segunda-feira, 1 de outubro de 2018



I-INTRODUÇÃO

I REIS 18:20-24-20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.
22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23 Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; e eles escolham para si um dos novilhos, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.
24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo, esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

Elias o profeta orientado por Deus vai até Acabe e propõe que todo o povo de Isarel, mais os profetas de Baal e de Aserá, estejam no monte Carmelo, para que houvesse uma direção espiritual da nação, ou eles serviriam a Deus ou serviriam a idolatria, numa das passagens mais conhecidas do antigo testamento.

O que Jesus nos mostra é que:

II- CHEGARÁ O MOMENTO DE UM CONFRONTO DE DEUS COM A FORMA COMO ESTAMOS ANDANDO.

Nos tempos de Acabe a nação havia caído numa tremenda idolatria, corrupção, indo de mal a pior espiritualmente, esta situação perdurou por muito tempo, há mais ou menos 15 anos, até que em determinado momento Deus toma a iniciativa de confrontar a Acabe.
Veja que a Palavra de Deus revela que no momento adequado o SENHOR confrontará o erro e se não houver uma mudança, não terá o culpado por inocente

EXODO 34: 7- 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

Por isso quando a gente percebe uma pessoa totalmente contrária as orientações de Deus podemos ter a certeza que num determinado momento ele será confrontado por Deus, ou seja esta situação não perdurará, não ficará impune.

Temos aqui dois ensinamentos: Não fique com inveja dos pecadores por se darem bem, saiba que se é você trilhando este caminho, um dia o SENHOR vai te confrontar.
Foi assim com Acabe e com a nação de Israel

I REIS 17:1-1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra.

III- O ESTABELECIMENTO DA VONTADE DE DEUS, DO PODER DE DEUS PODE LEVAR ALGUM TEMPO

Estamos sempre com pressa, mas é interessante notar que no reino de Deus, muitas coisas não acontecem imediatamente, levam algum tempo para acontecer.
Vemos aqui nesta passagem que o SENHOR falou ao povo e ao rei que haveria seca e esta seca durou 3 anos. 

Em sequencia Elias manda o povo e os profetas se reunirem no Carmelo, veja que a convocação foi feita a todos os filhos de Isarel, que requeria mensageiros, depois da ordem preparação para as pessoas se movimentassem do local até o Carmelo, o que levaria semanas até que todos pudesse estar naquele local.

Mais de 3 anos para que o SENHOR estabelecesse sua vontade, seu poder, então entenda uma coisa, há situações, causas, respostas que não acontecem imediatamente, o SENHOR sabe o melhor tempo, nosso papel é continuar crendo que a Palavra de Deus não falha.

Porque Este tempo?

A Palavra fala claramente que tudo isto tem o propósito de que aqueles que estão andando errados, tomem uma posição por sua própria vontade de mudar esta situação.

II PEDRO 3: 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

Por isso quando menos se espera o SENHOR vem para confrontar, porque o tempo necessário de mudança já foi dado.

SALMOS 7:11-13- 11 Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias.
12 Se o homem não se arrepender, Deus afiará a sua espada; armado e teso está o seu arco;
13 já preparou armas mortíferas, fazendo suas setas inflamadas.

Se as coisas que você tem observado parecem injustas, contrárias, não desanime pois não tardará para Deus fazer justiça

ISAIAS 46: 13 Faço chegar a minha justiça; e ela não está longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei a salvação em Sião, e em Israel a minha glória.

IV- NUNCA SE ATEMORIZE PELA FORÇA HUMANA, DEUS É MAIOR

Veja que coisa interessante Elias estava no Carmelo sozinho para representar a Deus, no meio de um povo afastado de Deus, adotando a idolatria, junto a sacerdotes e profetas do inimigo, com seu poder, mais diante de um rei injusto e incrédulo, mas Elias foi sozinho e de maneira ousada e corajosa enfrentou aquelasituação

I REIS 18:19- 19 Agora pois manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.

