terça-feira, 2 de outubro de 2018



I-INTRODUÇÃO

I CRONICAS 17:1-10-1 Tendo Davi começado a morar em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que eu moro numa casa de cedro, mas a arca do pacto do Senhor está debaixo de cortinas.
2 Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.
3 Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio à Natã, dizendo:
4 Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás casa para eu habitar;
5 porque em nenhuma casa morei, desde o dia em que fiz subir Israel até o dia e hoje, mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo.
6 Por todas as partes por onde tenho andado com todo o Israel, porventura falei eu jamais uma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me tendes edificado uma casa de cedro?
7 Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel;
8 e estive contigo por onde quer que andavas, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos; também te farei um nome como o nome dos grandes que estão na terra.
9 Designarei um lugar para o meu povo Israel, e o plantarei, para que ele habite no seu lugar, e nunca mais seja perturbado; e nunca mais debilitarão os filhos da perversidade, como dantes,
10 e como desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo Israel; e subjugarei todos os teus inimigos. Também te declaro que o Senhor te edificará uma casa.

O texto nos leva ao momento em que Davi tem a consciência que habitava numa casa muito boa, que como servo de Deus estava sendo deveras abençoado mas percebetambém que a arca da aliança, que era o lugar da manifestação de Deus ao seu povo, era acomodada em uma tenda de panos, quando a trouxe da casa de Obede-Edom, depois de ter sido resgatada das mãos dos filisteus.

Com esta visão Davi começou a planejar e esquematizar a construção de um grande Templo.

Como Davi era um homem segundo o coração de Deus, quis saber se o SENHOR aprovaria aquele desejo e ao consultar o profeta Natã, se deveria prosseguir com o intuito de construir o templo, imediatamente o profeta responde afirmativamente que sim

I CRONICAS 17:2-2 Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.

Os fatos registrados nesta passagem, na consulta do rei ao profeta, da revelação de Deus a Natã e a Davi, está repletode revelações de Deus para sua igreja e nesta noite gostaria de junto com você compreender algumas coisas muito importantes para a nossa saúde espiritual e para o caminho de nossas conquistas.

II – A CONSCIÊNCIA DE DAVI SOBRE A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR AS COISAS DE DEUS

Você olha para o texto é vê que Davi estava vivendo uma vida abençoada, morando num palácio construído em sua boa parte de cedrossímbolo de força, esplendor e glória, A origem do nome cedro (cedrus) já dá uma dica de seu significado, que vem da palavra kedron, que em árabe significa poder.3

Davi entendia que tudo  que possuía, era fruto da benção de Deus, o que era reconhecido pelo profeta Natã, quando diz a Davi que “Em tudo Deus estava com ele”.

I CRONICAS 17:2 Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.

Mas com toda está vida abençoada, algo incomodava a Davi, a casa de Deus, o lugar de manifestação de Deus, ser um lugar tão simples e precário, construído em tenda, e decidiu investir não apenas serviço, dedicação, mas suas posses, para oferecer um lugar melhor de adoração.

I CRONICAS 29:3 Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho, eu o dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4 três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata refinada, para cobrir as paredes das casas;
5 ouro para as obras e ouro, e prata para as de prata, para toda a obra a ser feita por mão de artífices. Quem, pois, está disposto a fazer oferta voluntária, consagrando-se hoje ao Senhor?

Para entender o ato de Davi eu fui pesquisar, o tamanho desta oferta de Davi, e um téologo americano, com base no valor do dólar de 2004, calculou que a oferta de Davi, equivaleria a US$ 10 milhoes de dólares. Calculou ainda que o templo valeria nesta mesma conversão a US$ 1 Trilhão de dólares.

Daviera um homem segundo o coração de Deus, que entendia que suas bênçãos materiais eram provenientes da benção de Deus e quis retribuir a Deus, não por obrigação, não por força da lei, mas com alegria.

Você e eu temos a idéia de que tudo o que temos é pela graça de Deus?

JOAO 3:27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.

Mas ao se verificar o que Davi ofertou, os más racionais pensam: “mais Davi era rico”, mas veja que o povo de Israel, grandes e pequenos ofertaram também para construção do templo, se incomodavam ver a casa de Deus tão precária.

