segunda-feira, 1 de outubro de 2018


I-INTRODUÇÃO

FILIPENSES 3:14-14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

A gente que olha neste versículo e vê somente a direção de que o apóstolo Paulo mostrava sua busca incessante de fé, da salvação em Cristo Jesus, mas este versículo nos mostra algo muito maior que isso.

Paulo, nome romano de Saulo, nasceu em Tarso na Cilícia (Atos 16:37; 21:39; 22:25).
Tarso não era um lugar insignificante (Atos 21:39), ao contrário, era um centro de cultura grega. Tarso era uma cidade universitária que ficava próxima da costa nordeste do Mar Mediterrâneo. 

Embora tenha nascido um cidadão romano, Paulo era um judeu da Dispersão, um israelita circuncidado da tribo de Benjamin, e membro zeloso do partido dos Fariseus (Romanos 11:1; Filipenses 3:5; Atos 23:6).

Ele foi educado em Jerusalém, sob o ensino do renomado doutor da lei, Gamaliel, neto de Hillel. Paulo conhecia profundamente a cultura grega. Ele também falava o aramaico, era herdeiro da tradição do farisaísmo, estrito observador da Lei e mais avançado no judaísmo do que seus contemporâneos 

Considerando todos estes aspectos, pode-se afirmar que sua família possuía alguns recursos e desfrutava de posição proeminente na sociedade, mas mesmo assim vê-se que Paulo em tudo eu se prontificou a fazer o fez com excelência alcançando os mais altos postos

GÁLATAS 1:14-14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
FILIPENSES 3:5,6-5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;
6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.

Depois de seu encontro com Jesus na estrada de Damasco, Paulo se tornou o maior pregador d todos os tempos, levando o Evangelho por todo o mundo, fazendo com que milhares de pessoas fossem levadas ao conhecimento de Cristo.

Além disso ainda hoje suas Palavras tocam o coração e fazem a diferença de milhões de pessoas em todo o mundo, que são atraídas para a fé, através de suas 13 epistolas, deixadas a todos nós, dos 27 livros do Novo testamento 13 foram escritos de Paulo (Romanos. I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon).

Porque Paulo atingiu este nível apenas porque era servo de Deus? 

Eu creio que o texto que lemos nos esclarece muito a este respeito. Todo ser bem sucedido, assim como Paulo foi tem que ter algumas atitudes.

II- PAULO TINHA UMA META

Irmãos a gente vê no versículo que lemos como introdução que Paulo declarar que sua vida era regida por metas que ele estipulava

FILIPENSES 3:14-14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Veja que Ele diz que prosseguia para o ALVO, que representa uma meta, saber o que quer, aonde quer chegar, não simplesmente viver a vida, esperando o que Deus pode fazer.
Paulo não era assim, não caminhava aleatoriamente, de qualquer maneira, mas tinha planos, metas a serem buscadas.

O que faz a gente desanimar na caminhada é:

Normalmente não ter uma meta a perseguir, pois sem metas, sem saber aonde queremos chegar, apenas desperdiçamos energia.

I CORINTIOS 9:26-26 Pois eu assim corro, não como indeciso (sem meta); assim combato, não como batendo no ar.

Paulo tinha uma meta, eu pergunto para você que deseja ser bem sucedido não apenas na vida espiritual, mas na vida material, na vida emocional, na vida conjugal, qual é a sua meta para 2018?

Pois se você não tem metas, infelizmentevocêestádesferindo golpes no ar, gastando energia à toa, porque não vai chegar a lugar nenhum.

III- PAULO ERA MOTIVADO A ALCANÇAR SUAS METAS

Isto fica claro quando se vê em Filipenses, Paulo declarar isso:

FILIPENSES 3:13-13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,

Veja Paulo diz a todos que estava motivado a ir em busca de suas metas, quando diz que esquece das coisas que para trás ficam, sejam sucessos, ou insucessos, sejam facilidades ou dificuldades, Paulo continuava motivado a alcançar o que buscava.

Deus abençoa as pessoas motivadas a buscar os resultados, quer um exemplo disso Neemias recebeu a notícia de que a v= cidade de Jerusalém estava destruída, e quando recebeu a notícia se entristeceu, entrou em luto por alguns dias, começou a chorar e nada mudou neste período.

NEEMIAS 1:3-4-3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,

As coisas só mudaram quando mesmo triste, enlutado, Neemias colocou uma meta de reconstruir o muro e se motivou a pedir ajuda não apenas a Deus mas ao rei

NEEMIAS 1:11-11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)
NEEMIAS 2:4-5-4 Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,
5 e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

Meu irmão se você mesmo sendo servo de Deus, ficar apenas lamentando, desejando e não se motivar a fazer, não receberá nada.

