terça-feira, 2 de outubro de 2018


I-INTRODUÇÃO

I CORÍNTIOS 1:27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;
Todos nós com poucas exceções diante do dia a dia nos sentimos pequenos demais, em forças para enfrentar tantas situações que nos apresentam.
Porém sabemos que a Palavra de Deus diz que se passamos por estes momentos eles são permissão de Deus, para que depois de enfrenta-los, tenhamos saído dele mais fortes e sábios
ROMANOS 8.28 - "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto."

Quantas vezes diante dos grandes problemas que enfrentamos ficamos com medo, achando que nos falta não apenas a força, mas também armas para que possamos enfrentar o nosso problema, creia meu amigo no que diz a Palavra de Deus, se você está diante dessa situação, não importa se por sua culpa, ou por permissão de Deus, com as armas que você possui ai contigo, você irá passar por ela.

I CORINTIOS 10:13-13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

Porém o que faz uma grande diferença diante desta situação, é a forma como nos preparamos para enfrenta-la e a forma como enxergamos estas situações.

II- É PRECISO ESTAR CIENTE DE QUE ELAS SURGIRÃO

Na preparação uma das coisas mais importantes é conhecer o que temos que enfrentar.
Porém muitos de nós começa a caminhada sem pensar que um dia estaremos nos confrontando com situações assim e não se preparam para este dia, o que o torna muito mais difícil de encara-los.
Mas a Palavra de Deus sempre nos alertou sobre isso

O apóstolo Paulo em seus ensinos mostra que todos sabiam que esse momento chegaria

I TESSALONICENSES 3:3-3 para que ninguém seja abalado por estas tribulações; porque vós mesmo sabeis que para isto fomos destinados;

Paulo mostra que ninguém deveria ser abalado por estes momentos, pois a nossa chegada a terra prometida, estava condicionada a passar por estes momentos

ATOS 14:22-22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.

II- TRES TIPOS DE ADVERSIDADES QUE ENFRENTAMOS

Na caminhada da vida podemos enfrentar três tipos de momentos de adversidade:

1.    Disciplina do SENHOR
2.    Provações da nossa fé
3.    Ataques do inimigo (Tentações, etc.)

Em todos estes momentos o objetivo é nos manter no caminho da vitória através da fé e de ações que a Palavra de Deus nos ensina, mesmo quando é um ataque do inimigo.

Portanto para cada uma delas devemos entender o que está acontecendo e responder a altura do que cada uma delas exige.

DISCIPLINA – Quando erramos ou fazemos algo contrário a direção de Deus, por seu tremendo amor ele nos disciplina, para que possamos nos ajeitar ao caminho correto.
Muitas pessoas se sentem desencorajadas quando Deus lida com elas. Logo que Ele mostra a elas seus defeitos, ficam ansiosas, preocupadas e tristes.
Deveríamos regozijar quando Deus mostra nossos defeitos e nos submeter alegremente a Sua correção. Devemos entrar em acordo com Ele.
HEBREUS 12:5-7- 5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;

6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.

7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?


PROVAÇÃO– Na provação devemos exercitar a nossa fé, sabendo que este momento é didático, instrutivo, para que a gente meça como anda a nossa fé e dependência de Deus, jamais fugir da luta ou nos revoltar contra aquele momento.

DEUTERONOMIO 8:2-3-2 E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.

3 Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem.

ATAQUE DO INIMIGO

O grande pecado do inimigo foi o orgulho de não querer se submeter ao SENHOR, rebelou-se contra ELE e foi expulso.
Hoje seu papel tem sido de perseguir os servos de Deus, para que estes também não se submetam a vontade de Deus,

II TIMOTEO 3:12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.

E ele tem feito isso de várias maneiras, muito comuns em nossos dias, tais como: valorizar a ciência em detrimento a Deus, mudar conceitos absolutos da verdade por uma nova interpretação da Palavra de Deus (a identidade de gênero, a homossexualidade, a nova visão de igreja, a valorização dos prazeres, dos desejos, etc.).

