segunda-feira, 1 de outubro de 2018


I-INTRODUÇÃO

I REIS 18:1-19- 1 Depois de muitos dias veio a Elias a palavra do Senhor, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; e eu mandarei chuva sobre a terra.
2 Então Elias foi apresentar-se a Acabe. E a fome era extrema em Samária.
3 Acabe chamou a Obadias, o mordomo (ora, Obadias temia muito ao Senhor;
4 pois sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinqüenta numa cova e cinqüenta noutra, e os sustentou com pão e água);
5 e disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios. Pode ser que achemos erva para salvar a vida dos cavalos e mulas, de maneira que não percamos todos os animais.
6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem; e foram a sós, Acabe por um caminho, e Obadias por outro.
7 Quando, pois, Obadias já estava em caminho, eis que Elias se encontrou com ele; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: És tu, meu senhor Elias?
8 Respondeu-lhe ele: Sou eu. Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
Depois que Elias decreta a Acabe que pela idolatria e prostituição espiritual que a nação de Israel havia entrado, passam-se 3 anos e o SENHOR diz ao profeta Elias que vá até acabe e diga que haverá chuva de novo sobre a nação.

Nesta mensagem queremos que você entenda como se dá a vida de um servo obediente a Deus.

II- TODOS NÓS DESEJAMOS EM CERTOS MOMENTOS DA VIDA SER PARTE DAS MANIFESTAÇÕES SOBRENATURAIS DE DEUS EM NÓS, COMO ALCANÇA-LAS

As manifestações sobrenaturais de Deus não são um brinquedo, muito menos apenas demonstração de poder, mas são essencialmente atendimento há necessidade de cada um e cumprimento de promessa as pessoas que exercem sua fé corretamente.

Mas para que sejamos tocados por este sobrenaturais de Deus, milagres, mover, maravilhas é preciso eu se mantenha a fé em qualquer momento, não apenas nos mais fáceis, mas também nos momentos difíceis.

Veja que coisa interessante Elias um profeta de Deus, que tinha sua residência fixa em Gileade, num determinado momento o SENHOR manda que ele anuncie ao rei Acabe, que viria um tempo de seca e consequentemente um tempo de dificuldades para todos na nação.

Elias obedece e falaao rei, logo em seguida o Senhor diz a Ele que saia de sua residência em Gileade e vá habitar a beira de um ribeiro, conhecido como Querite, para ser alimentado por corvos.

Neste momento a situação de Elias muda de uma situação estável, para a situação mais crítica, sem poder estar em sua residência, dependendo dos milagres de Deus para se alimentar e passando como todos um tempo de redução de seus bens, mas ELE foi.

Esse é o primeiro momento de Elias em seu ministério público, a primeira manifestação de Deus em seu ministério, como se pode ver em I REIS 17:1-1, em que algumas traduções trazem como subtítulo “A entrada do profeta Elias”.

Por decidir servir a Deus em toda e qualquer situação, por ser obediente a direção de Deus, sem se importar com sua condição, o SENHOR se manifesta constantemente a Elias, falando com Ele face a face, produzindo em sua vida e através de sua vida momentos da manifestação sobrenaturais de Deus.

Deus mandou ir ao Rei

I REIS 17:1-1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra.

Os corvos o sustentaram como Deus lhe havia declarado

I REIS 17:6- 6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro.

Depois quando o orientou a ir para o ribeiro de Querite

I Reis 17:2-3- 2 Depois veio a Elias a palavra do Senhor, dizendo:
3 Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão.

Um pouco mais adiante o SENHOR manda sair do Querite e ir até a casa da viúvade Sarepta

I REIS 17:9- 9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente.
Quando orou e o SENHOR mandou fogo do céu para consumir o sacrifício
I REIS 18:36-38- 36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.
37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

Quantas pessoas dizem não ouvir a voz do SENHOR, e Elias ouviu muitas e muitas vezes.
Quantas pessoas buscam a direção do SENHOR sobre que atitude tomar em determinadas situações e parece que veem um silêncio sobre nós.

Talvez a resposta esteja na forma como encaramos a vida de fé. 

