terça-feira, 2 de outubro de 2018




I-INTRODUÇÃO

EFESIOS 2:4-7-4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
O texto de Efésios 2, nos tras a revelação de Deus e sua grande obra em nós, lemos que no verso 4, que O SENHOR É RICO EM MISERICÓRDIA.

Muitos tem dificuldade para entender isto, não sei se você consegue entender o que é misericórdia?
Muitas pessoas além de não entenderem o que é a misericórdia, ainda muitas vezes a confundem com graça de Deus.

ENTÃO O QUE É MISERICÓRDIA?

Vamos explicar de uma maneira bem simples:
A Palavra de Deus diz que todos nós pecamos

ECLESIASTES 7:20-20 Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.

E o resultado deste pecado é uma sentença de destruição,  a morte eterna

ROMANOS 6:23--23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Portanto se nenhum de nós está isento de pecado, se Deus fosse nos dar o que merecemos, estaríamos todos perdidos definitivamente. Todavia sua misericórdia não nos retribuiu segundo o que merecíamos, além disso sua misericórdia nos concedeu a oportunidade de retomarmos uma vida em comunhão com ELE e seus princípios, gerando um futuro diferente do que estava previsto para quem age desta maneira.

Portanto misericórdia é Deus não nos retribuindo como merecemos, em consequência do pecado, que vive em nós, é também clamar a Deus que suspenda o julgamento que merecemos

Já a GRAÇA é:

Deus nos abençoando apesar de não merecermos.
Misericórdia é a libertação do juízo que merecemos, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

Graça é o favor imerecido, ou seja, Deus nos dá coisas que não merecemos e que jamais as teríamos por nosso próprio esforço.

Mas o mais maravilhoso é perceber que o  Senhor derrama a graça sobre todos os seres humanos, independentemente de sua posição espiritual.

MATEUS 5:45-45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

Isso é claramente percebido quando vemos pessoas que não são fieis a Deus, mas possuiemem talentos que são uteis a sociedade. Quantos cientistas, médicos, físicos, e tantos outros profissionais, que não são cristãos, alguns até se declaram anticristãos, tem inteligência e se dedicam a trazer para a sociedade invenções, descobertas, que se traduzem em grandes bençãos a humanidade.

Outra maneira de se perceber esta graça de Deus é o fato de perceber que a terra dá a todos oportunidades, quando produz frutos, colheitas, riquezas e tantas outras coisas, que fazem expandir o horizonte daqueles que a detém.

Tudo isso é o fruto da graça comum que Deus derrama sobre o mundo, por seu amor a criação, se não fosse a graça comum, o ser humano sofreria  com um mundo totalmente caótico, com as relações totalmente corrompidas, e todo tipo de não conformidade, muito maior do que existe hoje, ou seja a aplicação da pena a uma sociedade condenada pelo pecado.

Mas não se engane esta graça comum, não invalida a justiça de Deus, contra aqueles que agem mal, ou que rejeitaram seu plano de redenção.

SALMOS 96:13-13 diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade.

Essa graça apenas demonstra a bondade, o amor de Deus e o seu oferecimento de oportunidades a todos para uma reconciliação. Nunca nos esquecendo que se fosse pelo merecimento tais pessoas (nós), mereceriamos apenas o Seu desprezo e condenação.
Isso é a graça!

Masapesar de toda essa bondade e este amor, precisamos entender que  graça comum não salva ninguém, todos nós necessitamos da graça salvadora de Deus, que nos torna aceitáveis a Cristo, e nos permite ser regenerados, salvos pela fé em Cristo.

EFESIOS 2:8-8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Outra coisa importantíssima revelado neste texto é a visão que Deus tem para cada um daqueles que o aceitam como Senhor e Salvador, que é uma vida presente e futura repleta das mais altas bênçãos.

EFÉSIOS 2:6-7-6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Veja que o SENHOR quando consolidou a nossa salvação, ressuscitando ao terceiro dia, nos mudou de posição.

Saímos de escravos do pecado, sem conseguir vencê-lo

JOÃO 8:34-34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.

ROMANOS 6:16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Para uma nova maneira de viver

EFÉSIOS 2:6-7-6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
Estar assentado com Cristo revela muito do que devemos viver:

Primeiro um viver de descanso, estamos assentados e estar assentado nas regiões celestiais é entrar em um “descanso”, sem ansiedades, angustias.
Nosso espírito e alma podem estar em descanso por causa da obra que Cristo fez por nós, e por causa do seus planos a nosso respeito.

Segundo entender que assumimos uma posição de autoridade, honra,
Estar ao lado do rei é estar instituído de autoridade e honra, pois só sentam ao seu lado, os nobres, as autoridades.
Tanto isso é verdade, que quando estava entre nós a mãe de dois de seus discípulos, foi a Jesus, pedir para que eles ocupassem estes lugares.

MATEUS 20:20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido.
21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.

Mas também uma posição de vitória que o SENHOR quer nos dar a partir do momento m que o aceitamos como SENHOR e salvador, 

Quando no versículo 7, a revelação nos diz que o SENHOR traria nos séculos vindouros a suprema riqueza de sua graça, nos mostra seus planos para nós, não somente no porvir, mas hoje também.

EFÉSIOS 2:7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Veja que ELE FALA EM SÉCULOS VINDOUROS, ou seja, nos séculos que se seguiriam, ELE iria mostrar a suprema riqueza de sua graça.

Isto fala em fazer em nós, em nosso tempo, algo muito maior do que já foi feito, pois ´suprema riqueza de graça e bondade, já que supremo significa o que não há nada maior.
Creia amado Deus quer se manifestar nos últimos tempos, de forma grandiosa no meio do seu povo, portanto não foque sua visão nas circunstâncias, nas situações, nas impossibilidades, mas foque no que a Palavra de Deus diz para você.

Creia e receba para sua vida hoje: a suprema graça e bondade de Deus,

Irmãos olhe bem para que o SENHOR te concedeu e não desista de ir caminhando para tudo o que ELE revelou em sua Palavra.

Nós somos filhos de um Deus grande e que quer nos levar a viver esta grandeza nestes tempos, nesta geração.

0 comentários:

Postar um comentário