terça-feira, 2 de outubro de 2018




 INTRODUÇÃO

ISAIAS 61: 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

Temos falado nas ultimas ministrações sobre o viver cheio do Espirito Santo, e como esta é uma ordenança do Senhor ao seu povo, não uma opção da Igreja.

Temos ainda falado sobre a necessidade de manter uma continua comunhão com o Espirito Santo de Deus, permitindo que ELE nos encha de seu poder continuamente.

A nossa experiência  com o Espirito Santo começa com a nossa entrega a Jesus como Senhor e Salvador, quando recebemos o Espirito Santo que passa habitar em nós, mas que não deve parar ai  pois há mais de Deus para ser recebido, como nos revela a mensagem de Ezequiel, que foi levada para a porta do templo e viu as águas que saiam de debaixo do templo, e o homem que o levou até lá, fez com que ele medisse a cada 1.000 côvados, como este rio se tornava mais profundo e fazia com que o profeta entrasse nele, como explicamos a semana passada neste, o rio representa o Espirito Santo e o levar o profeta a passar por ele, demonstra a necessidade de renovações do Espírito em todo tempo, até que transbordemos.

As pessoas ficam preocupadas, achando que estar neste nível de unção, tem a ver apenas com manifestações externas de alegria, de poder, mas se esquecem o porquê as pessoas eram e são ungidas até hoje.

Na Bíblia unção significa consagração. 

No Antigo Testamento, pessoas e objetos eram ungidos com óleo para serem dedicados a um trabalho especial. 

Jesus é o Ungido de Deus, consagrado para Deus e escolhido para nos salvar de nossos pecados. Messias (hebraico) e Cristo (grego) significam "Ungido".

 A unção é a consequência direta do ato de ungir. No Antigo Testamentoera muito comum derramar azeite (um símbolo visível) sobre a cabeça de uma pessoa com o objetivo de consagrá-la, santificá-la para um serviço especial. 

O Espirito Santo é dado, para que o Cristão não fique parado, estagnado, acomodado, pois o Espirito Santo é um Espirito de ação, de movimento.

Quer ver: 

GENESIS 2:1-2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava (se movia) sobre a face das águas.

Outro fato interessante, a Palavra precisava ser levada a todos os cantos da terra, em um determinado momento o Espirito fala a Filipe que vá a estrada de Gaza, que ali havia um home que precisava ser ensinado na Palavra.

ATOS 8:26-31- Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.
27 E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar,
28 regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?
31 Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.

Acabado de evangelizar e batizar o Eunuco, o Espirito Santo pega a Filipe e o transporta para uma cidade chamada Azoto, que ficava a 60 km daonde ele estava, com o objetivo de que:

ATOS 8:38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.
39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
40 Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

Paulo perseguidor dos Judeus se converte e com esta fama, com certeza percorreria um longo caminho, para explicar aos demais cristãos sua mudança, atrasando com certeza a obra que Deus tinha para ele, por isso, guiado, levado pelo Espirito se recolhe por muito tempo no deserto se preparando.

GALATAS 1:15-18 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.

E tem pessoas que acham que não precisam do Espirito Santo e de sua unção, esquecendo que a unção e o poder do Espirito Santo são essenciais para nos movermos no tempo e na direção de Deus.

Os símbolos usados na Palavra de Deus denotam esta característica do Espirito de moimento, de ação.

ELE É O VENTO - Um vento que se move com força; e de forma misteriosa ninguém sabe para onde vai, um vento impetuoso

RIOS DE ÁGUA VIVA – As águas que se movem em grande quantidade

POMBA – Como aquela que se move rapidamente

A unção é extremamente necessária para todos nós, para nos mover e fazer aquilo que nos foi deixado como incumbência. 

II – A UNÇÃO VEM SOBRE SEU POVO PARA MOVE-LO, A TRABALHAR

ISAIAS 61:1-1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para....

Percebe que a unção vem sobre nós para que a gente possa trabalhar, se mover, realizar aquilo que se espera de nós e não nos fecharmos em um círculo dentro da igreja. O Espírito me ungiu PARA, fazer algo, com um objetivo.

O Texto que lemos como introdução nos mostra que a unção é necessária para que a gente se mova para fazer a obra de Deus.

A unção de Deus traz movimento para o povo de Deus, tira da conformidade, da acomodação, da desmotivação e nos faz caminhar, por isso é tão importante.

EXODO 40:15 e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo pelas suas gerações.

Os sacerdotes eram ungidos para administrarem o sacerdócio, para trabalhar

III- A UNÇÃO VEM SOBRE NÓS PARA NOS DAR CRIATIVIDADE

A unção de Deus nos capacita a agir de forma criativa, a criar coisas até então não criadas, a gente percebe isso no caso de Bezalel, que era o cunhado de Moisés, marido de Miriã, diz a Palavra que este homem foi ungido e recebeu de Deus a criatividade de trabalhar com toda sorte de material.

EXODO 31:3-3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

Amados a unção do Espirito nos faz enfrentar a vida com acriatividade, trazendo coisas novas e belas ao que parecia algo sem valor.
Tendo um poder transformador.