I CRONICAS 29:6-9-6 Então os chefes das casas paternas, os chefes das tribos de Israel, e os chefes de mil e de cem, juntamente com os intendentes da obra do rei, fizeram ofertas voluntárias;
7 e deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos e dez mil, dracmas de ouro, e dez mil talentos de prata, dezoito mil talentos de bronze, e cem mil talentos de ferro.
8 E os que tinham pedras preciosas deram-nas para o tesouro da casa do Senhor, que estava ao cargo de Jeiel, o gersonita.
9 E o povo se alegrou das ofertas voluntárias que estes fizeram, pois de um coração perfeito as haviam oferecido ao Senhor; e também o rei Davi teve grande alegria.

Irmãos Deus é um Deus justo, fiel, abençoador e quando vê pessoas agindo dessa forma ELE não desampara, pelo contrário supre

E quando Davi encerrou o seu tempo aqui na terra, continuava sendo o homem abençoado em todos os aspectos como se vê em 

I CRONICAS 29:28-28 E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e honra; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.

Veja que a Palavra de Deus diz que ele morreu numa boa velhice, com longevidade, riquezas e honra, porque o Senhor honra aqueles que o tem como prioridade de vida.

LUCAS 6:38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.

III - NUNCAPENSE QUE VOCE PODE SABER OQUE DEUS QUER SE VOCÊ NÃO VAI A SUA PRESENÇA E BUSCA A SUA RESPOSTA

Tenho certeza que todos os que estão aqui hoje e já aceitaram a Jesus como Senhor e salvador, são pessoas tementes a Deus, que buscam andar segundo a sua Palavra, na qual meditam e buscam o conhecer cada dia mais.

São pessoas a quem o Senhor tem se revelado, tem estreitado a comunhão, feito tremendas e maravilhosas transformações em nós.

Mas por mais íntimos que estejamos de Deus, não podemos supor que o SENHOR agirá desta ou daquela forma, que permitirá esta ou aquela atitude, simplesmente por que somos pessoas espirituais, em comunhão.

Veja o que aconteceu com Natã, um profeta de Deus, usado por Deus, que tinha intimidade com Deus, a ponto de Deus falar com ele constantemente como se vê em:

I CRONICAS 17:3-3 Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio à Natã, dizendo:

Natã sabia que Davi era um homem segundo o coração de Deus, e ao ser perguntado por Davi se deveria construir uma casa ao Senhor, respondeu imediatamente por tudo que tinha visto e ouvido de Davi que Deus aprovaria.

I CRONICAS 17:2 Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.

Este é o erro em que alguns incorrem e colhem frustrações, porque muitas vezes não há tempo de consertá-la, achar que pela nossa comunhão, pela nossa condição espiritual de intimidade com Deus, sabemos o que ELE quer sem consulta-lo.

Natã respondeu sem consultar a Deus, e a Palavra sempre nos orienta sobre a necessidade de consultar a Deus para estabelecer os nossos projetos, sonhos, desejos.

Porque isso?

Porque muitas vezes nosso entendimento, nossa visão de vida, nossa interpretação do momento, do tempo é equivocada.

PROVERBIOS 14:12-12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

Normalmente quando surge uma oportunidade ela nos parece boae aos nossos olhos a impressão que temos é que tudo vai acabar bem. E aí entendemos que como somos servos de Deus, em comunhão com ELE, compromissados com sua obra nos vem o entendimento que é só seguir em frente com fé.

Mas a Palavra de Deus não nos diz isso

PROVERBIOS 16:1-3-1 Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor.
2 Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos.
3 Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos.

A Palavra nos orienta que podemos fazer os planos, mas coloca-los em prática só depois da resposta do Senhor, quando a acatamos os planos se concretizem.
Cuidado, consulte a Deus, mesmo que você viva o melhor momento o mais alto grau de relacionamento com o Senhor.

IV- O FATO DE DEUS NÃO PERMITIR QUE VOCÊ CONCRETIZE ALGO, NÃO SIGNIFICA QUE SUA COMUNHÃO, SUA INTIMIDADE COM ELE ESTEJA EM BAIXA

Davi era um homem segundo o coração de Deus, como foi revelado ao profeta Samuel, quando de sua escolha para reinar em Israel.
Davi foi escolhido não  porsuas capacidades físicas, intelectuais, mas sim em virtude de seu coração em total dependência e adoração do Senhor.

I SAMUEL 16:7-7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Davi foi ungido porque em seu coração havia temor do Senhor, havia um coração de adorador, havia o desejo de andar segundo a Palavra de Deus.