Elias era servo de Deus comprometido com sua direção quando as coisas estavam bem, quando havia água, alimento em abundância mas também era um homem comprometido, obediente, submisso a Deus, quando chegava o tempo da prova, da dificuldade, por isso Deus jamais deixou de falar com Ele, de prove-lo de tudo o que precisava

Amados o Senhor deseja nosso coração porinteiro, não apenas quando tudo vai bem, O Senhor deseja pessoas que confiam nele, mesmo quando aparentemente não vivemos o melhor da vida.

AS MANIFESTAÇÕES SOBRENATURAIS DE DEUS, ESTÃO SOBRE AQUELES QUE NÃO ABANDONAM A DEUS MESMO NOS MOMENTOS MAIS DIFICIEIS, POIS SÃO COMPROMISSADOS COM ELE.

A importância do compromisso muitos nestes tempos tem substituído seu compromisso com Deus por outras coisas, que entendem ser mais importantes.

Veja que o SENHOR mostra a importância de priorizarmos o compromisso com Ele.

LUCAS 9:61-62- “Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. 

Para arar a terra e ela ser bem usada, otimizada, a gente tem que arar em linha reta, e portanto não há como ficar olhando para tras, pois o trabalho não será produtivo.
Assim é na fé, temos que manter o foco na fé, para que a nossa terra seja uma terra de muitas colheitas

Ter compromisso com Deus é ter compromisso com a igreja também, muito se tem apregoado por aí, que uma vida espiritual saudável não necessita de tempo na igreja.
É tão importante que Jesus esteve constantemente ensinando no templo e nas sinagogas, depois de sua morte e ascensão seus discípulos continuaram a frequentar o templo depois a igreja fundada.

ATOS 5:42- “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. 

O Salmista mostra aimportância de estar na igreja

SALMOS 84:10 - Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
SALMOS 122:1- “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”.

III- A MANIFESTAÇÃO SOBENATURAL DE DEUS, VEM SOBRE AQUELES QUE NÃO VIVEM A RECLAMAR DE ONDE DEUS O COLOCOU, 

É claro que todos desejamos viver sempre no mundo ideal, na melhor residência, no melhor emprego, com o chefe mais generoso, mas a vida não é assim, temos momentos em que estamos em algum lugar que não gostaríamos, que não é o melhor, mas devemos sempre nos lembrar que isto foi permissão de Deus.

No texto em que se desenvolve este momento de Elias, existe um homem chamado Obadias, que a Palavra de Deus mostra como um homem temente a Deus.

I REIS 18:3- 3 Acabe chamou a Obadias, o mordomo (ora, Obadias temia muito ao Senhor;

Veja Obadias era servo de um rei mal idolatra, que desobedecia a Deus, Obadias poderia ter entrado em crise, abandonado a fé, por estar trabalhando para um homem muito mal e injusto, com uma esposa idólatra e cruel, ou seja vivendo um ambiente muito longe daquele que um homem temente a Deus gostaria de estar.

Mas Obadias sabia que havia um proposito em tudo que Deus faz ou permite e realmente foi o que houve, a mulher de Acabe, Jezabel em determinado momento, começa a perseguir os profetas de Deus, para destruí-lo, mas Obadias que vivia próximo ao rei e a rainha, sabia das coisas e com antecedência pode proteger cerca de 100 profetas e alimentá-los.

I REIS 18:4-4 pois sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinqüenta numa cova e cinqüenta noutra, e os sustentou com pão e água);

Às vezes não participamos das grandes manifestações de Deus. Por não entender e se dispor a estar aonde Deus quer que a gente esteja, somos tão egoístas que não encaramos a vida como ela é, ou seja, só pensamos em nós mesmos e não entendemos que estar no local que não gostaríamos de estar, é também uma maneira de sermos benção na vida dos outros.

Ser benção mostrando a sua fé, tentando reverter o caminho mal pelos quais estas pessoas andam, estar lá para ajudar pessoas que não tem acesso aquilo que temos.

Pense nisso, não apenas reclame que o lugar não é apropriado para você, que é muito duto, difícil, pense que foi o SENHOR que te colocou ali, para ser instrumento DELE.

Isso é tão claro, que Obadias foi colocado em u alto posto no meio de um governo de incredulidade e maldade, como um homem temente a Deus, com sua fé conhecida por todos, pois pessoas de fé tem suas atitudes espirituais diárias conhecidas, poderia ser contratado por um rei tão mal, evidente a resposta foi Deus que o colocou ali.

Amados Deuste colocou naquele lugar, para te usar, então pare de reclamar e faça como Obadias, seja o melhor trabalhador que você pode ser naquele lugar e esteja atento aos valores de sua fé.

