terça-feira, 2 de outubro de 2018



INTRODUÇÃO

SALMOS 18:28-37-28 Sim, tu acendes a minha candeia; o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas.
29 Com o teu auxílio dou numa tropa; com o meu Deus salto uma muralha.
30 Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam.
31 Pois, quem é Deus senão o Senhor? e quem é rochedo senão o nosso Deus?
32 Ele é o Deus que me cinge de força e torna perfeito o meu caminho;
33 faz os meus pés como os das corças, e me coloca em segurança nos meus lugares altos.
34 Adestra as minhas mãos para a peleja, de sorte que os meus braços vergam um arco de bronze.
35 Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me sustém, e a tua clemência me engrandece
36 Alargas o caminho diante de mim, e os meus pés não resvalam.
37 Persigo os meus inimigos, e os alcanço; não volto senão depois de os ter consumido.

O Salmo foi escrito pelo rei Davi, no dia que o SENHOR o livrou das mãos dos seus inimigos.

Desde o dia em que Davi foi chamado a ser o rei de Israel, até sua morte, muitos inimigos se levantaram em oposição a ELE, começando com o próprio rei Saul, depois passa pelos filisteus e todos os povos gentios daquela época e até mesmo em família, com um de seus filhos, Absalão, que tenta usurpar o seu reino.

Mas mesmo nestes tempos de dificuldade, reconhece a graça e o poder de Deus sobre a sua vida e mais uma vez louva a Deus, com a criação do Salmos 18, como o fez várias vezes antes.

Todos nós temos algum problema que acreditamos atrapalhar nossa vida. Mas, você já parou pra pensar que o que realmente está te atrapalhando pode não ser o seu problema, e sim o fato de você ficar pensando nele o tempo todo e falando sobre ele?

Reclamar, murmurar e criticar. São palavras que possuem muitas definições. No dicionário a palavra murmurar significa: permanecer, passar a noite ou permanentemente ficar. Quando você murmura e reclama isso te impede de ter progresso. Quanto mais reclamamos dos problemas mais tempo permanecemos neles.

Quanto antes aprendermos louvar a Deus mais antes sairemos do deserto e chegaremos ao lugar que queremos chegar porque reclamação não move a mão de Deus, mas abre a porta para o diabo.

Louvor, ações de graça e adoração movem a mão do Senhor. Se você não adorar a Deus no deserto com certeza também não o adorará no topo da montanha.

SALMOS 100:4- “Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome”
 
Assim foi no caso deste salmo 18, que nos trás lições extremamente importantes:

II- A BENÇAO DE DEUS VEM PELA RECOMPENSA DE ATITUDES CORRETAS DIANTE DE DEUS

Davi ao analisar a intervenção poderosa e os milagres de Deus, na sua vida ELE DECLARA QUE :

SALMOS 18:24-24 Pelo que o Senhor me recompensou conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.

Davi entendia que a resposta de Deus a sua oração foi uma recompensa pelo seu relacionamento com Deus, de coração inteiro.

Davi mesmo errando algumas vezes, sempre levou a serio os caminhos do Senhor, ele teve diante dos seus olhos todas as promessas e se guardou do pecado. 

Irmãos a consciência de Davi sempre o levou a andar conforme a Palavra de Deus e se arrepender rapidamente quando exortado por seus erros.

Por isso era um homem segundo o coração de Deus, não por ser 100% perfeito, mas por buscar a perfeição, por se reconciliar e admitir seus erros.

Sabe irmãos é o que Deus espera de cada um de nós, ainda hoje, não a perfeição, mas a busca dela, a disposição de mudar o que está errado e se esforçar para isso.
Quando Deus vê isso ELE certamente age, conforme o próprio Davi reafirma

SALMOS 18:25-26- 25 Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito.
26 Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso te mostras contrário.

Todo o salmo 18 mostra o grande engano de muitos que entendem que, tudo o que fazemos significa muito pouco, porque “tudo vem da graça” mas não é isso que este salmo e o restante da Palavra de Deus nos mostram. 

A verdadeira graça derramada em nós pelo SENHOR nos leva a atividade e ação.
Por isso a importância de nossas atitudes, de nossos relacionamentos com: o próximo, com os irmãos, com a igreja, com os nossos semelhantes.

I CORINTIOS 3: 14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
MATEUS 10: 41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo.
42 E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.

Tudo o que fazemos terá conseqüências e recompensas.

III- E A BUSCA DA INTIMIDADE COM DEUS, QUE MANTÉM MEU CAMINHO CLARO

Não é apenas um momento de entrega com Deus, mas uma vida de comunhão constante com ELE , que nos leva a trilhar os caminhos corretos, de vitória, longe do engano, veja o que Davi diz:

SALMOS 18:28 a - 28 Sim, tu acendes a minha candeia;

Por causa deste relacionamento tudo aquilo que não entendíamos, que se mostra mal a nossa vida, que pode nos prejudicar, é revelado por Deus
Quando o salmista afirma que o senhor que ilumina as minhas trevas e caminhos, se refere ao brilho que o SENHOR emite, proveniente de seu esplendor.
Quando João foi levado a Jesus na ilha de Patmos, em um arrebatamento, ELE descreve a Jesus como:

APOCALIPSE 1:16-16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.