IV-A UNÇÃO VEM PARA TRAZER PODER LIBERTADOR AO SERVO DE DEUS

JUIZES 3:9-10-9 Mas quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou-lhes um libertador, que os livrou: Otniel, filho de Quenaz, o irmão mais moço de Calebe.
10 Veio sobre ele o Espírito do Senhor, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o Senhor lhe entregou Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual prevaleceu a sua mão:

O povo de Deus por causa de sua idolatria, estava a oito anos, sobre cativeiro do rei da Mesopotâmia, até que pelo clamor do povo de Deus, o SENHOR levanta Otniel, que foi o primeiro juiz de Israel, que depois de ungido sai a peleja e livra o povo de Deus, trazendo sobre o povo 40 anos de paz

JUIZEs 3:9-11-9 Mas quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou-lhes um libertador, que os livrou: Otniel, filho de Quenaz, o irmão mais moço de Calebe.
10 Veio sobre ele o Espírito do Senhor, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o Senhor lhe entregou Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual prevaleceu a sua mão:
11 Então a terra teve sossego por quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, morreu.

V- A UNÇÃO NOS DA A CAPACIDADE DE MUDAR A VISÃO E TRAZER PARA PERTO AQUILO QUE ESTAVA LONGE

JUIZES 6:34-35-34 Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.
35 E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; e ainda enviou mensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, que lhe saíram ao encontro.

Ao ser ungido por Deus, Gideão se prepara para lutar contra os midianitas, e manda uma mensagem para a tribo de Manassés, de Aser, Zebulon e Naftali que vieram a ele se ajuntaram para a guerra.

É a capacidade de agregar, de juntar, de trazer confiança a um povo que vivia escondido com medo dos inimigos, mas que debaixo da unção, começa a enxergar que era possível mudar a história.

Irmãos entenda uma coisa, as bênçãos se estabelecem em nossa vida, quando enxergamos que ela seja possível, quando nossa visão nos coloca naquilo que desejamos e sabemos que a alcançaremos pela fé.

José do Egito é um bom exemplo disso, se via como líder da nação, de seus irmãos e não como um sonhador como seus irmãos o viam. Continuou vendo assim quando foi vendido como escravo, continuou vendo assim quando foi preso e o resultado é que ELE alcançou aquilo que sua visão enxergou e sua fé o manteve na caminhada.

VI- A UNÇÃO DE DEUS NOS LEVA E ENTENDER AS DIVERSAS ETAPAS ATÉ O RESULTADO FINAL.

JUIZES 11:29-31-29 Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, de modo que ele passou por Gileade e Manassés, e chegando a Mizpá de Gileade, dali foi ao encontro dos amonitas.
30 E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se tu me entregares na mão os amonitas,
31 qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.

Veja que coisa interessante Jefté precisa ir a caminho de seus inimigos os amonitas, e apreparação para uma batalha é importante ir por caminhos de água, menos cansativo e o Espirito do Senhor o guiou por estes caminhos, até chegar e vencer os amonitas.

JUIZES 11:32-33-32 Assim Jefté foi ao encontro dos amonitas, a combater contra eles; e o Senhor lhos entregou na mão.
33 E Jefté os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim. Assim foram subjugados os amonitas pelos filhos de Israel.

VI- A UNÇÃO DE DEUS CAPACITA NOSSAS MAOS A REALIZAR PROEZAS

Olhe que coisa interessante Sansão com seu pai e sua mão descem até Timnate e quando passavam por uma vinha, diz a Palavra que um jovem leão rugindo veio a fim de ataca-los e Sansão com as mãos limpas, sem nenhuma arma, despedaçou leão como se fosse um cabrito.

Amados quando a unção de Deus está em nós, e nossas mãos conseguem fazer proezas, como matar com facilidade um animal tão grande e de forma tão fácil

Fácil porque nem a mãe nem o pai de Sansão que iam com ele, conseguiram perceber o que aconteceu, não houve escândalos, barulho, tudo de maneira silenciosa.

JUIZES 14:6-6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele, sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão como se fosse um cabrito. E não disse nem a seu pai nem a sua mãe o que tinha feito.

VII- A UNÇÃO DE DEUS NOS LEVA A SUPERAR AS DIFICULDADES

A unção vem para nos fazer produtivos, e mesmo diante de nossas deficiências e dificuldades, veja que após a ressurreição e ascensão de Jesus, os discípulos, não apenas à espera da unção do Espirito, mas também com muito medo e assustados, sereuniam no cenáculo com as porta cerradas.

JOÃO 20:19 Chegada, pois, à tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.

Porém quando foram cheios do Espírito Santo o medo acabou e foram as ruas pregar publicamente a Palavra.

Atos 2:4-8-4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu.
6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

Além Disso muitas pessoas de outras regiões e Espirito Santo capacitou esta deficiência de seus discípulos, para falarem na língua nativa de cada um 

ATOS 2:7-8- E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando?
8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos?

CONCLUSÃO

Amados cria que é a direção de Deus para nossa vida que sejamos cheios do Espirito Santo de Deus a cada dia, para que possamos nos mover no tempo e na dimensão que Deus espera.

Mas este mesmo Espirito também gera em nós coragem para enfrentar as lutas;

Provisão para suprir as nossas deficiências;

Força para vencer os inimigos;

Poder para atrair a nós as pessoas

Visão para realizar proezas

0 comentários:

Postar um comentário