Portanto era um homem que  na visão de muitos, não teria nenhum impedimento para ser usado por Deus, creio que todos concordariam com isso.

Só que não é bem assim, existe coisas que somos chamados a fazer e outras que o SENHOR não deseja que façamos.

E isto não tem nada a ver com pecado, com exortação, repreensão.

A intenção de Davi era construir um templo para Deus, em suma motivação justa e correta, mas mesmo assim Deus não permite.
Porque será que Deus não permitiu ao seu servo Davi, construir o templo?
Porque os planos de Deus para Davi eram outros, o chamado de Davi era para cuidar, proteger, dirigir o povo de Deus em caminhos corretos e estabelecer o reinado de Israel e manter a fé do povo em Deus.
Veja que logo após de ser impedido de construir o templo a gente vê Davi, realizando obras fundamentais para o reino e para o povo de Deus:
Derrotando e humilhando os Filisteus e tomando terras importantes como Gate (I CRONICAS 18:1)
Derrotou os Moabitas que acabaram sendo seus servos e lhes pagando tributos, aumentando a riqueza do povo; (I CRONICAS 18:2)
Derrotou o rei de Zobá, que além de inimigo era um homem em comunhão com os poderes das trevas, como se vê pelo seu nome que era HADAR-EZER que significa “meu ajudador o demônio” (I CRONICAS 18:3)
Derrotou os sírios, que vieram em ajuda a Hadar-Ezer, que foram feitos servos de Israel e também pagavam tributos(I CRONICAS 18:5-6)
Davi depois disso recebe de Deus a orientação que seu reino seria eterno
I CRONICAS 17:-12-12 Esse me edificará casa, e eu firmarei o seu trono para sempre.
Davi conseguiu não apenas eliminar os inimigos, mas estabelecer o reinado prospero de Israel, pois dedicou todas as riquezas conseguidas nas guerras ao SENHOR.
I CRONICAS 18:10-11-10 mandou seu filho Hadorão ao rei Davi, para o saudar, e para o felicitar por haver pelejado contra Hadadézer e por tê-lo destruído (porque Hadadézer fazia guerra a Toú). Enviou-lhe também toda sorte de utensílios de ouro, de prata e de bronze.
11 A estes também o rei Davi consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e o ouro que trouxera de todas as nações dos edomeus, dos moabitas, dos amonitas, dos filisteus e dos amalequitas.
Diz a Palavra que reinou Davi sobre toda a posse que Deus deu ao povo, e Deus guardava a Davi e a nação, a terra estava livre dos inimigos.
I CRONICAS 18:13-14-13 E pôs guarnições em Edom, e todos os edomeus ficaram sujeitos a Davi; e o Senhor dava vitória a Davi, por onde quer que ia.
14 Davi, pois, reinou sobre todo o Israel; e julgava, e fazia justiça a todo o seu povo.
Este era o propósito de Deus para Davi, cuidar, dirigir, organizar, manter a fé e proteger o povo de Deus, e o que Deus espera é que caminhemos segundo seu plano para nós.
Então, a pergunta que precisa ser feita é a seguinte: “Como reagimos quando Deus diz não às nossas intenções”?
Creio sem hipocrisia que na maioria das vezes e na maioria das pessoas há uma reação de tristeza, de aborrecimento, e as vezes até de esfriamento espiritual.
Mas o que estamos aprendendo com Davi e Natã, é que se o SENHOR, não está aprovando os nossos sonhos, planos, objetivos, significa apenas que ELE está nos levando a viver coisas melhores e maiores, coisas que nem fazemos ideia.
Irmão querido, se Deus não permitiu que você realizasse algo, não fique triste, faça como Davi, aceite, seja grato, e entre na presença de Deus como fez Davi agradeça e o adore, que cada vezmais ELE vai revelar que seremos abençoados para sempre
I CRONICAS 17:25-27-25 Porque tu, Deus meu, revelaste ao teu servo que lhe edificarias casa; pelo que o teu servo achou confiança para orar em tua presença.
26 Agora, pois, ó Senhor, tu és Deus, e falaste este bem acerca do teu servo.
27 E agora foste servido abençoar a casa do teu servo, para que permaneça para sempre diante de ti; porque tu, Senhor, a abençoaste, ficará abençoada para sempre.

