terça-feira, 2 de outubro de 2018




I-INTRODUÇÃO

JOÃO 2:1-4- Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus;

2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento.

3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.

4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

O texto nos leva até o inicio do ministério de Jesus, quando ele vai a uma festa, conhecida como a Boda de Canáda Galiléia, nesta festa estavam ele e seus discípulos, e num determinado momento falta vinho a festa e isto era um tremendo incomodo para o dono da festa.

A mãe de Jesus, que com certeza era amiga desta família, ao ver a situação e sabendo quem Jesus era foi até ele de modo a solicitar que ele pudesse fazer algo para mudar aquela situação e acabar com aquele mal estar.

Neste momento o texto nos ensina muito sobre alguns assuntos importantes que fazem parte de nossa vida.

Veja que Jesus dá a sua mae uma resposta interessante:  JOÃO 2: 4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Essa resposta nos revela grandes coisas, para vivermos uma vida saudável, abençoada e realizadora.

II- JESUS NOS ENSINA QUE TODOS TEMOS LIMITES

Ao dizer A sua mãe que não éra a hora dele, Jesus mostra que a sua primeira obra era servir a Deus, ou seja, quem determinaria qual era a hora de começar a realizar os seus atos milagrosos era Deus e não qualquer outra pessoa ou circunstância, ou seja, enquanto Deus não confimasse isso ele não agiria dessa forma.
Este tem sido um problema para cada cristão hoje, entender que há limits para o que ele pode fazer, e há a necessidade de se esperar em Deus as decisões, para a seguirmos e não agir mediante a situação, ou a influência de opiniões de pessoas.

As vezes queremos fazer coisas que não fomos chamados e muito menos autorizados a fazer e quando assim o fazemos desobedecemos a Deus, os limites na realidade servem para o nosso bem.

Paulo entendia bem a questão dos limites:

I CORINTIOS 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Os limites que Deus estão descritos em sua Palavra e são sintetizados nas suas leis: CIVIS ( que tratam da justiça) RELIGIOSAS E CERIMONIAIS ( que tratam das orientações espirituais e de adoração) MORAIS ( que falam do comportamento diante de Deus e dos homens)






















MATEUS  (cap. 10)·
19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer.

MATEUS  (cap. 24)·
44 Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.

MATEUS  (cap. 26)·
45 Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

·JOÃO  (cap. 2)·
4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

0 comentários:

Postar um comentário