenvolvam a sua vida da maneira que Deus preparou para elas viverem.

EFÉSIOS 4:29- Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem. (NLT)

Não só as Palavras encorajadoras, mas estas aliadas a atitudes que mostram que acreditamos no que estamos dizendo.

Todos sem exceção necessitam de palavras e atitudes de encorajamento para poderem prosseguir em busca de uma vida diferente, transformada e realizadora, todos precisamos de apoio e o nosso papel é ser agentes deste apoio.

Um dia levaram até Jesus uma mulher pega em flagrante adultério, os judeus que a pegaram a trataram com base na lei de Moises que indicava que tal mulher deveria ser apedrejada,

JOÃO 8:5- 5 Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?

Aquilo era apenas uma armadilha para tentar pegar a Jesus em um erro, não estavam preocupados com a lei, com a santidade e a justiça de Deus, já que a lei ordenava que ambos, homem e mulher fossem punidos, mas lá só estava a mulher.

LEVITICO 20:10- 10 O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.

Já a atitude de Jesus foi diferente, o SENHOR olhava para ela com compaixão, com o desejo que ela fosse transformada e disse a ela, quando nenhum judeu teve a coragem de atirar uma Pedra contra ela, quando jesus disse que aquele que não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra.

JOÃO 8: 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.

Jesus tinha uma visão que aquela mulher poderia viver uma nova vida, por isso com uma atitude amor e compaixão, deu uma nova oportunidade a ela, para que recomeçasse uma nova vida, não se tem mais notícias desta mulher, mas com certeza aquela atitude de Jesus, moveu o seu interior, para que ela começasse a viver todos os dias de sua vida de forma diferente.

Enquanto os olhares humanos te julgam por aquilo que você aparenta ser no momento, Jesus olha para você sabendo quem você será amanhã, se tiver apoio, encorajamento e viver debaixo de sua orientação.

Precisamos parar de ver apenas o lado mal e partir para a ordem do SENHOR de nos encorajar uns aos outros, não apenas com Palavras mas com atitudes, com ajuda prática naquilo que podemos fazer.

Não subestime o impacto que suas Palavras e atitudes podem exercer sobre as pessoas, se preocupe em levantar outras pessoas.

I TESSALONICENSES 5: 11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.

CONCLUSÃO

O meu e o seu chamado como servos de Deus é sempre de enxergar o melhor das pessoas, procurar mostrar a cada um que eles foram criados com o potencial de vencedores, de quem realiza sonhos, que o SENHOR os criou para uma nova vida, que supera os fracassos, as fraquezas, a autoimagem negativa, os temores internos e nos torna conquistadores, mais que vencedores. Que cada um de nós possa ser um edificardor, encorajador, de vidas.

0 comentários:

Postar um comentário