segunda-feira, 1 de outubro de 2018



I INTRODUÇÃO

ATOS 9:10-19- Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor.

11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.

13 Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

14 e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;

16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.

17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.

19 E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou-se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco;

No texto de Atos 9 temos relatada a conversão de um dos maiores perseguidores da igreja primitiva, que foi Saulo de Tarso, quando saia em perseguição aos cristãos, com uma autorização dada pelo sumo sacerdote, para conduzir os cristãos presos até Jerusalém.

ATOS 9:1-3-1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote,

2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu;

Paulo estava com muito ódio destes que para ELE contrariavam a fé em Deus, veja que ao pedir a carta ao sumo sacerdote, respirava o desejo de acabar com os cristãos

ATOS 9:1-1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote,

Mas Deus tinha um plano na vida de Saulo e teve um encontro com Ele na estrada de Damasco, e Paulo se converte, mas Deus o deixa o momentaneamente sem visão

ATOS 9:1-3,8-1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote,

2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu;

8 Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco.

Mas a lição maravilhosa desta passagem aprendemos três dias depois da conversão de Saulo de Tarso, quando Deus decide enviar alguém para esclarecer a Saulo e cura-lo.

II- DEUS QUER USAR A TODOS EM SUA OBRA, EM GRANDES PROPORÇÕES


Veja que Saulo era um fariseu dos mais importantes, o maior perseguidor da igreja, ou seja uma autoridade de alto nível do judaísmo, qualquer pessoa normal, depois da demonstração de poder de Deus, enviaria um dos grandes apóstolos de Jesus (Pedro, João, Tiago, etc.), mas Deus escolheu a quem para encontrar com Saulo?

ATOS 9:10-12-10 Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor.

11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.

Veja que o SENHOR não escolheu um apóstolo, um mestre, um grande nobre, rico, ou uma grande autoridade, mas escolheu um discípulo, ou seja, alguém que o tinha aceitado a Jesus como Senhor de sua vida.

MATEUS 28:19-19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Com isto o SENHOR estava mostrando a toda a sua igreja em todos os tempos, que ELE não nos fez membros de uma igreja, não nos fez torcedoresdo reino de Deus, muito menos nos tornou expetadores das coisas espirituais, mas nos fez PROTAGONISTAS de sua obra, ou seja somos personagens principais do reino de Deus,todo servo de Deus foi chamado para agir, para ser instrumento de Deus no mundo, fazendo um papel principal nesta obra.

II CRONICAS 29:11 Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele a fim de o servir, e para serdes seus ministros e queimardes incenso.

Outra tradução diz: ““Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o Senhor vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros.”.

EFÉSIOS 2:10-10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

Quando Jesus foi assunto aos céus ELE nos enviou o Espirito Santo para habitar dentro de nós, ou seja, para nos capacitar a fazer tudo aquilo que precisamos fazer aqui na terra, por isso somos aqueles que tem o papel principal de influenciar a terra e leva-la a transformação espiritual.

Ou seja o trabalho, a influência de restaurar a terra ao poder de Deus e papel principal do homem

SALMOS 115:16-16 Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

Amados todos nós fomos chamados para atender a necessidade do mundo, fomos chamados para dar a nossa contribuição para que o mundo e as pessoas tenham uma vida melhor, fomos chamados para fazer diferença e não apenas usufruir do que recebemos.

Deus chamou todos os crentes para serem instrumentos em suas mãos, no entanto, muitas vezes a nossa falta de conhecimento e nossa limitação pessoal faz que nos sintamos impossibilitados de nos envolvermos na obra do Senhor, puro engano a única exigência de Deus é que sejamos obedientes e estejamos disponíveis para que Ele nos use!

Veja que coisa interessante, no caso de Ananias que é a base de nossa meditação, ele tinha medo desta tarefa, por tudo que havia ouvido de Paulo.

ATOS 9:13-13 Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

Mas quando foi chamado, mesmo sem saber o que faria, estava disponível para o Senhor

ATOS 9:10-10 Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor.

Veja que Ele diz: “Eis-me aqui SENHOR” o que mostra que era uma pessoa que tinha familiaridade com Deus, que já tinha ouvido a voz do Senhor muitas vezes, que já havia feito muitas obras para o SENHOR.

Amado entenda a diferença que um discípulo simples e desconhecido fez na conversão de um dos maiores judeus e perseguidor dos cristãos e que depois se tornou do maior dos evangelistas de todos os tempos, porque estava disponível para Deus, não porque era perfeito.

A pergunta é: Você quer ser usado por Deus, ser um instrumento de grandes realizações e transformações?

Então não espere ser perfeito, capacitado, mas apenas esteja disponível para Deus.

III- NÃO DEIXE DE ESTAR DISPONÍVEL PORQUE VOCE NÃO SE ACHA PERFEITO

A gente vê que depois que Jesus anuncia a missão de Ananias, ELE se revela de algumas formas interessantes.

Ananias estava com medo pelo que ouviu falar sobre Paulo “Muito ouvi sobre este homem” ATOS 9:13

Ananias estava com medo da autoridade humana de Paulo, quando afirma:” como ele tem autoridade para prender todos que invocam o teu nome” ATOS 9:14

Ananias estava com medo em relação a sua vida e o que Paulo poderia fazer com ela: “Quantos males ele tem feito aos teus santos em Jerusalém”. ATOS 9:13b

Veja que olhando para Ananias, percebe-se que era uma pessoa como a maioria de nós, ainda com uma fé deficiente, cheio de temores, com certo complexo de inferioridade, por se achar menor que Paulo.