A vitória está em se identificar o que estamos sendo tentados, sob o que diz a Palavra e resistir à tentação sempre tendo a Palavra como arma número 1 de nossa vida, e o jejum e oração que nos tornam cada vez mais fortes espiritualmente, foi assim que Jesus agiu com Satanás no deserto, portanto somos imitadores de Jesus, assim devemos agir.

Mas em todas as três situações, devemos nos alegrar, pois todas elas tem o objetivo de nos levar as promessas de Deus em nossa vida, o salmista sabia disso e escreveu inspirado pelo Espirito Santo.

SALMOS 66:10-12-10 Pois tu, ó Deus, nos tens provado; tens nos refinado como se refina a prata.

11 Fizeste-nos entrar no laço; pesada carga puseste sobre os nossos lombos.

12 Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância.

III- SAIBA QUE VOCE TEM O PODER PARA PASSAR POR TODAS ESTAS SITUAÇÕES, MESMO QUE VOCE SE SINTA PEQUENO

I CORINTIOS 10:13-13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

Deus através dos tempos já fez grandes coisas, através de coisas ou pessoas que se achavam insignificantes.

Deus usou uma vara para abrir o mar vermelho – EXODO 14:16-16 E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.


Deus usou uma pedra no caminho de Canaã para ser reservatório de água para alimentar milhares de pessoas – EXODO 17:6 - 6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo possa beber. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel.
Deus usou uma jumenta, para alertar um homem de sus maus caminhos e intenções diante de Deus – NUMEROS 22:27 E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão se acendeu, e ele espancou a jumenta com o bordão.
28 Nisso abriu o Senhor a boca da jumenta, a qual perguntou a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes?
29 Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria.
30 Tornou a jumenta a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a tua vida até hoje? Porventura tem sido o meu costume fazer assim para contigo? E ele respondeu: Não.
31 Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra.
Deus usou uma mulher que para a sociedade era frágil, para matar um perigoso general de guerra, Sísera, general do exército de Canaã – JUIZES 4:21 Então Jael, mulher de Heber, tomou uma estaca da tenda e, levando um martelo, chegou-se de mansinho a ele e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra; pois ele estava num profundo sono e mui cansado. E assim morreu.

22 E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem a quem procuras. Entrou ele na tenda; e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
Deus usou uma lasca de madeira e a transformou em um grande imã- II REIS 6:6-6 Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? E ele lhe mostrou o lugar. Então Eliseu cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.
Jesus usou saliva para curar cegueira e gagueira–
MARCOS 8:23-23 Jesus, pois, tomou o cego pela mão, e o levou para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?
MARCOS 7:33-35 - 33 Jesus, pois, tirou-o de entre a multidão, à parte, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua;
34 e erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: Efatá; isto é Abre-te.
35 E abriram-se-lhe os ouvidos, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.
Sansão com uma simples queixada de jumento derrota mil soldados filisteus-JUIZES 15:15-15 E achou uma queixada fresca de jumento e, estendendo a mão, tomou-a e com ela matou mil homens.

Gideão com 300 homens separados por Deus, venceu um exército de mais de 30,000 homens.

Amado não despreze quem você é, sua habilidade, sua força, sua capacidade, mas sim a sua fé e confiança em Deus, que faz de coisas pequenas e débeis como nós somos, grandes vencedores, pessoas que fazem proezas.

SALMOS 60:12-12 Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.

NUMEROS 24:18-18 E Edom lhe será uma possessão, e assim também Seir, os quais eram os seus inimigos; pois Israel fará proezas.

SALMOS 18:29 Com o teu auxílio dou numa tropa; com o meu Deus salto uma muralha.

Portanto diante da disciplina, da prova, da tentação, das adversidades, creia que você vai vencer, por mais simples e fraco que você se sinta, tua vitória, porque elas são alcançadas pela fé e não por força ou estratégia humana.

0 comentários:

Postar um comentário