E quando buscamos a sua face, intimidade com ELE, nos somos iluminados também.
Moisés subiu ao Sinai e Deus tornou a ditar as palavras da Lei para ele. Quando Moisés desceu do monte, trazendo as tábuas dos dez mandamentos, algo extraordinário aconteceu, seu rosto brilhava e Moisés não sabia que a pele de seu rosto resplandecia, só percebeu porque Arão e todos os israelitas ficaram com medo dele.

EXODO 34: 29- Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.

Mas não é uma busca simples, de qualquer maneira, aquela que estamos a buscar muitas vezes hoje, com pouca oração, com alguns dias na igreja, veja que Moisés para sair desta forma ficou na intimidade com Deus por 40 dias e quarenta noites em consagração.

EXODO 34:30 Quando, pois, Arão e todos os filhos de Israel olharam para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia, pelo que tiveram medo de aproximar-se dele.

É este brilho da glória do SENHOR que nos dá conhecimento para irmos pelos melhores caminhos, nos melhores momentos.

II CORINTIOS 4:6-6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Deus ilumina o caminho de quem busca intimidade com ELE.

E note que faz ainda mais que isso, nos tira das trevas, quando por acaso, por descuido, por falta de obediência entramos em trevas.

SALMOS 18:28b - o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas.

Mas para isso acontecer eu e você temos que entrar na presença, na intimidade, com zelo, com busca verdadeira, profunda de Deus

IV- O BRILHO DE DEUS EM VOCE CAUSA DOS TIPOS DE REAÇOES: INVEJA E MEDO 

Sabe irmãos quanto mais buscamos a presença de Deus, a intimidade de Deus com seriedade, com dedicação, a unção de Deus em nossa vida vai brilhar, mesmo sem que a gente perceba, veja o rosto de Moisés brilhava e ele não sabia.

EXODO 34:29- 29 Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.

Ou seja, muitas transformações e unções que Deus opera sobre sua vida, você às vezes não percebe claramente no inicio, às vezes estamos envolvidos com um trabalho, achamos que não estamos preparados, dando resultado, e as pessoas estão vendo nosso rosto brilhar.

 Isto causa medo em muitas pessoas, medo de que a unção que está sobre nós e não sobre a vida dos que a vêem, seja um risco de repreensão, castigo, reprovação contra suas vidas, trazendo o medo de serem condenadas por não se dedicarem a sua busca.

Mas também causa inveja nas pessoas, que vêem seu rosto brilhar, e sentem inveja, querem também, mas não querem subir ao monte, entrar na presença de Deus, Jejuar e orar, escrever as tábuas (trabalho) tudo que antecedeu ao brilho no rosto de Moisés.
É aquilo que muitos chamam de inveja santa, o que é um erro porque se é inveja, não é santa.

Quando você entra na presença de Deus como Moisés, você começa a brilhar em todas as áreas de sua vida, pessoas vão temer você, outras vão mentir para você como fez Araão com o bezerro de ouro, veja que coisa mais inusitada ao ser surpreendido e repreendido por Moisés ao fazer o bezerro de ouro.

Ele diz que os judeus lhes trouxeram ouro e ele jogou ao fogo e saiu este bezerro de ouro

EXODO 32: 24 Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.

Pessoas vão se aproximar diante de você, querer te enganar, te envolver em mentiras, para tirar o brilho do teu rosto. Não caia nesta armadilha, sinceramente continue buscando a Deus e sua direção, não se envolva na mentira e no descontentamento de quem não brilha o rosto.

Todos dentro da igreja tem motivo para estarem satisfeitos e contentes (salvação, provisão, posição em Cristo), mas alguns vivem descontentes, insatisfeitos e até emburrados porque acham que poderia ser melhor.

Esquecem que foi a insatisfação que fez com que o povo de Deus se rebelasse contra Moisés, que os impediu de entrar na terra prometida, e os fez andar por 40 anos no deserto.

A insatisfação é fruto dos sentimentos negativos que alimentamos, achando que o problema está nos outros, mas na realidade está dentro de nós, veja o que a Palavra de Deus diz em:

LAMENTAÇOES 3:39-Portanto de que se queixa um homem vivente?Reclame cada homem pelos seus próprios pecados
JUDAS 16- 16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse.

Não de vazão a insatisfação, porque elas tem destruído relacionamentos, igrejas, casamentos, famílias, etc. Se destrói não pode ser algo de Deus.

V- A PROXIMIDADE E INTIMDADE COM JESUS NOS TORNA LEVES

Sabe a vida tem sido dura para a maioria dos brasileiros e de outra parte do mundo também, mas mesmo para aqueles em que a vida não tem sido tão dura, quando os problemas chegam, e todos temos problemas, parece que nos colocaram um peso sobre as costas.