Ao invés de se amedrontar diz a Palavra que ousadamente Elias zombava deles, o que era um risco não apenas espiritual, mas humano, porque havia muitas pessoas contra ELE, ARMADOS DE FACA, mas Elias sabia que nenhum propósito de Deus pode ser frustrado.

I REIS 18:27-28- 27 Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem.
28 E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles.

Amados as vezes os problemas que enfrentamos são enormes, as forças e o inimigo que vem sobre nós são muitos, mas creia a quantidade, o tamanho não faz a menor diferença para um homem de fé.

Porque?

NÃO HÁ LIMITES PARA O QUE DEUS PODE FAZER Ele criou o mundo o universo e tudo que neles há, apenas com suas palavras.

Você pode ser fraco mas Deus é forte. Não existe nenhum problema que Deus não consegue resolver. Em vez de confiar em sua capacidade limitada para resolver os problemas, confie na força de Deus.

MARCOS 10: 27 Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.

DEUS ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO PARA TE PROTEGER O SENHOR diante dos grandes problemas estará a seu lado para te guiar e proteger

SALMOS 23:4- 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

PORQUE EM JESUS NÓS JÁ VENCEMOS A SITUAÇÃO os problemas podem parecer não ter fim mas Deus promete vitória. Não desista! Fique firme em Jesus e ele vai lhe dar uma solução

I JOÃO 4: 4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

O FUNDAMENTAL PARA A VITÓRIA É AQUILO QUE ALIMENTAMOS O NOSSO SER INTERIOR

Enquanto Elias alimentou sua vida pela fé e pela confiança em Deus, ele enfrentou e venceu a força do homem, o poder do Rei, a forças espirituais contrárias, mas no momento em que ele alimentou seu interior com medo, com incredulidade, Elias entrou em depressão e fugiu do enfrentamento com Jezabel.

A Palavra de Deus mostra que devemos guardar o que nos alimentamos, pois é isto que irá determinar as nossas atitudes e com elas o resultado de nossas batalhas.

PROVERBIOS 4:23- 23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

VI- A VITORIA DE DEUS SE DÁ TAMBEM POR  3 MOTIVOS

OBEDIÊNCIA mesmo se achando só contra tanta imoralidade e idolatria não se ajuntou a isso, não se corrompeu. É verdade que na caminhada nos sentiremos sozinhos em defender a nossa fé, mas a nossa obediência e fidelidade gerarão as respostas de Deus.

quando se viu diante de rei e 850 profetas inimigos e que estava ali no poder do Senhor, foi ousado zombando deles, mostrando quão inútil era seus clamores. A fé é sempre honrada por Deus

ORAÇÃO Veja que Elias venceu por último ao diante de todas as pessoas que ali estavam fazer uma oração fervorosa

I REIS 18:36-38- 36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.
37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

Veja que Elias levou o desafio para o poder da oração, ELE fala aos profetas de Baal que orem a seu Deus e depois ele oraria a Deus de Israel e aquele que respondesse por meio do fogo este seja Deus.

Amado o crente se move através da oração, a oração é o meio pelo qual Deu sopra em nossas vidas.

MATEUS 7:7- Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis

As pessoas tem sua maneira de pensar, creem ser desnecessário a oração se temos um Deus onisciente, mas foi assim que Deus estabeleceu a sua ação entre nós e devemos agir dessa maneira.

V- CONCLUSÃO

Amados aprendemos aqui que a forma como nos movemos na vida faz toda a diferença.
Primeiro porque o Senhor um dia confrontará aqueles que andam desordenadamente, para trazer sobre eles juízo;

Não se engane isso pode demorar um tempo, mas é certo.

Nunca se atemorize com a força humana que se levanta contra ti e muito menos se garanta na força humana que se une a ti. Nossa força vem do SENHOR

A vitória vem pela obediência, fé e oração

0 comentários:

Postar um comentário