terça-feira, 2 de outubro de 2018



I-INTRODUÇÃO

I REIS 19:1-10 - 1 Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.
4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.
6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.
7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.
8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?
10 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
Chegamos neste momento ao tempo em que o grande profeta Elias, servo que vivia na face de Deus, pós ter vencido os profetas de Baal e Aserá, instituídos em Israel por Acabe e sua esposa, que levavam os judeus a idolatria e paganismo, era agora ameaçado por Jezabel de morte.
I REIS 19:1-2- 1 Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
Vamos ver agora algo que devemos aprender:
I-             SAIBA QUE DIANTE DE VITÓRIAS QUE ALCANÇAMOS NA CAMINHADA DA VIDA O INIMIGO NO DIA SEGUINTE VEM PARA NOS ATACAR
Muitos nas grandes vitórias se enchem de alegria e força, mas se esquecem que temos um inimigo que não descansa sempre a postos para tentar interromper, ou colocar dúvidas na nossa caminhada, para nos impedir de chegar aos nossos objetivos e principalmente aos objetivos de Deus para nós e nos ataca.
Elias nosúltimostrês anos havia profetizado a seca por causa da incredulidade e a idolatria que a nação estava andando e não choveu, após os três anos desafiou mais de 800 profetas entre os profetas de Baal e Aserá, e os venceu humilhando-os diante de todo povo, mostrando que não tinham poder contra ELE porque ele servia ao Deus de Israel, Elias manda matar os profetas idólatras que desencaminhavam e contaminavam o povo de Israel, tinha orado pela chuva e ela veio em grande tamanho, atingindo toda a nação trazendo de novo a fertilidade da terra.
Ao saber de tudo isso a rainha esposa de Acabe, manda ao profeta um mensageiro, para dizer que no dia seguinte mataria a Elias.
I REIS 19:2- 2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
E o que aconteceu com Elias é exatamente o que acontece conosco em muitas vezes, mesmo já tendo experimentado os milhares, o poder da oração, a visualização do poder de Deus através de nós e de nossas orações, Elias fugiu amedrontado, como medo.
I REIS 19:3- 3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.
Ora irmãos precisamos aprender que não há uma vitória sem que haja um novo ataque, porém temos que aprender também que a fé que tivemos nas grandes batalhas, devem ser alimentadas, cultivadas todos os dias, para continuarmos experimentando as vitórias, ou seja não adianta ter sido um crente fiel até ontem, é preciso ser um crente fiel todos os dias. Fiel em oração, fiel em meditação na Palavra, fiel na busca dos dons, fiel na prática dos dons, fiel as ordenanças de Deus em todo tempo e em todas as áreas. LEMBRE-SE A FÉ DE ONTEM NÃO BASTA PARA OS ENFRENTAMENTOS DE HOJE!!!
Ou seja cada vez que eu deixo de me preparar na fé, deixo de me fortalecer e de ter em mim o poder de Deus para enfrentar estes dias. Não adianta num dia ser um Super-Homem de fé e noutro dia estar mais ou menos dedicado ao crescimento da fé, pois enfraquecemos e este tem sido a grande armadilha do inimigo.
Jesus nos alerta sobre isso quando alerta a Pedro que se sentia forte, disposto a ir com Jesus até a morte, porque tinha visto o poder de Deus e as maravilhas de Deus, o SENHOR mostra que era preciso manter sempre a fé em alta, todos os dias.
LUCAS 22: 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
32 mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.
Tem muita gente vivendo na fé de ontem, nas realizações de ontem e esquecendo de fortalecer a sua fé para hoje, por isso até mesmo homens de grande experiências como Elias, caem em medo, em laços do inimigo e fogem ao invés de se manter em vitória.
II-            A FÉ NÃO ALIMENTADA COTIDIANAMENTE GERA FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL E SEM VISÃO NÃO LUTAMOS CORRETAMENTE
Veja que Acabe no dia anterior tinha desafiado os profetas de Baal e de Aserá, que no total eram 850 profetas, a realizarem uma oferta e que o Deus de cada um se manifestasse aceitando a oferta.
Eles ficaram em orações, em danças das 9 horas da manhã até as 15 horas e nada aconteceu
I REIS 18:29- 29 Também sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu.
Elias então assumiu a sua vez, colocou sobre o altar a sua oferta e orou e desceu fogo do céu, consumindo a oferta, mandando então prender e eliminar os profetas de Baal, que desencaminhavam o povo de Deus
I REIS 18:40- 40 Disse-lhes Elias: Agarrai os profetas de Baal! que nenhum deles escape: Agarraram-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou.
Ora Elias tinha derrotado, subjugado os profetas, sem nenhuma resistência contra ele, nem dos profetas, nem dos soldados, nem do rei e da rainha, porque ele deveria temer a ameaça da rainha, que não tinha nenhum sentido.
Não tinha sentido porque eram ameaças vazias, sem nenhuma verdade, pois se fosse verdadeira e possível a rainha, não mandaria um mensageiro avisar que ia matar, mas sim soldados para mata-lo.
Porque ela não mandou os soldados, porque ela sabia do poder de Elias e do Deus de Elias, então teve medo que os soldados fossem destruídos.
Mas Elias por sua vez não se manteve no mesmo nível de fé do dia anterior, e ficou com medo e fugiu.
Amado alimente sua fé todos os dias, no dia da vitória, no dia das ameaças, no dia da falta, no dia da abundância, esteja preparado para profetizar a Palavra sobre a situação que você enfrenta.
EXEMPLO:
O medo bate à porta, você declara que “"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus" (2 CORÍNTIOS 10:3-5).
Os inimigos te ameaçam, querem te destruir, você profetiza que “nenhuma arma forjada contra nós prosperará” (ISAIAS 54: 17 a )
Lançam contra ti Palavras de maldição, de desanimo, profetize: “e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás;” ISAIAS 54:17 b
Você foi acometido por uma enfermidade, profetize: “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. “(1 PEDRO 2:24)
Veja que as ameaças de Jezabel eram vazias e o profeta deveria ter percebido isso e profetizado contra ela, mas ficou com medo e fugiu, pois o medo nos afasta da vontade de Deus.
O servo de Deus não precisa ter medo, veja o que diz:
I JOÃO 4:18- 18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.
A resposta para não ter medo é entregar a Deus as nossas preocupações sobre coisas fora do nosso controle, como Davi nos ensina no Salmos 56:4-
SALMOS 56:4-aprendeu esta confiança no Senhor: "Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei".
III -  SAIBA QUE O SENHOR MANTEM UM POVO PARA TE DAR RETAGUARDA EM TODO TEMPO MESMO QUE VOCE NEM SAIBA DISSO.
Irmãos precisamos entender uma coisa em nenhum momento de nossas vidas somos deixados sozinhos, o SENHOR sempre prepara pessoas, para estarem junto de nós, intercedendo por nós, lutando as nossas lutas, suportando-nos em oração, mesmo que a gente nunca saiba disso.
Moisés foi lutar contra os amalequitas que vinham contra Israel e quando Moisés estava com os braços estendidos abençoando a Israel, eles venciam, mas quando os braços eram abaixados eles pereciam, até que se providenciaram pessoas para segurarem a mão de Moisés.
EXODO 17:11 E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.
12 As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol.