O SENHOR quer pessoas que tracem metas, e se motive a fazer acontecer as suas metas, a motivação é buscar suas metas, sem que as dificuldades do caminho nos façam desistir, veja o que o salmista mostra que a motivação fraca ou errada pode nos levar a derrota, o salmista aqui se motivava pelos sentimentos, pelo que via

SALMOS 73:2-3-2 Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem.
3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.

Porém uma motivação correta, forte, nos leva a vitória, independentemente do tamanho das adversidades

SALMOS 27:3-3 Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.

A motivação correta e saber que em todos momentos ELE está conosco, quando tudo o que fazemos e para sua honra e glória.

COLOSSENSES 3:23-23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens,

DEUTERONOMIO 31:6 Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.

Paulo enfrentou muitas adversidades, mas nunca perdeu a motivação

II CORINTIOS 11:23-28- são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;
24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.
25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.
28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.

II CORINTIOS 6:4 antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias,
5 em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns,

E AI MEU IRMÃO COMO ESTÁ SUA MOTIVAÇÃO?

Paulo era motivado e mesmo diante da possibilidade para ser solto, apelou a Cezar para ser julgado por Cezar, para levar o evangelho a Roma.

ATOS 26:32-32 Então Agripa disse a Festo: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.

IV- PAULO NÃO APENAS TINHA UMA META, NÃO APENAS ERA MOTIVADO, MAS TRABALHAVA PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS

Há muitas pessoas com desejos, com metas, motivadas, mas que não agem para que as coisa aconteçam, ficam apenas se escorando na fé, esperando que as coisas caiam do céu sem nenhum esforço e zelo próprios.

Paulo neste capítulo mostra que não parava de buscar alcançar suas metas:

FILIPENSES 3:12-12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Veja que só aqui ele diz trezes que não parava de trabalhar para alcançar suas metas.
Irmãos ficar só esperando Deus agir sem trabalhar em oração, meditação, em atitudes, em esforço físico, em tomada de posições em transformações não vai te levar a vitória.

As pessoas bem sucedidas todas trabalhavam muito

PAULO FOI CONSIDERADO UM DOS MAIORES CRISTÃOS DO MUNDO, EXTREMAMENTE BEM SUCEDIDO ESPIRITUALMENTE PORQUE TAMBÉM TRABALHAVA MUITO.

I CORINTIOS 14:12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos;

DAVI SE TORNOU UM GRANDE GUERREIRO DE ISRAEL, PORQUE ENTRE OUTRAS COISAS DEUS VIU SUA DEDICAÇÃO AO TRABALHO

ISAMUEL 16:11 Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui.

JEROBOÃO SE TORNOU UM GRANDE REI, RETIRANDO O REINADO DA FAMÍLIA DE SALOMÃO, ENTRE OUTRAS COISAS PORQUE ERA TRABALHADOR

I REIS 11:28-28 Ora, Jeroboão era homem forte e valente; e vendo Salomão que este mancebo era laborioso, colocou-o sobre toda a carga imposta à casa de José.

JACÓ ENRIQUECEU DEPOIS DE SAIR FUGIDO DE SEU IRMÃO, PORQUE TRABALHOU MUITO

GENESIS 31:6 Ora, vós mesmas sabeis que com todas as minhas forças tenho servido a vosso pai.
GENESIS 30:42 mas quando era fraco o rebanho, ele não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
43 E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos.

REBECA CONSEGUIU SEU MARIDO, PORQUE ESTAVA NO TRABALHO

GENESIS 24:15-18- Antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o ombro.
16 A donzela era muito formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu.
17 Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Deixa-me beber, peço-te, um pouco de água do teu cântaro.
18 Respondeu ela: Bebe, meu senhor. Então com presteza abaixou o seu cântaro sobre a mão e deu-lhe de beber.

A Palavra de Deus mostra que aquele que não trabalha, não alcança seus objetivos, não adianta ficar parado, esperando um milagre, se não fazemos nada para que ele aconteça.

II TESSALONICENSES 3:10-10 Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos neste ano.

O trabalho físico e o trabalho espiritual que é obedecer e realizar a vontade de Deus

CONCLUSÃO

Meu irmão se você deseja alcançar uma vida bem sucedida em 2018 em todos os aspectos é necessário:

Estabelecer suas metas;

Estar motivado a busca-las;

E trabalhar para realiza-la,

Caso você não ponha em prática as três atitudes descritas por nós nesta ministração, creia você estará gastando energia à toa, decida-se hoje, faltam 10 meses e alguns dias para acabar o ano, comece a agir, para consolidar teus sonhos, tuas metas

0 comentários:

Postar um comentário