I-INTRODUÇÃO
Antes de subir aos céus. o SENHOR Jesus deu uma ordem clara a seus discípulos que foi:
ATOS 1;4-4 Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes.
Mesmo estando aqueles homens motivados por verem a Jesus, depois de 3 dias, vencendo a morte, demonstrando seu poder, vivendo numa dimensão diferente, seria normal que ELES quisessem a partir de agora, agir no meio do povo, para pregar tudo o que tinham visto, aprendido com Jesus.
Mesmo com toda esta motivação, Jesus disse a eles que esperassem o derramar a plenitude do Espirito Santo, sobre suas vidas. Entenda uma coisa: Quando aceitamos a Jesus o Espirito Santo passa a habitar em nós
TITO 3: 4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens,
5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,
6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador;
Mas o que Jesus estava falando aos seus discípulos era outra coisa, ELE se referia a plenitude do Espirito Santo, o revestimento de poder do alto, sobre cada um de nós.
ATOS 1:8-8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Um bom exemplo para mostrar esta diferença do momento que aceitamos a Jesus e o momento em que somos cheios da plenitude do Espirito Santo e poder, que alguns chamam de batismo no Espirito Santo, está registrado na pregação,de Filipe o Evangelista aos samaritanos.Os samaritanos receberam a Palavra se converteram a pregação do evangelho, aceitaram a Jesus como salvador de sua vida,
ATOS 8:14-14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João;
E como vimos ao serem salvos o Espirito Santo passa a habitar em seu interior, quando aceitamos a Jesus nascemos de novo, não da carne mas pelo Espirito Santo.
JOÃO 3:3-6-3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Quando os apóstolos em Jerusalém souberam da conversão dos samaritanos, o que ELES fizeram?
Os apóstolos reconheciam que os samaritanos eram salvos, mas sabiam que para que a vida deles e obra de Deus pudesse ganhar uma nova dimensão, ELES precisavam do poder do Espirito Santo, da plenitude do Espirito Santo e enviaram até ELES Pedro e João, para que os samaritanos recebessem o batismo no Espirito Santo.
ATOS 8:14-17-14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João;
15 os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo.
16 Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus.
17 Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Nós percebemos que os apóstolos haviam entendido a ordem de Jesus, para que ELES fossem cheios de uma capacitação especial, para poder espalhar o evangelho da salvação, acompanhado de poder que permitiria que houvesse: cura,libertação, milagres e maravilhas. Mas especialmente um poder que muda quem o recebe, não na aparencia, mas no interior, uma mudança profunda e duradoura, que nos leva a escolha e caminhos melhores.
O SENHOR está nos revelando em 2021 que se já somos cheios da plenitude do Espirito Santos, devemos a cada dia mais buscar agir debaixo deste poder e se ainda não somos devemos buscar o mais rápido possível ser cheios deste poder, que nos capacita de uma forma toda especial para o nosso trabalho.
I CORINTIOS 12:7-11-7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.
8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
Mas esta plenitude do Espirito Santo,nos capacita a ter uma vida pessoal muito melhor, que não visa alcançar apenas resultados pessoais, mas nos leva a entender a importância de nos relacionarmos melhor com Deus e com as pessoas a nossa volta.
É o que nos mostra o Salmos 133, que revela qual as mudanças a Plenitude do Espirito provoca em nós, vejamos:
SALMOS 133: 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
Aqui o salmista se refere ao óleo precioso que é a figura da unção do Espirito Santo sobre as pessoas, mostrando a transformação que acontece aonde este óleo é derramado.
O Salmista mostra que óleo precioso derramado sobre a pessoa primeiro atinge a cabeça, em seguida a barba e na sequencia a orla das vestes.
A unção traz consigo um elemento transformador, confere-nos uma nova identidade, para que possamos desenvolver aquilo que o SENHOR nos ensinou e nos chamou a espalhar.
Você pode pensar: A unção muda minha identidade, minha vida? Sim isso aconteceu com todos homens e mulheres que receberam esta plenitude.
Um destes foi Saul ao ser ungido teve sua vida mudada
I SAMUEL 10:6,9-6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem.
9 Ao virar Saul as costas para se apartar de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos esses sinais aconteceram naquele mesmo dia.
Davi ao ser ungido por Samuel foi mudado
I SAMUEL 16: 13 Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá.
Os apóstolos estavam no cenáculo trancado com medo dos judeus e dos romanos, depois de cheios do Espirito Santo foram transformados.
ATOS 2:1-7- 1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.
4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu.
6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando?
II- A PLENITUDE DO ESPIRITO SANTO TRANSFORMA A NOSSA FORMA DE PENSAR E DE COMPREENDER AS COISAS
Se tem uma força que move muitas coisas na vida do homem é o seu entendimento, a sua maneira de pensar, somos levados a agir de acordo com o conhecimento que temos armazenado em nossa mente, e este conhecimento é adquirido através do convívio familiar, convivio social comunitário sabemos que nem sempre estão alinhados com a visão de Deus.
Muitas vezes por causa desta bagagem que carregamos em nossa mente, tomamos decisões que não são as melhores e que causam consequências no mínimo desagradáveis, porque seguimos valores influenciados pela natureza humana.
O Salmo nos revela que o primeiro lugar que ela atingue é, a cabeça SALMOS 133:2 a - É como o óleo precioso sobre a cabeça...