IV-QUANDO AGIMOS DE ACORDO COMA VONTADE DE DEUS PARA NÓS, O SENHOR VAI AO NOSSO ENCONTRO, NO MOMENTO MAIS DIFICIl

Veja que a situação da nação era gravíssima, e com esta situação todos sofrem, inclusive os que ocupam cargos mais elevados, Acabe diz a Obadias, para que eles saíssem pelo país, perto da fonte das aguas, para ver se porventura eles achassem capim, para sustento dos cavalos e as mulas, que não tinham mais nada para comer.

Neste momento o rei estava em um caminho e Obadias em outro, mas foi a Obadias que o SENHOR enviou o profeta.

I REIS 18:5-7-5 e disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios. Pode ser que achemos erva para salvar a vida dos cavalos e mulas, de maneira que não percamos todos os animais.
6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem; e foram a sós, Acabe por um caminho, e Obadias por outro.
7 Quando, pois, Obadias já estava em caminho, eis que Elias se encontrou com ele; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: És tu, meu senhor Elias?

Seria muito mais contundente aos olhos humanos o profeta ter um encontro com o rei, mas pela fidelidade de Obadias, o SENHOR se revela a ELE através do profeta.
Amado o SENHOR encontra aqueles que são fieis em todo tempo, pois fidelidade é muito mais preciosa que qualquer outra coisa, neste caso um empregado da corte foi mais honrado que um rei.

V- QUANDO VOCE E FIEL, PELA FÉ SEUS TEMORES SÃO RETIRADOS E VOCE PODE FAZER O QUE PARECIA IMPOSSIVEL

Veja que ao encontrar com Obadias, Elias pede para que ele vá avisar a Acabe que Elias queria ter um encontro com ele, Obadias então mostra todo o seu teor com esta mensagem, pois Acabe se tornava violento, quando o profeta não era encontrado.

I REIS 18:8-12-8 Respondeu-lhe ele: Sou eu. Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
9 Ele, porém, disse: Em que pequei, para que entregues teu servo na mão de Acabe, para ele me matar?
10 Vive o Senhor teu Deus, que não há nação nem reino aonde o meu senhor não tenha mandado em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está; então fazia-os jurar que não te haviam achado.
11 Agora tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
12 E será que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te levará não sei para onde; e, vindo eu dar as novas a Acabe, e não te achando ele, matar-me-á. Todavia eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.

Elias mostrou que PEKA FÉ DE Obadias, pelo entendimento que importante era servir a Deus independente de lugar ou circunstância, ELIAS não o deixaria na mão, mostrando que ele não sofreia dano, mas que sua tarefa seria realizada sem perigo.

Amados é assim que é quando somos tementes a Deus, o SENHOR nos tira o temor, nos dá ousadia, e nos protege em todo tempo.

SALMOS 3:3-3 Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça.

VI- O SERVO DE DEUS SABE O QUE O PODER DO ESPIRITO SANTO PODE PRODUZIR

O SERVO DE Deus comprometido com a Palavra, sabe que as coisas mais impossíveis, sobrenaturais, podem acontecer a qualquer momento, pois seus olhos estão postos no mundo espiritual.

Obadias sabia do poder do Espirito Santo para mudar situações, realizar coisas, tanto que quando Elias pede para Obadias encontrar Acabe, Obadias diz: “Mas se o Espirito Santo te leve para aonde eu não saiba” fala aqui não apenas de direçãodada ao profeta para mudar o rumo, ou mesmo de uma transladação de Elias no poder do Espirito, fato este registrado apenas no Novo Testamento, com Filipe.

ATOS 8:39-40-39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
40 Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

CONCLUSÃO

Amados aprendemos aqui com Elias e Obadias, algumas coisas extremamente importantes para vivermos a fé em sua total dimensão.

A primeira é a necessidade de se firmar no compromisso com Deus, com a Igreja, com a obra do Senhor, mantendo o foco para arar uma terra corretamente e receber suas colheitas.

O Senhor se manifesta com quem está feliz em qualquer lugar que Deus o colocou, pois sabe que tudo tem um propósito.

O Senhor pega pessoas assim e vai ao seu encontro e dá discernimento pra saber até onde o poder de Deus pode operar, dá livramento dos temores.

0 comentários:

Postar um comentário