V- ASSIM COMO DAVI, O SENHOR TE CHAMOU COM UM PROPÓSITO E PARA TE COLOCAR EM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE

Você olha para Davi, ouve suas histórias e talvez se esqueça como foi o começa da sua história com Deus.
Davi era o menor e menos considerado de sua casa, ao ponto de seu pai Jessé, quando soube que o profeta Samuel, tinha ido até lá orientado por Deus, para se prover de um rei, o pai nem lembrar que havia Davi no campo e só apresentar Davi ao profeta, após este lhe perguntar se não havia mais ninguém.
I SAMUEL 16:10-11-11 Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui.
Seus três irmãos mais velhos eram soldados do exército de Saul e desprezavam a Davi
ISAMUEL 17:14,28-14 Davi era o mais moço; os três maiores seguiram a Saul,
28 Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.
O rei o tratava com desprezo
I SAMUEL 17:33-33 Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
O inimigo desprezava a Saul
I SAMUEL 17:42-42 Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.
Havia reis como Saul, soldados como seus irmãos, campeões de lutas como Golias, mas quem venceu a batalha foi Davi. Porque Davi tinha um coração segundo o SENHOR e porque havia uma promessa para Davi, de exaltação quando o buscou.
I CRONICAS 17:7-8-7 Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel;
8 e estive contigo por onde quer que andavas, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos; também te farei um nome como o nome dos grandes que estão na terra.
Veja que Davi foi tirado do fim das ovelhas no deserto, profissão que muitos não gostavam, que não era das maiores. Para ser colocado como príncipe de seu povo.
Amado não importa o que você tem ouvido de gente que se acha maior, mais preparado, de gente que hoje está por cima, nas melhores posições, com as melhores condições, saiba que Deus te chama para ser príncipe, vitorioso, abençoado, como Davi, isto porque se Jesus é chamado de filho de Davi, nós somos em Cristo descendência de Davi e herdeiros destas promessas também
Somos chamados para vencer, para sermos exaltados, desde o princípio da criação fomos chamados para dominar, para tomar conta, para sermos exaltados por Deus
I SAMUEL 2:8-7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.
8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.
ROMANOS 8:29-31 - Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Sabe irmãos enquanto os irmãos de Davi se arrumaram todos, para se apresentar para o profeta, enquanto seu pai olhava para eles e os encorajava a se preparar, enquanto Golias olhava para sua força, Deus olhava para Davi, seus olhos estão sobre aqueles que o buscam de todo coração.

E quando Deus olhava aquele jovem no meio do mato, sozinho durante dias, e via um homem segundo o seu coração, você imagina o que Deus valorizou no que viu em Davi?
Davi era alguém com o coração em Deus e com certeza em meio aqueles intermináveis dias e noites, Davi contemplava a criação, os montes as aves, e com certeza se declarava a Deus em louvores, em oração, isto foi lhe tornando um homem segundo o coração de Deus.

A Bíblia possui 150 salmos, 73 quase metade deles foi escrito por Davi, são poemas de profundas experiências com Deus e de adoração.

Davi era musico tocava harpa, você deve imaginar que quando as ovelhas pastavam Davi com sua harpa louvava a Deus, mesmo sozinho e num lugar inóspito.

Era alguém com senso de justiça e cuidado com a criação de Deus, qualquer animal que se aproximava das ovelhas ele lutava e as defendia. tomando conta daquilo que havia sido colocado sobre seus cuidados

É isso que Deus vê em cada um de nós, o nosso relacionamento com ELE, o desejo de estarmos na justiça de Deus de cuidarmos uns dos outros e de adorarmos ao SENHORem todo tempo.

CONCLUSÃO

Amado aprendemos aqui hoje algumas características de um homem segundo o coração de Deus age:

Valorizando as coisas de Deus, investindo no trabalho e na obra do Senhor;

Sabe que cada um de nós foi chamado com um propósito e não se entristece, quando Deus não permite que a gente faça algumas coisas, mas sabe que há algo melhor para nós.

Sabe que por mais intimidade tenhamos com Deus é preciso consulta-lo sobre nossos sonhos, planos e projetos;

Somos chamados de trás da malhada, desprezados por muitos, para sermos colocados em posição de destaque de benção e de paz, para isso Deus precisa enxergar o que enxergou em Davi: adoração, cuidado, dedicação, busca de justiça.

0 comentários:

Postar um comentário