13 Assim Josué prostrou a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
Na fornalha em que os três amigos de Daniel foram jogados, apareceu mais um para ajuda-los naqueles momento de luta.
DANIEL 3:23-26- E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
24 Então o rei Nabucodonozor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei.
25 Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.
26 Então chegando-se Nabucodonozor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
Elias achava que estava sozinho, mas o SENHOR motsra a ELE que tudo o que ELE fez, fez também porque havia um povo intercedendo por ELE, que eram mais de 7 mil pessoas, que não de dobraram a Baal, ou seja Elias não estava sozinho.
Você também não está sozinho, há uma igreja por tras de você orando, clamando, paera que as coisas deem certo, para que você seja fortalecido, para que o inimigo seja repreendido, e não precisa fazer alarde disso, tanto que nem o povo sabia, nem o profeta sabia, mas aqueles homens estavam lá, levantados por Deus.
Tenha certeza que você não está superando isso sozinho, há gente com você, levantada por Deus, mesmo que você não saiba.
IV  - O QUE VOCE PRECISA É PARAR DE FICAR PARALISADO E SE MEXER
Veja que quando Elias se manteve fugindo, se isolando, o SENHOR foi até ELE e lhe disse para comer, beber e se levantar para fazer a obra do SENHOR, ou seja, não ficar paralisado, prostrado, afastado da vontade de Deus, mas sim agir.
Isso foi feito por Deus com Elias por Deus por duas vezes:
I REIS 19:5,7-5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.
7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come,... porque demasiado longa te será a viagem.
E disse mais a Elias, não pense que a vitória está ali na frente, fácil, mas vai haver uma caminhada longa, para alcançar seus objetivos.
I REIS 19:7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come,... porque demasiado longa te será a viagem.
Veja pode demorar mas você vai alcançar, apenas não pare, não desista, não deixe de saber que você não está sozinho.
CONCLUSÃO
Amados não importa o momento que vice esteja passando, você deve entender que:
Saiba que depois de uma vitória vem o ataque do inimigo;
Entenda que a fé de ontem não serve para as necessidades de hoje, você precisa manter o nível de sua fé todos os dias;
Creia que você nunca está sozinho;
Mas entenda que você não pode ficar prostrado, tem que se levantar e colocar as mãos à obra e a vida espiritual em movimento.
Mas creia nenhuma arma forjada contra vocêprosperará.


0 comentários:

Postar um comentário