A unção muda a nossa forma de pensar, de analisar as coisas que nos acontecem, fazendo com que nossa análise seja verdadeira, confiável e que produziram pensamentos e ações aprovadas por Deus, com resultados mais justos e edificantes.
A unção muda nossa mente e pensamentos, nos transformando interiormente e profundamente, não uma mudança superficial, como se vê em muitos casos e que a pessoa está dentro da igreja e é uma pessoa, mas fora é outra pessoa, isso acontece quando a mudança é apenas superficial e não é completa de acordo com o que o SENHOR deseja que é uma transformação profunda, total e definitiva, para vivermos verdadeiramente a imagem de Cristo em nós.
E isto é tão importante que Paulo fala a igreja da importância de cada um de nós tomar a decisão de buscar a mudança de nossa mentalidade.
ROMANOS 12: 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
A decisão de providenciar esta renovação é nossa, mas só se completa pela unção do Espirito Santo em nós a qual devemos buscar e receber.
III- A PLENITUDE DO ESPIRITO SANTO TRANSFORMA A FORMA COMO NOS EXPRESSAMOS
O Salmo 133 revela que primeiro a unção atinge a nossa forma de pensar,em seguida esta unção atinge a barba, que representa a boca, os lábios.
SALMOS 133: 2b- É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão
O ser humano se relaciona com as pessoas quase 100% através da fala. Isto significa que o que sai de nossa boca tem um grande alcance e produz consequências, sejam boas ou ruins.
Tem gente que não se preocupa com o que fala, com as consequências que esta fala possa provocar, apenas tem o desejo e o prazer de falar aquilo que querem falar sem pensar nas consequências.Isto tem provocado muitos males, confusões, contendas, dicvisões, guerras etc.
TIAGO 3: 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
Por isso a importância de vivermos cheios da unção do Espirito Santo sobre nós, pois ELE causa uma transformação na forma de falar, o nosso falar muda e muda para melhor, porque o Espirito Santo coloca em nós as Palavras que devemos dizer para abordar cada assunto.
LUCAS 12: 11 Quando, pois, vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.
12 Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer.
Isto fica muito claro no encontro de Jesus com os discípulos na estrada de Emaus, ao se encontrarem Jesus começou a lhes explicar o que havia acontecido na crucificação de Jesus. Eles não o haviam reconhecido, mas as palavras que saiam da boca de Jesus, provocava um impacto diferente na vida dos dois dicipulos.
LUCAS 24: 32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Irmãos revestidos da plenitude do Espirito Santo, as nossas Palavras saem de nossa boca com poder de atingir profundamente as pessoas com quem falamos.
IV- A PLENITUDE DO ESPIRITO TRANSFORMA TAMBÉM O NOSSO COMPORTAMENTO
Veja que depois de o óleo precioso descer pela cabeça, atingir a barba (boca) o terceiro ponto que ela atinge é as orlas das roupas, das vestes.
Isto aqui trata de comportamento, a maneira como nos vestimos revela muito do que cremos, pensamos e como agimos.
Uma pessoa mais madura gosta de um certo tipo de camisa, de sapatos, etc.
Um jovem já anda de uma forma mais simples, camisetas, tênis, etc.
Certos grupos existentes na sociedade exibem seus pensamentos através das roupas (roqueiros, sambistas, etc)
O nosso comportamento é expresso e as pessoas nos identificam e criam uma empatia ou uma antipatia, também pelo nosso tipo de comportamento, quando somos transformados pelo Espirito o nosso comportamento é transformado, pensamos duas vezes em cada coisa que temos que fazer, em nossas atitudes, não apenas por não serem convenientes, mas porque podem escandalizar outras pessoas, e por amor a elas, mudamos até a forma de agir e esta é uma orientação de Deus para com os mais fracos.
I CORINTIOS 8: 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.
I CORINTIOS 10:27-29-27 Se, portanto, algum dos incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, nada perguntando por causa da consciência.
28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício; não comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;
29 consciência, digo, não a tua, mas a do outro. Pois, por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência de outrem?
Quando o Espírito Santo, preenche a vida de alguém, seu comportamento muda, não apenas pensando em si mesmo, mas tendo também a preocupação com as demais pessoas que o cercam.
V- COMO EU POSSO SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO, DESTA UNÇÃO, DESTE PODER TRANSFORMADOR
Irmãos o Espirito Santo é uma dádiva, nada fazemos para merecer esta unção, não a recebemos por que alcançamos um nível especial de espiritualidade, todos nós podemos e devemos buscar essa unção de Deus, seja alguém que já está há muito tempo na igreja ou até mesmo um novo convertido. Lembre-se o Espirito Santo é uma dádiva, um dom que o SENHOR derrama sobre todos os que desejam isso e buscam,
JOÃO 7: 37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.
Nós so precisamos ir e receber
ATOS 19:2-2 perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.
Jesus disse se tem vontade, venha e beba: JOÃO 7: 37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Simples assim você vai pede e recebe, foi isso que Pedro fez com os Samaritanos
CONCLUSÃO
Irmãos nós precisamos em 2021 viver uma vida revestida pela plenitude do Espirito Santo, que causam em nós uma transformação interior tremenda, permanente e que se manifesta em tudo que fazemos, falamos ou pensamos, porque estamos cheios de Deus e de sua sabedoria.
Peça esta unção este revestimento a Deus e receba pela fé, e comece a viver em uma nova dimensão.
0 comentários:
Postar um comentário