Davi enfrentou muitos problemas neste salmo especificamente os inimigos do seu povo (o maior os filisteus) mas ao mesmo momento enfrentava a perseguição de Saul.
Davi passava por isso neste salmo a ponto de declarar

SALMOS 18:4-5- 4 Cordas de morte me cercaram, e torrentes de perdição me amedrontaram.
5 Cordas de Seol me cingiram, laços de morte me surpreenderam.

E o que fez Davi ?

Entrou na presença de Deus

SALMOS 18:2- O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. ( em outra tradução:”em quem me refugio”)

Ai o que acontece?

Deus opera e retira de Davi todo o peso e trouxe Davi para um lugar espaçoso

SALMOS 18:18-20- 18 Surpreenderam-me eles no dia da minha calamidade, mas o Senhor foi o meu amparo.
19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
20 Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.

A ponto de Davi sentir-se tão leve que mostra que podia saltar muralhas e passar por batalhões.

SALMOS 18: 29 Com o teu auxílio dou numa tropa; com o meu Deus salto uma muralha.

O zelo, a dedicação a busca de Davi eram sérias e Deus operou.

SALMOS 18:21-23- 21 Pois tenho guardado os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus.
22 Porque todas as suas ordenanças estão diante de mim, e nunca afastei de mim os seus estatutos.
23 Também fui irrepreensível diante dele, e me guardei da iniqüidade.

De amarrado por cordas a um homem leve a ponto de saltar muralhas.

 É isto que Deus quer fazer em sua vida, porém para isso além de entrar na presença do SENHOR, eu e você precisamos: guardar os seus caminhos, não se apartar de Deus, cumprir todas as suas ordenanças, se guardar da iniqüidade e ser irrepreensível diante DELE.

VI- ANDAR NOS CAMINHOS DE DEUS É ANDAR NO CAMINHO DE UMA VIDA DE PERFEIÇAO E RESULTADOS

Davi aprendeu a andar no caminho do Senhor, pois sabia que o caminho do Senhor é perfeito.

SALMOS 18:30- 30 Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam.

E o caminho que nos leva a vitória e a eternidade

SALMOS 139: 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;
24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.

Este caminho é muito interessante, porque não é um caminho fácil, mas o único que leva a vida eterna.

A palavra de Deus diz que este caminho é estreito

MATEUS 7:14- 14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.

Caminho estreito caminhar com Jesus requer renúncia, abandono das coisas terrenas e crer nas coisas espirituais as quais os olhos não podem ver como disse Paulo em

II CORÍNTIOS 4:18: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas”.

Por ser um caminho estreito é muito fácil sair dele, é só pisar um pouco para esquerda um pouco para a direita e pronto caímos fora do caminho.

Muitos vão querer nos tirar do caminho uns rirão de nós, outros usarão de persuasão para nos indicarem um atalho mais fácil para o que desejamos muitos se oporão e geralmente são poucos os que nos ajudarão por estarem conosco na mesma caminhada.

O Caminho Estreito, por ser deste modo, é escolhido por poucos e rejeitado por muitos, mas é o caminho que conduz à vida. 

Temos que entender também que este caminho não será somente de aperto e dificuldades, pois quem decide andar por ELE experimenta as bênçãos deste caminho, veja o que Davi fala a respeito destas recompensas;

SALMOS 18:30-37-

Um caminho de proteção – v.30b- “....o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam.”

Um caminho de ânimo , disposição e força – v.32- “Ele é o Deus que me cinge de força.
v.34b-“ de sorte que os meus braços vergam um arco de bronze”

Um caminho de habilidade e agilidade – v.33- “33 faz os meus pés como os das corças, e me coloca em segurança nos meus lugares altos.”

Um caminho de treinamento e preparação para coisas grandes – v.34-“ 34 Adestra as minhas mãos para a peleja, de sorte que os meus braços vergam um arco de bronze.”

Um caminho seguro e sem vacilação – v.36- “36 Alargas o caminho diante de mim, e os meus pés não resvalam.”

Um caminho de disposição para perdoar quando necessário e pertinente – v.35b-“ a tua mão direita me sustém, e a tua clemência me engrandece.”

E acima de tudo um caminho de colocar em retirada e vencer os inimigos v.37- 37 “Persigo os meus inimigos, e os alcanço; não volto senão depois de os ter consumido.”

CONCLUSÃO

Irmãos não se engane, as bênçãos de Deus, vêem sobre nós em recompensa as nossas atitudes, ou seja, precisamos viver a Palavra em nós com atitudes.

A busca da intimidade com Deus, ilumina nosso Caminho e a nossa vida, e a nossa vida.

O brilho de quem busca a intimidade com Deus, causa reações de medo e inveja.

A intimidade com Deus tira o peso e nos trona leves e ágeis.

A intimidade com Deus nos leva pelo caminho perfeito



0 comentários:

Postar um comentário