Amados quando escutamos esta passagem, parece que estamos travando uma conversa com crentes de hoje, pois estas são as mesmas justificativas que damos, por nos sentir da mesma forma, quando somos chamados para servir a Deus, a realizar atos de fé, mas o SENHOR confirmou o chamado de Ananias.

ATOS 9:1515 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;

Sabe nos incentiva a trabalhar para o reino de Deus, mesmo com todas as nossas imperfeições, Em Ananias a gente percebe que nenhum de nós ao assumir o chamado do Senhor é perfeito, todos nós somos, assim como Ananias, Paulo, etc.eram imperfeitos.

Mas Deus não está atrás de discípulos perfeitos, mas discípulos que se deixam tratar, Ananias agiu assim, nós estaremos sempre em formação, tratados por Deus se formos esperar a perfeição nunca estaremos disponíveis

Fomos chamados para a excelência, mas excelência não é perfeição. Excelência é trabalhar com o que temos e fazer o melhor que se pode, esperando que Jesus nos ajude naquilo que nos falta. Quer um exemplo maior que o de Davi que era conhecidocomo “um homem segundo o coração de Deus”mas teve seus momentos de demonstrar suas imperfeições. Deus procura pessoas que tem um coração, uma visão igual a de Deus, mesmo sabendo de suas imperfeições, do que aqueles que tem um coração afastado de Deus.

II Coríntios 12:9- “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo

O poder de Deus aperfeiçoa as nossas falhas, para aquilo a que fomos chamados a fazer.

Ananias recebeu uma ordem: “Vai que este é um vaso escolhido por mim”, mesmo com suas deficiências ELE foi

ATOS 9:17-

IV- O SENHOR REVELA DETALHES DA SUA MISSÃO A MEDIDA DE FÉ QUE TEMOS E A MEDIDA DO QUE FOR NECESSÁRIO

Como Ananias ainda estava numa fase de capacitação, em que o medo, as circunstâncias e o poder humano, ainda lhe afligiam o SENHOR revelou a ele tudo o que ria acontecer em detalhes.

ATOS 9:11-12-11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.

Veja que Jesus sabia que Ananias precisava de todos os detalhes, para se sentir mais seguro, e os deu a Ananias:
Jesus lhe revelou o nome da rua aonde Paulo estava, disse de quem era a casa que o hospedava, e que Paulo estava orando e sabia que um homem chamado Ananias iria para encontra-lo, com tantos detalhes assim, vindo de Deus o medo de Ananias se não acabou diminuiu consideravelmente e pode fazer aquilo para o qual estamos sendo chamados.

O Senhor sabia o tamanho da fé de Ananias e lhe deu as revelações necessárias, mas algumas vezes ELE revela progressivamente aquilo que precisamos fazer, porque nossa fé já está num estágio mais avançado e não necessita de muitos detalhes num primeiro momento.

Foi o caso do chamado de Abraão, que tinha uma fé mais avançada e recebeu poucos detalhes a princípio da sua missão.

HEBREUS 11:8-8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

O SENHOR em muitas vezes revela aquilo que vai fazer a cada passo de obediência, para que não haja preocupação excessiva e em outras ELE mostra tudo que vai fazer com o mesmo objetivo

Às vezes nós não sabemos dimensionar como anda a nossa fé, achamos que não conseguimos, e o SENHOR entra com providencia para que a gente não deixe de obedecer, nos dando os esclarecimentos necessário.

Você lembra-se do que aconteceu na estrada de Emaus?

Ele foi com eles até despertarem, se Jesus te deu a direção, e falou apenas o básico vá e a medida que você caminha ele te mostra o que você precisa saber para chegar aos seus objetivos.

V- NÃO IMPORTA O QUE ELE TE REVELOU SE MUITO OU POUCO, MAS O QUE QUE VOCE PRECISA SABER É QUE VOCE SERÁ USADO PODEROSAMENTE COMO INSTRUMENTO DE DEUS

Quando você se dispõe, entende sua fraqueza e sabe que o poder vem de Deus, ELE usa você de maneira grandiosa e sobrenatural, fará você ser levado a casa de estranhos para lá ministrar a salvação, a Palavra de Deus com grande autoridade.

Veja que era um discípulo simples, que foi ministrar ao grande e sábio Saulo, e ELE ministrou na autoridade do nome de Jesus a unção do Espirito Santo sobre ele, e Saulo aceitou-a pois sentiu a unção e o poder que estava sobre Ananias.
O Senhor vai usar tuas mãos para curar pessoas de enfermidades físicas e espirituais através de sua oração, como fez com Ananias que ao impor as mãos sobre Saulo, as escamas dos olhos caíram.

Vai te levar para confortar pessoas que estão à espera de uma resposta, depois que Ananias orou ficou confortável.

Veja que isto foi feito por um servo simples que apenas respondeu a Jesus “Eis-me aqui”

Irmãos pense quantas pessoas hoje não precisam ser encontradas, receber conforto, cura, unção, não demore para aceitar o teu chamado.

Conclusão

Amados você que já aceitou a Jesus como Senhor da sua vida, você é um protagonista, mudar a história em que este mundo se encontra, acontece quando cada um de nós assume seu chamado.

Não tenha medo de suas imperfeições, pois é desta maneira que o poder de Deus e manifesta te aperfeiçoando.

Lembre-se que a cada momento, de acordo com tua necessidade o Senhor vai se revelando através de Palavras, de visões, de sonhos, o que deve ser feito, para que vocêalcance seus objetivos.

Mas acima de tudo lembre-se que há muita gente esperando o enviado de Deus que é você para realizar grandes mudanças na vida destas pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário